Autora: Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Número de páginas: 318
Classificação: 5/5 (favorito)
Minha Opinião:
Jennifer é autora de quatro romances para adultos, três livros de não-ficção, e um livro de memórias sobre suas experiências no ensino médio.
Eu queria ter feito essa resenha há dois meses, quando terminei de ler o livro. Só que se tornou impossível expressar naquele momento a avalanche de sentimentos que a leitura me proporcionou. Nem precisava citar - pois você já deve ter imaginado -, mas este livro me deixou em uma ressaca literária gigantesca, e da qual eu ainda não sai direito.
Com a emoção menos abalada, vou tentar falar um pouco do livro que foi minha melhor leitura do ano (eu sei que nem chegamos no meio do ano, mas dificilmente outro livro vai mexer tanto comigo como este).
Theodore Finch e Violet Markey não sabem nada sobre um do outro, quando coincidentemente vão parar no topo da torre do sino da escola na mesma hora. Eles não poderiam ser mais diferentes. Violet é popular e tem um namorado lindo, porém o que ninguém sabe é que ela nunca superou a morte da irmã, vivendo constantemente com a culpa. Theodore, conhecido como "aberração", lida com períodos de depressão, um pai violento, e o silêncio de sua família.
Ambos possuem um sentimento em comum: a vontade de dar fim ao sofrimento que sentem. Porém, Theodore acaba salvando Violet quando ela escorrega no parapeito
Quando os dois fazem dupla para um trabalho de geografia, que tem como objetivo visitar os lugares incríveis do estado onde moram, uma amizade começa a nascer entre eles, e também o desejo de viver.
"(...)E se a vida pudesse ser assim? Só as partes felizes, nada das horríveis, nem mesmo as minimamente desagradáveis. E se a gente pudesse simplesmente cortar o ruim e ficar só com o bom? É isso que quero fazer com Violet - dar a ela só o bom, manter o ruim longe, para que o bom seja sempre tudo o que temos à nossa volta."Quando eu soube que esse livro abordava o tema suicídio, tudo o que eu pude fazer é separar uma caixinha de lenços, pois eu sabia que ela certamente seria necessária. E foi.
A experiência da autora, que perdeu o bisavô e um namorado para o suicídio, enriqueceu emocionalmente sua obra. Mesmo que muitos julguem os suicidas, e os rotulem, o livro gera uma reflexão muito válida sobre um assunto. Basta ver as estatísticas da Organização Mundial da Saúde, onde o suicídio mata 1 pessoa a cada 40 segundos no mundo. Este é um assunto que precisa ser debatido e alertado.
Mas calma, a forma como a autora vai delineando seu enredo não é de todo modo mórbida. Isso porque apesar de toda tristeza dos personagens, temos também muitas passagens divertidas, cortesia do humor auto-depreciativo de Theodore.
"Amo: o jeito que os olhos dela brilham quando conversamos ou quando ela me conta alguma coisa, o jeito que ela fala as palavras pra si mesma quando lê concentrada, o jeito como olha pra mim como se só eu existisse, como se visse através da carne e dos ossos e de tudo que não importa e enxergasse só o eu que está ali, aquele que nem eu mesmo vejo."Narrado em capítulos alternados - um recurso muito bem empregado pela autora - vamos conhecendo as angústias, medos, fantasmas, dos protagonistas. Não é muito difícil se afeiçoar a eles. Na realidade, é muito fácil amá-los.
Theodore e Violet acabam por ser a âncora um do outro, e a paixão que surge entre eles foi muito bem explorada.
A narrativa e os diálogos são muito inteligentes. O clima melancólico e triste prevalece na maior parte do livro (vide as muitas citações de Virginia Woolf, feitas por Theodore). Um dos estranhos hábitos dele, era pesquisar diferentes formas de suicídio, ou fala de pessoas famosas que se suicidaram.
