[Resenha] Persuasão - Jane Auten

Livro: Persuasão
Autora: Jane Austen
Editora: Martin Claret
Número de páginas: 229

Sinopse: O último romance que Austen escreveu, publicado postumemente em 1818 -  conta a bela e sedutora história de Anne Elliot e Frederick Wentworth, os quais, oito anos depois do rompimento de seu noivado, reencontram-se, todavia em circunstâncias bem diferentes daquelas do passado.


Minha opinião:
Eu não posso deixar de começar a resenha, falando da minha paixão por Jane Austen. O primeiro romance que li da autora foi Orgulho e preconceito, um dos meus preferidos, o qual já assisti ao filme mais de 20 vezes. A escrita de Austen é rica em detalhes, para quem já leu sabe exatamente como é viajar pelas paisagens que Austen descreve em sua obra. Londres é sempre o cenário de seus romances, e quando li Persuasão fui transportada mais uma vez para a cidade britânica, chegava até a imaginar os personagens com seus sotaques típicos dos londrinos.
Mas vou parar de babar na minha autora preferida e falar sobre o livro.
A mocinha dessa vez é Anne Elliot, que quando jovem e apaixonada por Frederick, é persuadida por sua amiga lady Russell, a romper o noivado, pois Frederick não possuia um título importante, nem posses suficientes e portanto não era considerado um bom partido.
Anne tem três irmãs: Elizabeth, mais velha e ainda solteira, e Mary, a irmã caçula e casada com Charles Musgrove.
Com as economias acabando, Sir.Walter Elliot, pai de Anne, é persuadido por Lady Russell e sua filha Anne, a deixarem a residência de Kellynch Hall e se mudarem para uma casa com menos luxo em Bath, alugando assim a antiga residência.
O que Anne não esperava, é que o novo proprietário da sua antiga residência, fosse o Sr. e Sra. Croft. Sophie Croft é irmã do seu ex-noivo, e com isso o reencontro dos dois é inevitável.
Só que agora Frederick é rico e Oficial da marinha, e muitas mulheres se demonstram interessadas por ele.
A tensão do reencontro dos dois é de fazer suspirar e essa versão da Martin Claret ainda tem um capítulo excluído, que eu pessoalmente amei.
Com toda certeza Persuasão se tornou meu favorito.Uma leitura altamente recomendada para os corações românticos de plantão.

Quotes:
- O nome de Anne Elliot - disse ele- há muito tempo soa de maneira muito sedutora para mim. Por muito tempo ele encantou minha fantasia; e, se eu ousasse, aventaria meus votos de que tal nome nunca mude.

(...)Posso ter sido injusto, fui fraco e ressentido, mas nunca inconstante. Só por você vim a Bath. Só por você eu penso e faço plano. Será que você não viu? Será que você não conseguiu entender meus desejos?Não teria esperado nem estes dez dias, se tivesse podido ler os seus sentimentos, como acho que você entendeu os meus (...)

Ainda não assisti o filme da obra, mas os atores que escolheram são fiéis aos que eu imaginava. Com Rupert Penry-Jones no papel de Frederick (o que é esse homem gentem? lindo) e Sally Hawkins no papel de Anne. Como eu amo filmes antigos, esse é um DVD que procuro a muito tempo para minha coleção, mas ainda não achei (mas eu não desisto)



8 comentários:

  1. Tenho este livro mas ainda nao li...sou apaixonada por Orgulho e Preconceito, na verdade sou louca pela historia. Tenho o filme em casa e tb ja vi mais de 20x...rs
    Ja me disseram que todos os livros de Jane s'ao bons!
    Gostei da resenha!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Jane Austen é diva. Não existe um livro que não seja bom.
    Persuasão é um dos meus favoritos tbm e tbm ainda não vi o filme =(
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada de Jae Austen, sempre fico pensando" puxa, ela deve escrever difícil", mas com essa resenha, juro que se não fosse 23:06 eu corria para a livraria pra comprar. Amei!
    Parabéns mesmo, me conquistou, quero ler Jane Austen 0/

    Seguindo o blog Jacqueline, obg pelo coment lá no Adventurer Penélope.
    Beijinho,
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  4. são os últimos dias de inscrições abertas para o sorteio do exemplar " A linguagem das flores". Inscreva-se
    Imaginayre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Jaqueline, vim te retribuir a visita e o comentário, seja bem vinda lá em casa as portas estão sempre abertas!
    abs e bom fim de semana
    Jussara

    ResponderExcluir
  6. OI Jacqueline!!!
    Td bem???

    Vim retribui a visita que vc fez ao Livros e Choolates!!

    Gostei muito do seu blog!! Já estou seguindo=)


    Bjoos!!!

    livrosechocolates.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Gente, que curiosa que eu fiquei para ler este livro! Acho que vou adorar.Pois já ouvi muito falar, mas nunca tinha lido resenha dele.
    Valeu a dica.
    Bju

    ResponderExcluir
  8. Também adoro Jane Austen...ela é diva!!!!! Amei tua resenha, ficou D+!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Beijocas

    http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...