[Resenha] Se só me restasse uma hora de vida - Roger-Pol Droit

Livro: Se só me restasse uma hora de vida
Autor: Roger-Pol Droit
Editora: Bertrand
Número de páginas: 98
Classificação: 5/5

Minha Opinião:

Roger-Pol Droit nasceu em Paris. É filósofo, escritor e jornalista, além de colunista do Le Monde e de diversas outras publicações na França. Já escreveu cerca de trinta obras, várias delas traduzidas no mundo todo, como A companhia dos Filósofos e 101 Experiências de Filosofia Cotidiana.
Se só me restasse uma hora de vida é seu primeiro livro lançado pela Bertrand Brasil.

Tem livros que escolhemos pela capa bonita, ou a sinopse instigante. Existe também aqueles livros que a gente escolhe por indicação de algum amigo, ou até mesmo por conta do título curioso e interessante. Mas tem livros que nos escolhem, o que foi o caso de Se só me restasse uma hora de vida. O título - que é bastante sugestivo -, foi o que me chamou atenção logo de cara. E o livro não poderia ter vindo em hora melhor. Justamente no fim do ano em que costumamos fazer aquele balanço do que fizemos em nossa vida, a leitura me deixou ainda pensativa, e reflexiva.
"Se só me restasse uma hora de vida, apenas uma hora,exatamente, inelutavelmente, o que eu faria?que atos realizar? que pensar; sentir, querer?que traços deixar?"
Roger-Pol Droit nos convida a fazer uma profunda reflexão sobre nossa vida através de sua obra. Existe uma explicação para a morte? O que deixaremos de legado quando morrermos? Se só restasse apenas uma hora de vida, o que você faria?
Como meu pai sempre falou: a única certeza que temos na vida, é que vamos morrer um dia. Independente de classe ou posição social, a morte é o fator em comum entre todos os seres humanos. Da morte nós não temos escapatória, e não temos como saber quando será a nossa hora. Contudo, temos a opção de escrever nossa história, e deixar vivo o nosso legado quando partirmos.
"a escrita obstinadamente, indiferentemente, como armadilha dos momentos, como um secativo na pintura (...) pela escrita, um fragmento de ato, uma faísca da vida, um gesto vêm a ser cristalizados apenas singularidades, nada genérico pode ser escrito, e, por sinal, nada genérico sobrevive, só as singularidades não morrem."
Com uma narrativa em primeira pessoa, acompanhamos os pensamentos frenéticos de um homem que tem apenas uma hora de vida.
Que atos realizar? O que pensar, sentir, viver? Como aproveitar apenas essa uma hora de vida? Utilizando uma linguagem lírica, Roger nos presenteia com uma obra que nos incita a viver plenamente cada minuto da nossa vida. Como ele mesmo afirma, não podemos aprender a morrer, pois só se morre uma vez. Mas podemos aprender a viver o hoje, aproveitar cada minuto e hora como se fossem os últimos.
Eu nem saberia por onde começaria. Só sei que gostaria de passar esse precioso tempo final com a minha família, cercado pelas pessoas que amo.
"a morte não pode ser ensinada, não pode, em sentido algum, de maneira nenhuma, ser objeto de algum tipo de treinamento, só o que se pode, contemplar é preparar-se para fazer boa figura, condicionar-se para atravessar com dignidade a suprema prova, a luta final, o suposto combate da agonia, essa palavra que lembra guerra e confronto"
Droit cita diversos filósofos e seus conceitos, como Montaigne, Nietzsche, entre outros. O que eu achei mais bacana na forma como Roger-Pol expõe seus pensamentos, é o fato dele utilizar uma linguagem acessível e super clara. E eu não poderia concordar mais com o autor, quando ele questiona a afirmação de outros filósofos que acham que os seres humanos são indivíduos unificados, e vai tecendo uma série de observações a respeito de suas considerações.

A edição da Editora Bertrand está lindíssima. Preciso elogiar essa capa estupenda, que ficou muito mais bonita e significativa do que a original.
Se só me restasse uma hora de vida, é brilhante e leitura indispensável.

34 comentários:

  1. Really great books, dear!
    Have an amazing day!
    <3
    earn to die 2

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque!
    Adorei a resenha e já vou colocar na minha lista de desejados. Concordo com você, a capa está linda!

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi
    primeira resenha que vejo desse livro e agora sei sobre o que o livro fala, parece sr uma história emocionante e reflexiva, gostei da resenha.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que lindo!
    O título e a capa já tinham me ganhado antes mesmo de ler a resenha, hehe.
    Muito legal, ainda mais como você disse pela época do ano.
    Amo quando os livros nos "escolhem", como esse caso seu.

    Beijooooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  5. Oie Jacque =)

    Não conhecia o livro, mas pelo sua resenha já vi que é uma história que merece ser lida. Emocionante, como um ritmo frenético e que nos leva a refletir, ingredientes perfeitos para uma bela história.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  6. Oi Jacque