Por mais que eu quisesse me manter distante emocionalmente dos personagens (por saber que iria sofrer no desfecho), isso não me eximiu de querer gritar e sacudir Theodore por suas escolhas.
Os personagens secundários também foram brilhantemente inseridos no contexto. Lendo alguns artigos sobre suicídio, é fácil observar que muitos familiares não fazem ideia de que o parente está em depressão, ou tem alguma desordem que o leve a querer cometer o suicídio.
Esse livro mexeu comigo de diversas formas e jeitos. Não de uma forma totalmente deprimente, mas também de uma forma em que sempre vou pensar com carinho nos personagens, e em suas lições de vida.
Honestamente, vai ser difícil me recuperar da montanha russa de sentimentos que me preencheram durante a leitura.
A edição da Editora Seguinte está impecável. Folhas amareladas, fonte confortável para leitura, e uma capa adaptada muito bonita.
E o melhor é que o livro irá ganhar uma adaptação para as telonas, com Elle Fanning no papel de Violet.
Para dividir a melancolia pós-leitura em que me encontro (e olha que já tem dois meses que li o livro, e ainda não consegui esquecer uma vírgula dele), vou fazer um sorteio do livro. Yayyy. As regras são as de sempre. Boa sorte:
a Rafflecopter giveaway
PARTICIPANDO
ResponderExcluirMARIZANUNESSB@HOTMAIL.COM
Já quero muito! {Participando!}
ResponderExcluirYasmim do SE ESSE MUNDO FOSSE MEU
(http://yasmimsramos.blogspot.com.br)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirComecei a ler a resenha porque achei a capa tão bonita e estava curiosa para saber sobre o quê o livro falava. Quando vi que era sobre “jovens suicidas” fiquei sem fôlego, afinal de contas, só quem tem um amigo ou parente que tentou dar fim a própria vida sabe do que estou falando.
ResponderExcluirEsse não é um assunto que os livros tratam e sempre que li algo a respeito era sem sentimento, somente pessoas retratadas com um distúrbio psicológico e só… mas na minha opinião é algo que vai além disso. E eles precisam de bons amigos para serem salvos! Amigos que podem ser parentes, companheiros, amigos de verdade ou até mesmo um desconhecido que está lá para ao ouvir.
Enfim, vi mais amigos tirarem suas vidas do que gostaria de contar e hoje um dos meus melhores amigos já tentou o suicídio várias vezes, então espero que este livro de alguma forma possa me ajudar a ajudá-lo.
Parabéns pela resenha!
Viviane Gonçalves
vsg_caue@hotmail.com
Oii tudo bem?
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler esse livro, preciso comprá-lo logo.
Um beijo
Garota do Livro
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOie Jacque =)
ResponderExcluirO que falar desse livro?
Amei e sofri muito com a história da Violet e do Finch.
A autora destruiu meu coração, mas de um jeito bom rs...
Com certeza um dos melhores livros que li esse ano <3!
Beijos;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
@mydearlibrary
Oi Jacque
ResponderExcluirAdorei sua resenha e pude perceber que vc realmente se envolveu e se emocionou com a história.
Tenho muita vontade de ler, mas não sei pq ainda não criei coragem. Já tenho o e-book dele na minha lista de espera.
Beijos
Esse livro é <3
ResponderExcluirTbm penso nele até hoje...espero que o ator que interprete o Theo esteja à altura.
Beijocas!
Lygia - Brincando com Livros
ACHO que estou participando, hehehe... Não sei as regras, mas acredito que segui tudo direitinho ;)
ResponderExcluirBjs, Juh.
Adorei a resenha. Muito bom você ter amado esse livro, que parece ser excelente.
ResponderExcluirAdoro o tema também, então estou pensando em comprá-lo.
Única ressalva são as partes mais românticas, pois não gosto muito, mas tudo bem.
Tô numa onda de ler sick-lit, mas até agora nenhum me agradou de verdade
ResponderExcluirAcredito que esse seja diferente do que eu já li
Espero, né haha
kemillyams@hotmail.com
Jacqueline!
