Autora: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Número de páginas: 270
Classificação: 4/5
Lançamento: 10 de outubro
Minha Opinião: Sem Spoilers
Quando recebi a prova antecipada do livro nem quis ler a sinopse, para não criar qualquer tipo de expectativa. Já conhecia a escrita de Lockhart através do livro O histórico infame de Frankie Landau Banks, e fiquei muito empolgada quando soube desse novo lançamento.
Sabe quando um livro te fisga de tal forma, que você não consegue parar de ler? Assim foi com Mentirosos. Peguei em uma tarde de sábado, e terminei no mesmo dia. Não esperava por uma trama tão densa e viciante, e que no final ainda foi capaz de me deixar com a boca aberta tentando absorver o impacto do desfecho.
Os Sinclair se refugiam em todos os verões na sua ilha particular. É no verão que Cadence se reúne com seus primos - os mentirosos - Johnny, Mirren e o amigo Gat. É nas férias dos quinze anos que ela sofre um acidente, e passa dois anos com fortes enxaquecas, depressão e amnésia sobre o que teria acontecido. No verão dos dezessete anos ela retorna à ilha, e tenta compreender o que aconteceu.
"Você entende, Cady? O silêncio é uma camada protetora sobre a dor" (pág.43)O POV é da própria Cadence, que em meio as lembranças do presente, reconta suas memórias sobre os verões que passou na ilha. A narrativa de Lockhart já chama atenção logo no início por sua peculiaridade: palavras soltas são frequentemente utilizadas, juntamente com metáforas, e trechos em forma de conto de fadas, iniciados com a clássica frase Era uma vez...
Há ainda claras referências sobre a obra Rei Lear, de Shakespeare. Os capítulos curtos e enigmáticos, contribuem para que a leitura seja ágil. A curiosidade em saber o que teria acontecido no fatídico verão, era o que me mantinha lendo freneticamente.
"A vida parece bela nesse dia. Nós quatro, os Mentirosos, sempre fomos. Sempre seremos. (...) Essa ilha é nossa. Aqui, de certo modo, somos jovens para sempre" (pág.150)"No início fui enganada ao pensar que a trama ia girar apenas nos problemas familiares, e na disputa pela herança dos Sinclair. A condição de Cadence, e o mistério sobre seu acidente, ganha um maior destaque na segunda parte.
O mistério e suspense foram muito bem elaborados. A todo instante eu tentava decifrar o que a autora queria revelar nas entrelinhas, mas confesso que fui pega desprevenida com um desfecho cru e chocante.
O romance se faz presente na obra, e só não me agradou por completo por conta da caracterização de Cadence. Eu tentei a todo custo me simpatizar com suas dores, perda de memória, e confusões mentais, mas só consegui enxergá-la como uma personagem fútil, egoísta, e autopiedosa.
Gat foi de longe meu personagem preferido. Ele parecia deslocado e confortável ao mesmo tempo, e se destacava por argumentar abertamente sobre aquilo que ele achava certo ou errado, doa a quem doer. Fora a sua síndrome de Heathcliff. Perfeito.
"Alguém escreveu uma vez que um romance devia apresentar uma série de pequenas surpresas. É a mesma coisa quando passo uma hora com você (...) Foi melhor do que chocolate ficar com você ontem à noite. Como sou bobo! Achei que nada fosse melhor do que chocolate." (pág.45)Os Mentirosos traz uma trama brilhantemente construída, com personagens controversos, e se destaca por sua narrativa única. Quer fugir do clichê? então venha desvendar os controversos Sinclair.
![]() |
capa original |
Oi Jacque!
ResponderExcluirMuita gente fala muito bem de Mentirosos. Vi pessoas que ficaram de queixo caído, como você, com o final hahaha E depois de ler sua resenha, impossível não ficar super curiosa né? :)
A princípio achei a história meio confusa, mas provavelmente o autor soube conduzir muito bem a obra.
Beijocas
http://www.estantedasfadas.com.br/
Fiquei curiosa quanto ao desfecho do livro "chocante" \o/ E esse gif do bob e Patrick hahaha adorei! O livro vai para minha lista.
ResponderExcluirBeijos
Passaporte Literário
Oi Jacque! =)
ResponderExcluirEstou louca para ler este livro. Parece ser ótimo e surpreendente.
