[Resenha] Naomi e Ely e a lista do não beijo - David Levithan e Rachel Cohn

Livro:  Naomi e Ely e a lista do não beijo
Autores: David Levithan e Rachel Cohn
Editora: Galera Record
Número de páginas: 254
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

Desde que li o primeiro livro do autor David Levithan - Todo dia - me tornei fã da sua escrita sincera e única.
E claro que quando pinta um novo livro dele na área, eu não penso duas vezes antes de ler.

Naomi e Ely e a lista do não beijo pode não ter a sensibilidade e melancolia que encontrei em Todo dia, porém o livro prova a versatilidade do autor.

Naomi namora Bruce - o segundo, mas na realidade é apaixonada por seu amigo Ely, que prefere meninos. Bruce - o primeiro, é apaixonado por Naomi, que só tem olhos para Ely.
Para preservar a amizade, os dois criam a lista do não beijo, que consiste em enumerar os garotos que ambos não podem nem sonhar em beijar.
Bruce - o segundo, não estava na lista, mas ao beijar o namorado de sua amiga, Ely pode colocar tudo a perder.
“Não existe alma gêmea… e quem gostaria que existisse? Não quero ser metade de uma alma compartilhada, quero a porra da minha própria alma”
Esse é o livro mais diferente do autor que já li, que conseguiu ser ainda mais divertido que Will e Will, escrito em parceria com o João Verde.
A narrativa é um show à parte. Os autores incluíram símbolos que tornaram tudo mais dinâmico e caricato.
Cada capítulo é narrado por um personagem diferente. O ritmo dos capítulos é tão frenético, que em alguns parágrafos eu precisava repetir a leitura, para poder acompanhar o raciocínio.
“É uma grande mentira dizer que só existe uma pessoa com quem se vai ficar pelo resto da vida.  Se tiver sorte – e se esforçar bastante -, sempre haverá mais de uma”
Drama e comédia casaram muito bem. Alguns personagens tendem para o drama excessivo em suas divagações, e outros fazem observações divertidas na maior parte do tempo.
O cenário mescla entre Starbucks, e o prédio mais louco que eu já conheci. A maioria dos personagens residem no prédio, que tem o porteiro mais gato de todos, e também é palco para as noites de insônia de Bruce - o primeiro.
Excentricidade faz parte da criação dos personagens. Naomi é irresistível, e tem o poder de fazer todos se apaixonarem por ela. Já Ely gosta do jogo da conquista, e não consegue enxergar Naomi da forma que ela gostaria. Bruce - o primeiro poderia muito bem lamber o chão que Naomi passa, e Bruce - o segundo, está indeciso quanto aos seus sentimentos.

A forma leve e descontraída com a qual o autor aborda a homossexualidade é única e genial. Confesso que prefiro o tom mais melancólico, que foi usado em Todo Dia, mas reconheço o charme que o humor traz à obra.
Naomi e Ely e a lista do não beijo é uma história sobre amizade, aceitação e claro, sobre os efeitos colaterais por beijar namorados alheios. Recomendo.

4 comentários:

  1. Oi Jacque
    Acho que só eu que não curti muito deste livro. Acho que fui com muita cede ao pote, pq minhas expectativas não foram alcançadas.
    Esperava um livro mais romântico, sei lá... Esse tema da amizade acho que não curti.
    Gostei muito de Will e Will, e achei este tão fraquinho, sei lá. Mas acho que foi só eu, pq todas resenhas que leio são positivas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque!

    Apesar de não ter gostado tanto assim de Todo Dia, gosto demais da escrita do David (acho que por causa de Will & Will, para ser sincera). Saber que esse livro é tão divertido quanto Will & Will me deixa muito curiosa para ler.

    A capa e o título são atrativos a parte, né? Mas enfim, também adoro a forma como o autor aborda a homossexualidade em todos os seus livros (pelo menos os que eu já li).

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacque!
    Vi muita gente se decepcionar com esse livro, então gostei de ver que você teve uma experiência positiva com ele.
    Parece mesmo ser divertido (fiquei curiosa para conhecer o tal prédio maluco, rsrs) e com a narrativa do Levithan (mesmo que em parceria) tenho certeza que vale a pena pelo menos conferir.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jacque! Adorei a sua resenha! Já tinha lido um livro do David Levithan e Rachel Cohn e gostei bastante, porém não sabia o que esperar desse e fiquei bem animada com a leitura agora.

    Beijos
    http://aluafoiaocinema.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...