ResponderExcluirBem, um livro que aborda tema como suicídio, dependendo da abordagem, é bem interessante, ainda mais quando 2 se encontram e tentam salvar um do outro.
Quero demais ler esse sick lit.
Rudynalva Correia Soares
rudynalva@yahoo.com.br
Comentarista: Rudynalva
Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
“A sabedoria começa na reflexão.”(Sócrates)
Cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Participe no nosso Top Comentarista!
Participando!!
ResponderExcluirParticipando
ResponderExcluirNome de seguidora: Miriam Guiraldelli
E-mail: miriamguiraldelli@hotmail.com
Adorei a resenha ;-; Já faz tempo que venho vendo a capa desse livro por ai mas ainda não tinha parada para ler nada sobre ele e agora que o fiz, preciso lê-lo.O tema suicídio mexe comigo porque á perdi uma amiga por isso e tenho um histórico de depressão na família. Por mais que seja um tema triste o livre parece ser muito bom e reflexivo.
ResponderExcluirVou participar do sorteio ^^
Tamara Costa
tamaramncosta@gmail.com
O livro parece ser bem emocionante!! Dois jovens tentando se ajudar e encontrar seus caminhos!! O fez você chorar e eu acho que comigo não vai ser diferente!! Participando e torcendo muito para ganhar!
ResponderExcluirFrancisca Elizabete
beti_bezerra@hotmail.com
Olá! Participando!
ResponderExcluirSeguidora: Ferdi Reggae
Fernanda Chaves
flcferdi@bol.com.br
Participando e torcendo!
ResponderExcluirDouglas Fernandes
douglas_bouvier@yahoo.com.br
Eu estou louca por esse livro! A premissa me encantou e só vejo resenhas positivas. Fora que as edições da Seguinte são caprichadas demais!
ResponderExcluirParticipando!
suelenmendes27@hotmail.com
O livro parece ser bem emocionante! Deve ser horrível para Violet carregar a culpa pela morte da irmã, achar que é culpada!! E Theodore ser considerado como aberração e ainda por cima ter que conviver com um pai violento, não ter com quem desabafar!! Triste realidade!! Mas aí eles se conhecem e eu acredito que esta história tem final feliz!! Participando e torcendo muito!!
ResponderExcluirZilda Rosa dos Santos
zildarosadossantos1@hotmail.com
Muito curiosa para ler este livro que parece ser bem emocionante e trata de um tema tão complexo...parece uma história de luta e superação para os dois personagens. Uma história que vale a pena conhecer.
ResponderExcluircailesausten@gmail.com
É um tema muito difícil, não costumo ler livros assim com essa premissa.
ResponderExcluirMas gostei da sua resenha, me fez repensar, vou dar uma chance pra esse livro.
thiago_toty@hotmail.com
Já tinha visto esse livro, mas nunca parei pra ler. Não leio muitos livros nesse estilo, mas esse parece ser bom. Achei a capa bem fofo.
ResponderExcluirthaisdoria@live.com
Quero muito ganhar, super curiosa para saber mais sobre essa historia.
ResponderExcluirParticipando!!
thaisasilvadg@hotmail.com
Participando keliscristinaps74@hotmail.com
ResponderExcluirNossa parece uma trama e tanto entre dois suicidas que se conhecem e resolver mudar o rumo de suas vidas vidas conhecendo vários lugares, não deixa de ser uma aventura também, parece u ser um livro bem legal.
ResponderExcluirSolange Antuano
sol.antuano@ig.com.br
Nunca li nenhum livro que abordasse o tema suicídio nem tive quais experiências de família e conhecidos sobre. Sei um pouco sobre isso por meio leituras somente.
ResponderExcluirImagino que se trate de um livro muito envolvente e angustiante, mas sublime e tocante. Desses que nos fazem refletir sobre a importância da nossa vida.
jaque_borchardt@hotmail.com