Série: Coven
Autora: Cate Tiernan
Editora: Galera
Número de páginas: 207
Classificação: 3,5/5
Minha Opinião:
Cate Tiernan nasceu e foi criada em Nova Orleans, cidade que culpa por seu gosto pelo excêntrico e sobrenatural. É autora, também, da série Amada Imortal.
Tem dias que eu não estou com muita paciência para leituras mais densas, ou que me façam chorar. Então seleciono uma leitura leve, com enredo bem bobinho, para desanuviar a mente.
Livro das sombras foi o eleito para uma tarde despretensiosa de leitura, e despretensioso é tudo o que essa história é.
Na realidade, somente o solicitei por se tratar da mesma autora de Amada Imortal (resenha aqui), cujo primeiro livro eu li e gamei.
Tudo em Livro das sombras cheira a clichê: a protagonista que é bonitinha, mas "sem sal", que tem uma melhor amiga popular. O garoto lindo de tirar o fôlego, que entra na escola e deixa todas as meninas apaixonadas. O cenário escolar com mais intrigas que o programa Casos de família. E para coroar o festival de clichê: um coven de bruxas.
A trama "batida" tinha tudo para me fazer bufar durante a leitura, mas por sorte só conseguiu me irritar uns 50%.
"Não sou paranormal. A vida é cheia de pequenas e estranhas coincidências. Simplesmente vou continuar repetindo isso para mim mesma até acreditar."Cate Tiernan traz mais uma história sobre bruxas, com um pequeno diferencial, que eu vou contar mais pra frente.
Pra começo de conversa (ou de resenha), não leve a leitura muito a sério. A história é bem adolescente, e por conta disso, os dilemas vividos pela protagonista mantém o mesmo nível.
A narrativa é em primeira pessoa, daquela que vai direto ao ponto, sem enrolação. Por mais que eu ame esse estilo de narração, não consegui me conectar a protagonista. Talvez se tivesse lido a história uns 15 anos atrás, teria curtido mais.
Tudo no enredo é muito previsível. Não tem muitos mistérios a desvendar, ou descobertas a fazer.
O maior motivo do meu descontentamento, foi Morgana. Ela era muito ingênua, e engolia cobras e lagartos de sua "amiga" Bree. A menina parecia gostar de sofrer.
Os personagens secundários não são marcantes, tampouco interessantes. Apenas mais do mesmo.
O diferencial fica por conta da abordagem da cultura Wicca. Claro que não é nada muito aprofundado, pois estamos falando do primeiro volume. O Wicca aqui é abordado como um religião, e essa parte realmente me interessou. Cal é quem faz o "processo de seleção" para novos membros de seu Coven, daí o nome da série.
Essa parte é bem legalzinha, apesar de ser meio tosco ele dar uma festa com o intuito de "fisgar" quem estaria interessado em participar do coven.
Os dilemas da protagonista são bem bobinhos, típicos de adolescente, e fico na esperança que os próximos livros tragam dramas mais pesados.
Livro das sombras é sua aposta perfeita se você estiver interessado em uma leitura rápida e concisa.
Oi jacque
ResponderExcluirUltimamente eu tenho deixado um pouco essas leituras mais bobinhas, gosto mais de romances mais maduros, ou dramas. Mas valeu a dica, como vc mesma disse às vezes é bom uma leitura assim para mudar um pouco e passar o tempo.
Beijos