[Resenha] Amor ao pé da letra - Melissa Pimentel

Livro: Amor ao pé da letra
Autora: Melissa Pimentel
Editora: Paralela
Número de páginas: 300
Classificação: 5/5

Minha Opinião:

Melissa cresceu numa cidadezinha em Massachusetts e, portanto, passou a maior parte da infância assistindo comédias inglesas dos anos 1970. Aos 22 anos, mudou-se para Londres e vive lá bem feliz há dez anos. Antes de encontrar seu noivo, ela gastou grande parte de seu tempo se aventurando no cenário amoroso e blogando a respeito, o que rendeu a inspiração para seu primeiro romance

Dificilmente leio sinopse de livros que já me interessam pela capa e título, para não tirar a surpresa do que vou encontrar. Com Amor ao pé da letra foi um tiro no escuro, mas um tiro com 100% de precisão.
 No livro, Lauren Cunningham cansou de espantar os homens, que sempre davam no pé quando achavam que o relacionamento estava ficando sério. Aos 28 anos, e disposta a aproveitar sua vida de solteira, ela se muda para Londres com uma missão: quebrar a maldição dos relacionamentos fracassados, e embarcar em um projeto um tanto incomum. Durante cada mês, ela segue à risca os conselhos de um guia de relacionamento diferente. Desse modo, ela espera descobrir a fórmula que a tornará irresistível aos homens.

Quando vi essa capa, pensei que o enredo seria um daqueles chick-lit com situações improváveis, engraçadas, e uma protagonista louca para casar. Como eu estava enganada.
Lauren não é mais uma mulher de quase 30 anos louca para casar e ter filhos. Ela gosta de sua vida de solteira, sua liberdade, e está bem do jeito que está. Só o que ela quer, é entender porque os homens sempre acham determinados gestos e atitudes são praticamente um pedido de casamento.
O que mais me chamou a atenção, foi o fato da autora ter vivido uma experiência igual a da protagonista, o que a motivou a escrever um blog relatando suas experiências, e também este livro. Esse toque auto biográfico, é justamente o que torna o enredo tão viciante e realístico. Os capítulos são narrados em forma de diário, com as datas de cada dia de "experimento"
"Foram três meses de trepadas incríveis, com uma pessoa com quem eu não me importava de passar o 'antes e o depois' - exatamente o que eu queria. E daí chegou aquela estúpida manhã, quando, num rompante de boa vontade pós-coito, cometi o grande erro de fazer ovos para o cara."
Se no começo eu julguei mal a protagonista por sua facilidade em "pegar e desapegar" dos homens minutos depois, acabei admirando sua coragem e ousadia. O estilo de vida dela está longe de ser parecido com o meu, e por isso mesmo eu amei esse livro. Quando me aventuro em um livro, quero que a leitura me proporcione aquela saída da rotina, ler algo que eu jamais faria, e que me tire da minha zona de conforto. O objetivo foi concluído com êxito. Imaginar viver na pele de Lauren foi muito divertido.
Gostaria de ter metade de sua ousadia e experiência.
"Uma mulher não deve se dobrar para um homem, nem transformá-lo no centro de sua existência. A ideia de um caso amoroso não é encontrar um marido, mas se divertir e testar seus poderes de persuasão. De uma forma estranha, isso dá muita sensação de poder, ainda que seja cansativo."
A narrativa é a única coisa em comum com os chick-lit que estou acostumada a ler. Melissa tem um jeito próprio e sincero de narrar, o que rendia gargalhadas espontâneas. Diversas vezes eu me peguei pensando que o livro daria uma ótima série de TV.
Cada livro que ela selecionava para seguir as regras, tinha discrepâncias gigantescas. Se em "A técnica do amor: Por uma dama" aconselhava a mulher a ter uma vida leviana, e flertar com o máximo número de homens possíveis; em "Not tonight, Mr.Right" a abstinência completa e absoluta, era pregada como forma de conquista.
No final, a imprevisibilidade do romance, e de saber qual pretendente iria fisgá-la, foi mais um ponto positivo da obra.

A edição da Paralela está muito bonita. A capa é aveludada, e as folhas são amarelas, super confortáveis para a leitura.
Para quem amou o Diário de Briget Jones, este livro é leitura imperdível.

2 comentários:

  1. Primeira resenha que leio sobre o livro, estou muito curiosa pela leitura, parece ser um livro leve e bem divertido. A capa do livro é muito linda, já quero! Gostei muito da sua escrita!

    Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque
    Vi este livro na livraria e quase o comprei justamente pela capa que é linda. Gostei muio do contexto, parece ser uma história divertida e gosto dessa coisa de diário. Quero ler.

    Beijos

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...