[Resenha] Nós - David Nicholls

Livro: Nós
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 384
Classificação: 5/5

Minha Opinião:

Não escondo de ninguém, que David Nicholls é um dos meus autores favoritos, e fico empolgada a cada lançamentos dele.
E eu amo a versatilidade com a qual o autor escreve suas histórias. Ele me fez chorar e sofrer em Um dia; me fez rolar de rir com Resposta certa, e me emocionou em O substituto.

Nós aposta mais uma vez em personagens maduros, e um drama familiar. Aposta mais do que acertada.

Douglas Petersen, é um bioquímico de 54 anos, que acredita em amor para toda a vida. Por esse motivo, ele sofre um grande choque ao ser acordado por sua mulher, que quer pedir o divórcio. E com uma viagem de férias programada, Douglas tenta a todo custo reconquistar o amor de sua esposa e filho, que em breve irá para a faculdade.
"Os primeiros dias de qualquer relacionamento são pontuados por uma série de primeiras vezes: primeira vista, primeiras palavras, primeira risada, primeiro beijo, primeira nudez etc. Estes marcos compartilhados vão se tornando cada vez mais espaçados e inócuos à medida que os dias se transformam em anos, até finalmente só lhes restar a primeira visita a alguma propriedade do Patrimônio Nacional ou algo assim."
De todos os livros que eu li do David, esse foi o mais realista e melancólico de todos. Ainda que na maioria dos capítulos você sinta pena e queira abraçar Douglas o tempo inteiro, o humor britânico característico do autor não decepciona.
Narrado em primeira pessoa, viajamos em um tour por diversos países juntamente com a família Petersen, e mergulhamos nos flashback de um homem que faz de tudo por sua esposa e filho.
"Em uma luta, você se alia às pessoas que ama. É assim que as coisas são"
Em Nós acompanhamos uma história de amor que começa de forma convencional, mas que com o tempo tem o amor colocado à prova.
Sempre que alguém me pergunta o motivo de eu ser uma grande fã do autor, eu respondo que é pela forma realista com a qual ele constrói suas histórias. Está claro que todos nós amamos um final feliz, daqueles bem clichês, que nunca decepcionam. But, às vezes um pouco de realidade cai bem.
Os livros do Nicholls são minhas pequenas doses de realidade, que sempre me lembram que se alguma coisa não sair conforme o planejado, não há problema. A vida é feita de erros e acertos, e lidar com ambos de forma saudável já é um bom começo.
"- Eu estava ansioso para envelhecermos juntos. Eu e você, envelhecermos e morrermos juntos.- Douglas, por que alguém em sã consciência ficaria ansioso por isso?"
David sempre mostra o outro lado da moeda, e suas tramas trasbordam um sentimentalismo genuíno, o que não foi diferente com Nós.
Douglas é um personagem que eu me identifiquei imediatamente. Ele acredita piamente em amor eterno, e sua base é a sua família.
Por mais que o personagem pareça bastante piegas ao relembrar detalhes de como se apaixonou pela esposa (o que na realidade eu amei), ele não se abstém de pontuar seus erros, e defeitos. Inclusive, o que me fez de fato admirar o protagonista, foi essa capacidade de reconhecer que em algum momento ele também falhou.
"Quando muito, eu estava ainda mais dolorosamente consciente do fracasso de minhas melhores esperanças. Apesar dos meus esforços, ou talvez por causa deles, os Petersen estavam desmoronando. Se houvesse dois ou quatro de nós, talvez pudesse haver algum equilíbrio. Mas, juntos, tínhamos a mesma graça que um cachorro de três pernas, mancando de um lugar para outro."
Nada me impediu de detestar veemente Connie - a esposa sem sentimento de Douglas -, e Ovo, seu filho ingrato. Para quem imagina que a vida após o casamento é só felicidade, o casal Petersen nos prova o contrário.
Para que haja amor conjugal, é preciso lutar constantemente por ele, mesmo após anos de convivência. Lição essa não aprendida por Connie, que se sentia "cansada" depois de todos os anos de companheirismo.

O grande tour por França, Alemanha, Veneza, Munique e algumas outras cidades, é pontuado de inteligentes observações feitas Douglas, e é um verdadeiro passeio cultural de encher os olhos. A habilidade do autor em descrever com precisão pinturas de artistas como Rembrandt, Botticelli, Bosh, Picasso entre outras, é mais uma prova de sua escrita impecável.
Não é preciso muitas páginas para adivinhar qual seria o final da família, mas querem saber? até sendo previsível o David sabe surpreender o leitor nos pequenos detalhes.

Com um retrato pungente sobre uma família que está prestes a desmoronar, David constrói uma trama que mostra as dificuldade em sobreviver aos diversos desafios impostos a um casal.
Dolorosamente sincero, e realístico. Indico para todos.

7 comentários:

  1. Já tive uma experiência com o trabalho do Nicholls, com o livro Um Dia. Concordo contigo que o autor aborda suas temáticas de maneira bem realista, sempre mostrando seus personagens fazendo escolhas e futuramente arcando com as consequências delas. Já ouvi vários comentários positivos a respeito do Nós e espero que consiga lê-lo em breve <3

    Beijos,
    Bia.

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
  2. Oi jacque
    Sabe, quando eu li Um dia, eu não gostei, não foi o que eu esperava e por causa disso acabei não lendo mais nada do autor.
    Agora fiquei curiosa com este livro, quem sabe eu de outra chance para o autor. Fiquei com vontade de ler.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jacque!

    Ainda não li os livros de Nicholls, mas tenho muita curiosidade. Aliás, acho que vou começar por Nós! Adorei a premissa e sua descrição do personagem principal. Além disso, essa dose de realidade me agrada bastante!
    Amei a resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler <3 Sou fã do DAVID por causa de UM DIA (Em & Dex) melhor romance!!

    Yasmim
    http://www.yasmimsramos.com.br/

    ResponderExcluir
  5. David Nicholls é um romancista maravilhoso! Sou apaixonada pelas suas histórias. Muito bom! Adorei seu blog. Estou seguindo! Beijo!

    http://exploradoradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Li apenas dois livros do David e confesso que Resposta Certa não me agradou tanto. Mas esse toque de realidade que você cita dele, realmente é algo presente em David e é algo que eu gosto também. Quero muito ler O Substituto e agora Nós, que, confesso que ao saber que se trata sobre casamento em crise, não me interessaria muito, mas como foi escrito por David Nicholls e depois de ler sua resenha, meu interesse permanece <3

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jacque!
    Eu queria ler uma resenha deste livro só para ter uma noção melhor da história. Eu realmente quero passar bem longe. Não gostei MESMO de "Um Dia"; recebi um balde de água fria com a leitura. É inegável que o autor é beeem realista. Acho que esperava exatamente o contrário quando me propus a ler algo dele.
    Acho que não quero ler nada dele por enquanto (ou ainda).
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...