[Resenha] O descompasso infinito do coração - Bianca Briones

Livro: O descompasso infinito do coração
Autora: Bianca Briones
Editora: Verus
Número de páginas: 399
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

Bianca Briones tornou a escrita sua prioridade em 2010, e está sempre trabalhando em um novo projeto. Ela é autora do livro As batidas perdidas do coração, também lançado pela Editora Verus.

Sinceramente não tinha muitas expectativas para este livro da série Batidas Perdidas, apesar de ter amado de paixão o primeiro, As batidas perdidas do coração, que inclusive se tornou o meu favorito.
Clara e Bernardo são personagens já apresentados no livro anterior, mas não é preciso ler na sequência para entender os acontecimentos (apesar de que eu não recomendaria ler esse primeiro, pois irá pegar alguns spoilers).
Bianca superou qualquer não-expectativa que eu não alimentei. Sem medo de parecer exagerada, Briones na verdade superou até livros New Adult de autoras internacionais que eu já li.

Clara acaba de descobrir que seu marido foi infiel. Com dois filhos pequenos, e sem muita confiança, ela se vê em um dilema em seguir em frente sozinha, ou perdoar o marido.
Bernardo é apaixonado por Clara desde a adolescência. Mesmo após ver Clara se casando, o amor dele não diminui, e agora que ela está se separando, ele tem a chance de conquistá-la.
"As paixões podem ser levadas pela água da chuva, mas o amor... O amor não vai embora nem com a pior das tempestades."
 Perdão pelo trocadilho, mas estou descompassada com esse livro. Fiquei "perplecta" com a forma que me envolvi com os dramas de Clara.
Me identifiquei muito com ela, já que também me casei bem cedo e tenho baixa auto-estima. Clara perde o rumo, literalmente, quando descobre que foi traída. Confesso que achei sua atitude em muitas das vezes passiva demais. Eu no lugar dela tacaria fogo nas roupas, ameaçaria fazer um colar com você sabe o que, estilo Ygritte de GOT.


Além de lidar com a decepção de ter sido traída, ela não se acha bonita, graças aos quilos adquiridos após a gravidez. Para a sua sorte, existe um Bernardo no mundo, e para ser mais específica, ele está apaixonado por ela.
Repetindo a fórmula do primeiro livro, cada capítulo traz trechos de músicas que combinam com o momento atual do narrador. Intercalando a narração entre Bernardo e Clara, a dinâmica segue o mesmo caminho do seu antecessor: capítulos curtos, que instigam a ler sempre mais.
"Quantas vezes o coração aguenta ser partido? Quantas vezes é preciso que ele seja despedaçado para podermos considerar a chance de desistir? Quando é aceitável se resignar e parar de lutar? Quantas vezes é preciso ser forte e enfrentar aquilo que nunca imaginamos passar?"
A escrita de Bianca continua carregando aquela sensibilidade que fatalmente faz diferença em tramas assim. Dá para sentir na pele cada drama dos personagens, justamente por esse toque realístico.
Inclusive, a autora inseriu alguns detalhes auto-biográficos, como o fato de Clara frequentar o Mahamudra, e ter superado sua insegurança quando ao corpo.
“Eu divido minha vida em camadas. A primeira é aquela que mostro para as pessoas, e que exige de mim um esforço maior. É ela que eu normalmente uso para fingir que estou feliz. Abaixo dela vem a realidade: estou triste, minha vida vai mudar e preciso enfrentar isso. E por último, soterrada lá embaixo, estou eu, meu verdadeiro eu, totalmente perdida”
Bernardo era um verdadeiro príncipe encantado no cavalo branco (sem pegadinha do malandro). Fiquei com dó das vezes em que ele investia, e não arrumava nada com Clara. Entendo que quando um coração é despedaçado, é difícil encontrar forças para superar e seguir em frente. Só que tinha horas que o drama era tão grande, que eu precisava fechar o livro para espantar um pouco a melancolia.
Desaprovei metades das atitudes de Clara. Me deu nos nervos mesmo a forma como ela dispensava o Bernardo. Nesse quesito, fiquei muito desapontada com a história.

