Livro: Predestinadas livro #3
Série: As crônicas das irmãs bruxas
Autora: Jessica Spotswood
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 273
Classificação: 4/5
Minha Opinião:
Quer me fazer feliz, é só colocar uma série sobre bruxas nas minhas mãos.
Com a trilogia das Irmãs Bruxas foi só felicidade no começo. A trama logo prendeu minha atenção, e para completar os personagens era interessantes e bem caracterizados.
E enfim chegamos ao final da trilogia que começou com Enfeitiçadas.
Se os outros dois livros eu li avidamente, esse já foi um pouco diferente. Jessica deixou tanta coisa boa para o final, que algumas partes foram mal exploradas.
Pretendo não soltar spoiler sobre a trilogia, por isso a sinopse vou contar bem por alto. A história se passa na Inglaterra do século XIX, onde o povoado onde vivem as três irmãs bruxas é governado por uma fraternidade (Irmãos).
Naquela época nada era fácil para as mulheres, ainda mais para bruxas. Dispostas a guardar o segredo de seus poderes, Cate, a irmã mais velha, está disposta a tudo para não deixar ninguém descobrir sobre ela e as irmãs.
Só que uma terrível profecia sobre três bruxas, Cate teme que ela e suas irmãs estejam correndo sérios riscos, maiores que o de serem pegas pela fraternidade.
A primeira coisa que notei nesse livro, foi o amadurecimento das irmãs. Cate provou ser mais do que uma irmã super protetora. Ela deixou tanta coisa de lado pela segurança de suas irmãs, e esse altruísmo me fez amá-la como a personagem forte que é.
Tess, a irmã mais nova, também se destacou na trama. Já não posso dizer o mesmo de Maura, que continuou um pouco insuportável, mas no fim acabou aprendendo algumas lições com suas escolhas.
Esse volume foi o mais movimentado de todos. Com isso algumas partes ficaram um pouco corridas, mas nada que atrapalhe o andamento da trama.
Meu coração quase sai pela boca em diversos momentos, e a narrativa de Jessica é magistral ao ponto de não entediar em nenhum momento.
O romance é daqueles que só acrescentam todo um clímax na história, mas sem ofuscar o enredo principal.
O que eu mais gostei nessa trilogia, é que a luta pelos direitos das mulheres é debatida com muita propriedade. Não se trata apenas de uma trama bobinha sobre bruxaria. A opressão que as mulheres sofriam por culpa da Fraternidade, apontam os holofotes para um problema que ainda persiste nos dias atuais, infelizmente. Elas eram impedidas de trabalhar e estudar, encorajadas a se tornarem apenas uma dama para servir ao seu marido.
Foi inspirador ver a luta da Irmandade, que oferecia suporte a essas mulheres, educando, e encorajando a mulher a ter voz na sociedade.
Predestinadas encerra com chave de ouro a trilogia. Mais do que uma fantasia sobrenatural, Spotswood levanta ensinamentos muito válidos, e mal posso esperar outros livros da autora.
Sou apaixonada por esta trilogia. Assim como você, também adorei o destaque magnífico que a autora deu à luta pelos direitos das mulheres e a forma como ela trouxe romantismo para a história sem ofuscar a trama principal. O casal é tão lindo.
ResponderExcluirÓtima resenha, Jacque!
Beijocas.
http://artesaliteraria.blogspot.com.br
Oi Jacque!
ResponderExcluirEu já li essa série e amei! E como você bem disse, o mais legal é que ela não traz só um romance fofo de bruxas e sim uma saga sobre direitos para as mulheres e o papel que elas podem exercer na sociedade!
Beijos!
Participe do Sorteio de Carnaval
http://www.mademoisellelovesbooks.com/