Adoro estes livros onde mistérios, suspense, personagem e história são bem desenvolvidos. Espero poder ler logo =)
Ótima resenha =)
Beijos,
Livy
No Mundo dos Livros
Oi, Jacque! Tudo bem?
ResponderExcluirMenina, que resenha top! Gostei muito. Não dava nada por esse livro, mas agora até eu estou querendo saber com detalhes o que aconteceu nessa ilha.
Um beijo!
Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!
Oi Jacque, tudo bem?
ResponderExcluirTambém recebi esse livro, e até tinha prometido ler antes dop dia 10, mas não consegui. Fiquei curiosa, pois parece ser uma trama bem intricada. Acho que vou pular algumas leituras u.u. Ótima resenha flor.
ps: Essa 5 temporada de DA não tá me animando muito não. :/ To torcendo pela Edith, coitada, acho que aquele cara deu um perdido nela, e ela tá sofrendo tanto, que dá dó.
Não gostei da escolha da Mary. Lord Gillingham me incomoda, não sei porquê. Prefiro o Charles Blake, porque ele coloca a Mary no lugar dela rsrsr
Abraços,
Amanda Almeida
Você é o que lê
Oi Jacque!!
ResponderExcluirEstou louca neste livro hahahahha!
Agora q li sua oinião to mais louca ainda!!
O título é instigante, a sinopse tb .... já estou com expectativas qto a esse livro!
Curiosa d+ p ler!!
Bjos!
www.leituravipblog.com
Oi Jacque
ResponderExcluirAi ai ai, maissss uma vez me convenceu, e olha que não é a primeira vez que leio sobre o livro, mas vc conseguiu me deixar curiosa e melhor, com vontade de ler. Vou ver se compro na feira do livro.
beijos
Adoro suas resenhas entusiasmadas, são as que me fazem seguir seus conselhos e comprar os livros. Eu bem ando fugindo de dramas e suspenses, mas esses gêneros me perseguem, sério. Então, fazer o quê né?
ResponderExcluirGostei da premissa e anotei aqui no livrinho. Estou curiosa sobre Gat ^^
Beijocas
Vivi
Razão e Resenhas
Oi Jacque, como está?
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar desse livro, mas já li algumas resenhas do outro livro do autor, o "O Histórico Infame de Frankie Landau Banks" e realmente parece que ele tem uma escrita que prende a gente. Adorei a capa original do livro, não sei porque a editora mudou. </3
Beijos!
http://www.roendolivros.com/
Olá, Jaque! =)
ResponderExcluirVou falar um pouco de uma mania - feia! - que eu tenho: Comprar ou deixar de comprar livros pela capa.
Se houver alguma terapia pra mudar isso me ajude), rs.
Pois bem! Esse livro que você fez a resenha seria um desses que eu não compraria pela capa e pelo nome. A sua resenha me fez abir a mente sobre a leitura dele que, inclusive, parece ser muito boa. No entanto, acredito também que algumas o nome de um livro pode enriquecer ainda mais os olhos e a curiosidade do leitor para o livro e que também, na minha humilde opinião, não é o caso desse livro. No mais acatei sua dica!
Bjão!
P.S.: Tem promoção lá no Vida & Letras = )
http://blogvidaeletras.blogspot.com
Oi Jacque!
ResponderExcluirVocê leu o livro em um dia e só essa informação já me deixou curiosa.
Conheço o autor,mas nunca li nenhum livro dele. Uma amiga leu e rasga todas as sedas pra ele, que segundo ela, tem uma escrita fantástica.
Me interessei demais pelo livro por vários motivos: referência a Rei Lear (<3), capítulos curtos e ágeis (nada cansativo me prende por muito tempo) e essa pitada de drama. Super adorei!
Beijos
Coisas de Meninas
Oi, não conhecia esse livro, fiquei curiosa ao ler a resenha, adoro livros que nos conquistam logo nas primeiras páginas.
ResponderExcluirAdorei a Dica!
Beijos Mila
http://dailyofbooks.blogspot.com.br/
Oi Jacque! Li ontem e foi uma grande surpresa, que história complexa e intrigante, eu nem de longe imaginei onde a autora iria chegar, pensei que seria apenas uma história jovem de férias de verão e me deparei com algo super inteligente e imprevisível.
ResponderExcluirBjos!! Cida
Moonlight Books