[Resenha] Corações de alcachofra - Sita Brahmachari

Livro: Corações de alcachofra
Autora: Sita Brahmachari
Editora: Galera
Número de páginas: 315
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

Sita nasceu em Derby, na Inglaterra, mas e metade indiana, assim como Mira. É formada em literatura inglesa. Corações de alcachofra venceu o Waterstone's Chldren's Book em 2001 e o Redbridge Book Award em 2012, além de ter sido eleito "leitura recomendada" pela School Library Association.


Ah! Tem sensação melhor do que iniciar uma leitura sem esperar nada, e ser surpreendida?
Corações de alcachofra não foi amor à primeira páginas. Cogitei abandonar a leitura ainda nas primeiras vinte páginas, por estranhar o estilo da narrativa, e o bombardeio de informações sobre a rotina da personagem principal. Para a minha sorte dei uma chance, e segui com a leitura.

Ai gente, meu coração está derretendo de amor até agora por essa leitura. A narração é em primeira pessoa, feita pela protagonista Mira Levenson, de 12 anos. Não escondo que amo tramas juvenis, e esse é um belo exemplo de uma obra que acertou em tudo. Dos personagens empáticos e bem desenvolvidos, passando a estruturação do enredo, e a emoção que flui pelas páginas.
"Se você não consegue pensar em nada gentil para dizer a alguém, não diga nada"
A autora criou um enredo realístico e comovente, onde Mira precisa lidar com a iminente perda de sua avó para o câncer, além de passar por diversas transformações típicas da idade. Gostei da forma aberta e espontânea com a qual Sita fala sobre a primeira menstruação, primeiro amor, e a rotina na escola.
Mesmo tendo tudo para se tornar uma leitura triste e depressiva, gostei do tom bem-humorado com o qual a autora pontua sua narrativa. Claro que há momentos mais reflexivos, que deixaram meu coração apertadinho. Apesar de abordar tópicos angustiantes, a narrativa tem uma leveza e simplicidade que me encantou.
O único ponto negativo é o vocabulário de Mira, que em alguns momentos não correspondia a sua idade.
"Ela me deu esse pingente de aniversário. Tem o formato de uma alcachofra. A maioria de vocês já deve ter visto ela usando isso. Quando me entregou o pingente, ela me contou sobre ele. Eu não entendi na hora, mas agora acho que entendo. Ela me contou que, quando somos crianças, nossos corações são macios, como o coração de uma alcachofra, e essa é a parte preciosa. Mas ai coisas acontecem conosco, coisa difíceis, e elas no fazem criar camadas cada vez mais duras para nos proteger da dor. Mas essa camadas também nos impedem de sentir muito."

Corações de alcachofra pode até abordar a dor da perda, mas não deixa aquela sensação de pesar ou tristeza após a leitura. Muito pelo contrário. Brahmachari nos apresenta a personagens que encontram motivos para sorrir, apesar das tristezas que a vida nos submete.
Encantador, e recomendado para todas as idades.

Um comentário:


  1. It is a nice reminder that we do it because we love it. Those nice reviews make it all worth it.
    Thank you for helping me make my dream come
    true bythis awesome articles for me and for
    writing books I enjoy reading.
    newyearquoteswishes.com
    read more on prem ratan dhan payo
    www.bigboxofficecollection.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...