Autor: Ernest Hemingway
Editora: Bertrand
Número de Páginas: 120
Classificação: 4/5
Minha Opinião:
"Imagine o que seria se um homem tivesse de tentar matar a lua todos os dias", pensou o velho. "A lua corre depressa. Mas imagine só se um homem tivesse de matar o sol. Nascemos com sorte."Ernest Hemingway é um dos pilares da literatura contemporânea mundial. Começou escrever aos 18 anos para um jornal. Durante os anos 1920, tornou-se membro do grupo de expatriados americanos em Paris, o qual ele descreveu em seu primeiro livro, O sol também se levanta (1926). Hemingway foi agraciado com o Nobel da Literatura em 1954 e faleceu em 1961.
Tenho uma listinha recheada com o título de clássicos que pretendo ler, e O Velho e o Mar estava bem no topo. Então quando ele apareceu entre as opções para solicitação do mês de outubro, nem pestanejei na hora de escolhê-lo.
A história é narrada em terceira pessoa, e mostra a saga em alto-mar do velho Santiago, que após 84 dias sem conseguir pescar nada, fisga um peixe de tamanho descomunal, e precisa travar uma luta com o mesmo.
A princípio a trama pode parecer bem simplória, e o estilo da narrativa corrobora com isso. Meu maior medo talvez seria encontrar uma escrita mais rebuscada, e de difícil entendimento, o que felizmente não aconteceu. A linguagem é bem atual, e a escrita concisa, sem nenhum floreio.
Acho que o maior erro que cometi foi ter subestimado Hemingway. Por várias vezes no começo eu pensei: - Então é só isso? o velho pescando no mar? Mas conforme fui avançando na leitura, pude perceber que muitas lições são deixadas nas entrelinhas, sem que o enredo pareça estar ali somente para dar uma lição de moral no leitor.
Nas poucas mais de 120 páginas, Ernest nos convida a sentar no barco junto a Santiago. Sentimos sua angústia, suas dores, e sua persistência em não desistir.
Manolin, seu ajudante que ficou em terra firme, e a quem ensinou todos os truques de pescaria. fica em terra firme e aparece poucas vezes, mas foi um personagem que me comoveu e marcou muito, pelo carinho e cuidado que tinha com Santiago.
Apesar de permanecer o tempo todo sozinho no barco, o velho precisa travar um duelo com sua própria mente e seus pensamentos, o que torna a experiência de leitura bem pessoal. Eu ficava me perguntando o que faria se estivesse no lugar dele. Se teria sua força e convicção, ou se desistiria frente a primeira dificuldade encontrada.
A obra traz ilustrações em preto e branco lindíssimas. A Editora Bertrand acertou em cheio repaginando a capa (a antiga era pavorosa). Ela é aveludada ao toque, e mais parece uma daquelas pinturas expostas em galeria de arte. Até a fonte que usaram para escrever o nome do autor lembra a assinatura de pintores famosos. Um luxo.
O velho e o mar me proporcionou uma reflexão sobre nunca desistir, e a ter fé sempre, não importando as dificuldades que eu precise enfrentar pelo caminho.
![]() |
Outras obras que ganharam capas repaginadas |
Ainda não tinha lido nada sobre esse livro, o quote que você postou no começo me deixou intrigada e me fez querer lê-lo :) Ilustrações sempre engrandecem um livro. Poucas editoras o fazem e acho que dá muitos pontos a favor no livro.
ResponderExcluir*-* gostei, quem sabe um dia desses eu não leio e acabo gostando :D
Beijos ;*
Seguindo seu blog!
Mari Siqueira
http://loveloversblog.blogspot.com
Gostei da resenha Jacque. Sempre ouvi falar de O Velho e o Mar, mas nunca procurei me informar mais a respeito da obra. As suas impressões sobre o livro foram ótimas e fico aqui imaginando o quanto a Bertrand deve ter caprichado na edição. Beijo!
ResponderExcluirwww.newsnessa.com
Oie, gemula sua linda <3
ResponderExcluirPoxaa, essa capa não me conquistou, mas as tuas palavras sim, não achei que fosse dessa forma, mas agora quero ler, pela imagem, esse livro me pareceu tão singelo e marcante, quero!
que bom que seu primeiro contato com esse clássico autor foi uma ótima experiência.
