Livro: Em busca de abrigo
Autora: Jojo Moyes
Editora: Bertrand Brasil
Número de páginas: 432
Classificação: 3,5/5
Minha Opinião:
Jojo Moyes é uma autora que nunca me decepciona com suas histórias, e é por esse motivo que fiquei imensamente feliz ao ver que a Bertrand relançaria o seu primeiro trabalho.
Em busca de abrigo foi uma leitura de altos e baixos. Vários elementos da narrativa de Jojo que eu amo, estavam presentes. Porém, não foi uma história que me conquistou por completo.
O livro gira em torno de 3 gerações de mulheres. Joy é a avó, que se apaixona no dia da Coroação da Rainha Elizabeth II, em 1953, e se casa com Edward um ano após. Kate é a filha de Joy, e não teve sorte no amor, engravidando de um homem que não a amou. Sabine é filha de Kate, e aos 16 anos é enviada para conhecer os avós em Wexford, na Irlanda.
Narrado em terceira pessoa, acompanhando o ponto de vista de Joy, Kate e Sabine, o texto não segue uma ordem cronológica. Os saltos no tempo muitas vezes tornaram o livro confuso. Sei que esse recurso de ter um enredo não linear foi muito bem aproveitado por Moyes em outros dos seus livros, mas sinceramente, neste aqui não funcionou muito bem.
Quanto aos personagens, a autora fez um bom trabalho ao trazer à tona um segredo de família que envolvia as três gerações. Em partes, a motivação para continuar a leitura, foi o tal segredo que seria revelado.
A trama aborda justamente as relações familiares, expectativas e a discórdia entre elas.
Apesar de ter me comovido com os dramas de cada uma, não consegui sentir aquela conexão especial com nenhuma delas.
Kate me pareceu demasiadamente autopiedosa, e não demonstra a menor maturidade quando o assunto é relacionamento.
Sabine segue pelo mesmo caminho da mãe. A achei tão mimada e narcisista, que foi difícil me envolver. Mas fica fácil entender seu comportamento, quando acompanhamos as atitudes de sua mãe.
Gostaria de ter lido mais sobre Joy e Edward. As partes onde os dois apareciam eram as minhas preferidas.
A ambientação como sempre é impecável. É possível visualizar com facilidade a Hong Kong do século passado, e os encantos da Irlanda, e a vida na fazenda.
Personagens secundários acabam assumindo papéis importantes na ligação da história, como Thom e Annie, que trabalham na fazenda. Acho impressionante a forma como Jojo vai inserindo os personagens no contexto, e a forma como eles são a peça chave para a resolução da trama.
Mesmo com um ritmo lento em determinados momentos, Jojo consegue trazer emoção à sua narrativa, através da resolução dos conflitos familiares.
Para os fãs da autora, Em busca de um abrigo é imperdível.
Oi Jacqueline!
ResponderExcluirToda vez que leio uma resenha desse livro me dá um aperto no coração, porque a grande maioria só consegue achar o livro mediano, assim como você. Todos comentam dos pontos altos e baixos e da narrativa lenta em alguns momentos. Pelo menos há uma motivação para terminar a leitura, né?
Beijo!
http://www.roendolivros.com/
Oi Jacque
ResponderExcluirEu tbm gosto muito dos livros da autora e estou bem curiosa para ler este. Achei linda essa capa.
Beijos
Apesar de sempre ler suas ótimas resenhas dos livros da autora, eu nunca tive curiosidade para ler nenhum. :(
ResponderExcluirBjs
O começo da história é ótimo, nossa estava me encantando com a história de amor de Joy. Depois,tudo desandou,sei lá não gostei do livro. ME DECEPCIONEI
ResponderExcluirTá dificil,achar um romance envolvente e arrebatador quanto os de Nicholas Sparks