[Resenha] O primeiro último beijo - Ali Harris

Livro: O primeiro último beijo
Autora: Ali Harris
Editora: Verus
Número de páginas: 445
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

Tinha um bom tempo que eu não chorava com uma história de amor assim.
E também fazia um bom tempo que eu não me envolvia com um casal, como me envolvi com Molly e Ryan.


Molly e Ryan são aquele tipo de casal que nasceram um para o outro. Eles se conheceram ainda na adolescência, e aos 20 e poucos anos já moravam juntos, e acreditavam que aquele amor seria para sempre. Porém, as idas e vindas do casal, fizeram Molly perceber quantos beijos ela desperdiçou.

Essa é uma daquelas histórias que poderiam muito bem ter acontecido com seu vizinho, ou com alguém da sua família.
É com um bem-vindo toque de realidade, que Ali Harris nos conduz pela trama que explora os altos e baixos do amor, mas que acima de tudo nos enche de esperança.
"O futuro não está garantido pra ninguém, portanto beijem até não poder mais, na rua, na frente de todos! Beijem como se cada beijo fosse o último. E depois salvem todos eles na memória, para que possam guardá-los para sempre."
A narração não é linear, mas o leitor identifica facilmente os saltos no tempo. A narrativa é feita em primeira pessoa, por Molly, tornando a experiência de leitura tão aconchegante e familiar.
Descrevendo os variados tipos de beijo (o primeiro, o da despedida, o de desabafo, o de remorso, o desperdiçado), Molly nos mostra que por mais que o amor tenha tudo para ser perfeito, cometemos erros e falhas que podem afastar duas pessoas que se amam.
" É possível uma vida sem arrependimentos? Nunca acreditei nisso. Passamos a vida almejando a felicidade e realização no trabalho no amor, com nossos amigos e familiares, no entanto muitas das vezes gastamos energia reclamando de namorados ruins, mudanças erradas na carreira, discussões com amigos e oportunidades perdidas (...) Sei que arrependimentos são um fardo para a felicidade e estou tentando me livrar deles, pois aprendi que tudo é uma questão de escolha"
Eu simplesmente amei tudo sobre esse livro. O início não deixa nenhum indício de como seria o desfecho, e essa foi a parte que eu amei. Eu lia capítulo por capítulo, na expectativa de adivinhar o futuro de Molly e Ryan.
Ryan é aquele tipo de personagem inacreditável de tão perfeito. É o garoto bonitão que valoriza e ama a família, e que faz tudo pela esposa. É o homem com quem toda mulher gostaria de casar.
Já Molly não me agradou em 100% do tempo. Ela reclama demais da vida que tem, comete várias burradas, e ainda tem o "eu" dela de 15 anos, que reflete (negativamente) sobre suas escolhas no amor, na carreira, e na vida.
Essas "reflexões" são quase uma desculpa para ela agir de modo inconsequente e leviana.
"Aprendi, da maneira mais difícil, que as emoções podem ser descartáveis, como aquelas velhas câmeras Kodak de plástico que usamos para tirar foros nas férias. A felicidade é tão transitória quanto a tristeza." 
Todo início de capítulo, Molly faz uma consideração sobre os tipos de beijo, e essas foram minhas partes preferidas. Meu livro ficou repleto de post-it.
Mas o livro não se trata apenas de uma história de amor. A trama também é sobre família, amigos, e sobre raízes. É muito tocante e inspirador o carinho que Ryan tinha pela sua cidade natal, e pela sua família. O modo como ele valorizava a opinião dos pais, e era ligado a eles, me levou às lágrimas em vários momentos.
Até o relacionamento frio e distante entre Molly e seus pais, tem um grande destaque, e me trouxe tantas lições.

O desfecho foi tão tocante e triste, e mesmo assim, ainda conseguiu transmitir uma esperança admirável. O primeiro último beijo é um daqueles livros que ficam gravados na nossa mente para sempre, e ainda nos prova que apesar da felicidade ser tão transitória quanto a tristeza, vale a pena arriscar tudo pelo amor.

3 comentários:

  1. Oi Jacque
    Confio na sua opinião, e já fiquei doida para ler. O livro parece ser emocionante e muito romântico. Gostei do enredo, só com um pouquinho de medo quando fala da tristeza, mas faz parte da vida né?
    Amei sua resenha!!

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque! Tudo bem?

    Só de ler a sua resenha já me emocionei. Os tipos de beijos que muitas vezes acontece em nossas vidas parece que é retratado nesse livro de uma forma bem sensível. Já tinha visto esse livro por aí, mas nunca li nenhuma resenha. Adorei! Já entrou para a minha listinha (nada pequena rsrs) de próximas leituras.

    Beijos

    Vivian
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  3. Ai, Jacque, que felicidade saber que você também leu e também se derreteu pela Molly e pelo Ryan <3 <3
    Fiz uma resenha dele também e MEU DEUS, só de lembrar da história pra escrever sobre ela já me arrepiei toda, fazia muito tempo que não me envolvia tanto também, simplesmente me apaixonei...
    Beijosss
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...