    Essa capa é maravilhosa, mas nunca imaginaria que o pano de fundo seria a morte.
    Ai, tenho um pouco de receio com esses tipo de livro, mas achei bem interessante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, quero muito ler esse livro!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oi Jacque!
    A primeira coisa que me chamou atenção nesse livro foi justamente o título. Ele fala por si e é bem instigante, com certeza eu gostaria de ler.
    Acho que me serviria de reflexão. Não saberia dizer o que fazer com apenas 1 hora de vida, mas com certeza não daria para fazer tudo que gostaria.
    Adorei sua resenha! Espero ter a oportunidade de ler ele em breve.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Não conhecia o autor, mas adorei a capa do livro e fiquei muito interessada pela obra. Ótima resenha, bjs
    http://theuniverseofutopia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Estou a-pai-xo-na-da por essa capa. Sério, que capa incrível! Eu provavelmente compraria só por causa dela haha E pela sua resenha, o conteúdo super faz jus à apresentação. Fiquei curiosa pra ler!
    Beijos
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
  11. Como eu gosto bastante de filosofia e achei essa capa perfeita, com certeza eu leria. Parece um livro que teria tudo para entrar nos meus favoritos.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
  12. Confesso que a capa logo me chamou atenção RSRrs ótima dica.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Jack, parabéns pela resenha, e valeu pela dica, tenho um amigo super difícil de presentear, mas esse livro é a cara dele.
    Já sei o que dar de Natal.
    Bjs
    Amanda
    leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  14. Sabe o que pensei na hora em que comecei a ler sua resenha? Esse é um daqueles livros que devemos ter na cabeceira, pra ler todinho, depois de tempos em tempos, e depois ainda tirar trechos e copiar pelos cadernos e blocos. Amei, quero ler. ***.**
    Linda resenha!
    Beijocas!!
    Vivi

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2014/11/resenha-mares-de-sangue-scott-lynch.html

    ResponderExcluir
  15. Oi Jacque,

    Adorei a premissa do livro, e como sempre gamei na capa.
    Eu também não sei o que faria se só me restasse uma hora, mas com certeza, iria passar esse tempo com a minha família, relembrando os bons momentos, assim seria mais fácil partir.

    sobremimemeumundo.blogspot.com

    Bjks

    ResponderExcluir
  16. Na minha opinião, os melhores livros são os que nos deixam reflexivos e que de alguma forma nos mudam por dentro. Eu gostei bastante da resenha e já adicionei o livro na minha lista para ler. O autor realmente parece ser muito bom.

    Um abraço,
    http://oepitafio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. OI Jacque

    Adoro como você sempre me apresenta livros diferentes e maravilhosos, nunca tinha visto nada sobre ele.
    Confesso que tenho um pouco de receio e até fujo de toda essa reflexão que apesar de necessária me assusta. Pensar na vida é muito complicado e o que mais assusta é pensar que talvez tenhamos menos de uma hora de vida e nem sabemos.
    É um livro que precisa ser lido na hora certa e aproveitado em toda sua essência.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  18. Só olhando a capa me chamou atenção,e pelo fato de ter citações de filósofos,assuntos sobre a vida ,morte... me deu vontade de ler. Entrou pra Wishlist ♥

    www.meianoitebr.com

    ResponderExcluir
  19. Olá Jacqueline,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, parece muito interessante e além do belo título a capa chama muita atenção, dica anotada...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Ainda não conhecia o livro, mas fiquei muitíssimo curiosa a respeito. Gosto de livros assim, é até diferente em alguns aspectos. Boa dica.

    Beijo

    ResponderExcluir
  21. Jac só o título desse livro já mexe com a adrenalina, e gera uma agitação interna, uma hora de vida apenas..... não dá pra fazer muito, eu ficaria agarrada com meu filho e rodeada pelos familiares.
    O livro realmente tem uma proposta inteligente, e acredito que assim como você, também terei meus momentos de reflexão.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  22. Nice read. Very good post for fun and some time pass. Thanks for sharing.
    Friv

    ResponderExcluir
  23. I love all the posts, I really enjoyed, I would like more information about this, Thanks for sharing
    Friv|
    Y8.com

    ResponderExcluir
  24. I love all the posts, I really enjoyed, I would like more information about this, because it is very nice., Thanks for sharing.
    monkey go happy | monkey go happy 2 | learn to fly | learn to fly 3 | pacman |  pacman game | mahjong |  mahjong games | cat mario 4 | cat mario | happy wheels | happy wheels game

    ResponderExcluir
  25. Age of War
    http://ageofwaraz.com/age-of-war-5/
    Age of War 5

    In this game, you start at the cavern men's age, then evolve! There is a total of 5 ages, each with its units and turrets. Take control of 16 different units and 15 different turrets to defend your base and destroy your enemy.
    Age of War

    Age of War 2

    Age of War 3

    Age of War 4

    ResponderExcluir


  26. Many thanks for your personal sharing. We experience more than happy about that. You should also consider their finest game titles with our free currently to find the sense of exciting that brings.qwop unblocked games gunblood game happy wheels 2 / barbie dream house toy gun blood 2 game unblocked

    ResponderExcluir
  27. Many thanks for your personal sharing. We experience more than happy about that. You should also consider their finest game titles with our free currently to find the sense of exciting that brings.


    qwop unblocked | gunblood game | barbie dream house toy

    ResponderExcluir
  28. You'd have time to look these kids active. Please visit our website and let us play the game interesting.
    Thanks for sharing ! happy wheels 2 HOME PAGE
    | barbie dream house toy | new unblocked games

    ResponderExcluir
  29. Those are great habits! Thank you for sharing.
    Y8Y8Y8

    ResponderExcluir
  30. Nice post with me. Great job and I hope you keep It up. Keep sharing with me. I never get sick of this game. Do you like all online games 2018 in site? Interestingly, and try the hottest game as slither.io unblocked online for kids and don’t forget to play more with Friv 2018 flash games on http://friv10play.net/. Try it and feel game now!

    ResponderExcluir
  31. In a remote place, I love reading what you post, it makes sense and I have found interesting things here
    Gamebug | infinity-hexagon-puzzle3 | Dig-it | Tower-make | hole-io

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...