Temos a aparição do Rafael, Viviane, e outros personagens que apareceram no primeiro livro. Me dei conta de que estava com saudade do jeito expansivo de Rafa, e seu jeito natural de soltar um porra no meio de uma frase.
Bianca partiu meu pobre coração também com a história de Branca. Se você algum caquinho espalhado por aí, favor me mandar para tentar reunir meu "corassaum" que ficou em pedacinhos.

A edição gráfica está perfect. A Verus não brinca em serviço, e capricha na revisão, folhas confortáveis para a leitura, e diagramação fófis.
O descompasso infinito do coração é mais um livro que indico veemente para você que curte drama misturado com romance, e uma boa história de superação.

10 comentários:

  1. Olá! Confesso que não me interessava muito pelos livros da Bianca Briones, mas hoje tive a oportunidade de ir a um evento no qual ela falava desse livro e fiquei louca para lê-lo! Ai chego aqui e leio sua resenha e a vontade só aumenta haha
    Voltei para ler também sua resenha de As batidas perdidas do coração, e tenho que dizer que PRECISO ler algum livro da Bianca Briones ainda esse ano!

    Beijos!
    http://aluafoiaocinema.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque, sua linda, tudo bem?
    Pela forma como você falou que ela é um pouco passiva perante sua própria vida, eu gostei que pelo menos ela se separou do marido, Se ela ainda ficasse com ele, eu teria me decepcionado. Essa história parece ser linda!!!! Também não gostei de ela não perceber as investidas do Be e se percebeu não as aceitou. Tadinho dele, gente!!!! Se ela não quer, eu quero!!!!! Risos... Não vejo a hora de ler essa série. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacque

    Eu comecei a ler o primeiro livro ano passado e parei, acho que não era o momento.
    Mas tenho curiosidade em ler este e em breve terminar o outro.
    Conheci a autora no Mochilão da Record e achei ela um amor, muito emotiva e falou com tanto amor de seus livros e seus sentimentos, que fiquei mais curiosa ainda para ler tudo que ela escreve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie Jacque =)

    Confesso que no primeiro momento essa série não tonha me chamado muito a atenção. Porém conforme fui lendo as resenhas do livro anterior e agora desse, acho que é uma leitura que vale a apena dar uma chance.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jacque!

    Esta série está fazendo sucesso entre os leitores fãs de New Adult. Não fiquei muito interessada no primeiro livro, apesar de ter achado a sinopse legal.
    Mesmo que eu não tenha gostado muito da caracterização de Clara, estou curiosa para ler a série agora.
    Adorei a resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Tô doidaaaaaaaaaaaa por esse e pelo primeiro livro
    Isso de ter uma playlist é super bacana e torna a leitura ainda mais gostosa *-*
    Confesso que a premissa do primeiro livro me encantou mais, mas tudo me leva a crer que ambos são excelentes

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  7. Ainnnn o gif fez palpitar meu coração hahaha ainda não tive a oportunidade de ler o livro da Bianca mas tive a oportunidade de conhece-la no Mochilão da Record! Consegue o meu autografado e não vejo a hora da leitura ♥

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  8. Jacque, essa resenha ficou divertidíssima, com seus comentários. rsrs
    Eu ainda não li nada da Bianca, mas morro de curiosidade. Há tempos já vejo os livros dela por aí, antes mesmo de ser lançado em uma editora grande. Que bom que ela conseguiu manter o nível alto, fiquei ainda mais curiosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da resenha rRSRSRSr. Me deixou super curiosa pra ler esse livro.
    Quero ficar "perplecta" que nem voce. stsrsrrsrs

    ResponderExcluir
  10. Ameei a resenha, fiquei com muita vontade de comprar o livro!!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...