ResponderExcluireu esse ano resolvi ler O Sol Também Se Levanta e não gostei; achei uma escrita difícil e uma história que para época deve ter sido muito boa mas para atualmente achei chata, foi uma das leituras mais complicadas para mim, demorei muito, li forçadamente até o final.
mas legal a editora estar relançando obras dele com capas bonitas e que bom que esse livro tem poucas páginas, então eu o daria uma chance.
Tenho vontade de ler esse livro tem muito tempo, algumas amigas minhas já leram e disseram ser muito bom, mas tenho medo de pelo fato de ter poucas páginas, ficar devendo algo pra mim.
ResponderExcluirEu adoro reflexões bem detalhadas e pode ser que não encontre exatamente o que espero.
Beijos
Fernanda - Leitora Incomum
Oiii!
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar desse livro :O mas confesso que adoro livros que nos fazem refletir. Principalmente quando nos ensinam a não desistir nunca, independente dos obstáculos.
Adorei!!
Beijos
Jéssica
http://www.bestherapy.net/
Oie!
ResponderExcluirNossa Jacque eu não conhecia o livro, mas vc conseguiu me deixar bem curiosa, e outra adoro livros com ilustração. Gostei!
Ahh, neste find vi o livro Na ilha na livraria e gostei, vou comprar. Vc conseguiu me convencer com sua resenha e a capa é linda.
Beijos*
Eu não conhecia o autor, mas todo mundo tá elogiando tanto a obra dele que fiquei curiosa! Confesso que o quote me conquistou :D
ResponderExcluirBeijos,K.
Girl Spoiled
Oi Jacque :D
ResponderExcluirAté pouco tempo atrás eu nunca tinha ouvido falar do Ernest, mas aí um belo dia eu tava zapeando no HBO e me deparei com o filme "Hemingway & Gellhorn", desde então quero muito ler os seus livros. Depois da tua resenha só tive mais certeza ainda que preciso ler os livros dele.
Beijos
Books and Movies
http://leiturae7arte.blogspot.com.br"
@BooksAndMovies_
Oi Jaque, não curto muito livros clássicos..
ResponderExcluirgostei da nova capa e que bom que o livro te proporcionou ótimas lições de vida!!
beijos Mila
http://dailyofbooks.blogspot.com.br/
Hey
ResponderExcluirQue lindas as novas capas!
Eu li esse livro na época da faculdade, nem lembro muito.. mas lembro que gostei da história e fiquei de ler outras obras do autor.
Adorei a resenha, Jacque!
bjs
Nana - Obsession Valley
Oi querida!
ResponderExcluirRealmente O velho e o mar é um livro de muitas reflexões e que exige uma certa interpretação do próprio leitor. Algo que parece tão simples como um homem pescando esconde muitas liões. Eu me encantei pelo livro!
Um beijo
http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/
Amei a repaginada , li esse livro a muitos anos atrás e não me recordo direito da história e você me fez lembrar um pouco , acho que vou querer reler com essa nova edição, só lembro que gostei muito na época.
ResponderExcluirEu li este livro há tanto tempo!! Gosto do autor.
ResponderExcluirTodos seus livros tem essa coisa de reflexão, acho bacana as vezes, não sempre.
A minha edição é antiga e bem sem graça, rs. Essa agora está linda!!!
Adorei a resenha flor!!
Bjkas
Lelê Tapias
http://topensandoemler.blogspot.com.br/
Esse é um dos clássicos que eu tenho muita vontade de ler também. Nunca tinha lido uma resenha sobre ele, confesso que me senti bastante animada depois de ler a sua Jacque. E a obra assim com essa repaginada está bastante atraente, vou apostar e comprar pra ler \o
ResponderExcluirBeijos
Viviane
Razão e Resenhas
Já conhecia esse livro de nome, mas nunca tive muita curiosidade de lê-lo, mas pude perceber por sua resenha que o livro possui um enredo interessante, pelas lições que ele transmite durante a leitura.
ResponderExcluir*bye*
http://loucaporromances.blogspot.com.br/
Olá Jacqueline,
ResponderExcluirO que falar desse livro hein.....kkk...nada, que leu tem uma sorte imensa....um clássico imperdível....abraços.
devoradordeletras.blogspot.com.br