Autor: Maurício Gomyde
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 265
Classificação: 5/5
Minha Opinião:
Sou fã n°0 do autor, desde que conheci seu primeiro livro. Lembrando que o autor foi o primeiro autor nacional parceiro do blog, e eu tenho um carinho e apreço enorme por suas obras (que tem destaque especial na minha estante) De lá pra cá, acompanho todos os lançamentos, e não escondo que o mais aguardado era este. Isso porque eu vibrei com a notícia de que o autor tinha assinado com a editora mais queridinha por mim.
Essa resenha já estava prontinha, mas como a entrada do carregador do meu note derreteu, eu perdi tudinho :( vou tentar repetir todos os elogios que eu fiz na resenha original rs
Surpreendente sem dúvida foi o melhor título para essa obra verdadeiramente surpreendente. Já no prólogo arrebatador, já era de se esperar uma história emocionante, repleta de lições do tipo que o leitor leva pra vida toda. Eu não esperaria nada diferente vindo do Maurício.
No livro, Pedro Diniz de 25 anos, acaba de se formar no curso superior de audio-visual. Seu maior sonho é receber o prêmio Cacau de Ouro. Só que o único prêmio que recebeu, foi o Tatu de Madeira, por seu curta-metragem "Feliz!"
Diagnosticado na adolescência de uma doença visual degenerativa que o faria perder a visão aos poucos, Pedro contraria a lógica da medicina, já que sua doença estagnou.
Com a ajuda de seus amigos, Pedro embarcará em uma jornada para gravar um filme digno de um Cacau de Ouro, e descobrirá que, às vezes, a amizade é tudo o que precisamos para nos mantermos sãos.
"Nossa vida é feita de um monte de momentos inesquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível"Toda vez que termino uma obra do autor, acabo com meus papéis de marcar quotes, e sempre choro. Não foi diferente dessa vez.
A experiência de leitura foi bem pessoal para mim. Eu tenho um amigo com a mesma doença de Pedro, e toda vez que eu lia o livro, lembrava da luta diária que este meu amigo passa para estudar, e trabalhar na sua área, que é a Educação Física.
"Acho que o cinema, a música boa e a literatura são instrumentos da Santíssima Trindade para salvar o ser humano da derrota como espécie."O que eu mais amo nos romances do autor, é a forma realista com a qual a trama é trabalhada.
Os personagens são naturalmente humanos, com características marcantes. Ele são primordiais para o andamento da história. Fit com as suas frases de personagens de desenhos animados, Cristal com a sua visão realista das coisas, e Mayla com seu apoio total aos projetos de Pedro.
O próprio Pedro que transparecia ser a confiança em pessoa, até descobrir um segredo do passado, muda completamente sua perspectiva.
Seja nas cenas finais emblemáticas, ou nas frases de motivação proferidas por Pedro, não podemos contestar a grandeza dessa obra.
"(...)Se uma pessoa passar toda a existência sem fazer algo realmente excepcional por um amigo, a vida não terá valido a pena..."Surpreendente para mim foi mais do que uma história. Foi uma lição de vida inesquecível.
Oi Jacque!
ResponderExcluirMorro de vontade de ler algo do Maurício, todo mundo é só elogios para com as obras dele! Acho que de todos os títulos, Surpreendente é justamente o que mais chama minha atenção justamente pelo fato de os personagens parecem 100% humanos! E essa doença do Pedro, gente? Deve ser triste demais, ainda mais por conta do sonho dele. Mas se tem uma coisa que eu sempre digo é que quem tem amigos, tem tudo. Ainda bem que Pedro tem tudo, né?
Beijo!
http://www.roendolivros.com
Com certeza, é um livro que quero ler! Está sendo o maior sucesso!!
ResponderExcluirBjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
Obs: Please, dê a curtida básica em: https://www.facebook.com/eternamenteprincesa/
Oi Jac!!! Saudade quanto tempo faz que não passo por aqui. Fechei o Livros de Cabeceira e só agora to retornando a visar os blogs que amo e vc foi o primeiro :D
ResponderExcluirSobre o autor, eu sempre vejo elogios pro Gomyde, sempre tive curiosidade em ler algo dele, dai na ultima Bienal daqui de SP, comprei a Maquina de contar historias e aproveitei que o Gomyde estava no stand, fui lá conversar com ele e logico pegar autografo. Dai que vi a otima pessoa que ele é, mas mesmo assim demorei um pouco parar ler o livro, mas tbm qdo o li, amei, me vi presa a historia e a escrita. Ou seja, virei fã. Qdo vi que esse livro iria ser lançado pela Intrinseca, surtei, fiquei muito feliz pelo Gomyde, e já logo d ecara me sentir atraida pelo livro, e agora com sua resenha, acho que vou quebrar a promessa de não gastar nada no fim do ano hahahahaha
Beijos
Brubs
Olá :)
ResponderExcluirEstou querendo muito ler esse livro!
Nunca li nada do autor, mas pretendo começar com Surpreendente!
Adorei conhecer seu blog!
Beijão,
http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/
Oi, Jacque!
ResponderExcluirAh, Maurício <3 Tenho um carinho enorme por ele e suas obras, é alguém realmente muito querido. Há tempos venho olhando esse livro pelas redes sociais, mas não sabia sobre o que se tratava. Fiquei ainda mais interessada.
Beijo!