Autoras: Margaret Stohl e Kami Garcia
Editora: Galera Record
Número de páginas: 485
Classificação: 5/5 (favorito)
Sinopse: Ethan é um garoto normal de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos e totalmente atormentado por sonhos, ou melhor, pesadelos com uma garota que ele nunca conheceu. Até que ela aparece... Lena Duchannes é uma adolescente que luta para esconder seus poderes e uma maldição que assombra sua família há gerações. Mais que um romance entre eles, há um segredo decisivo que pode vir à tona.
Minha opinião:
Eu estava receosa em fazer a resenha deste livro. Primeiro porque comprei o livro sem muitas expectativas, e já no começo me apaixonei loucamente pela história, pelos personagens, pela narrativa e justamente por isso, fico com medo de que a minha resenha não fique a altura do livro, porque ele é o queridinho na minha estante.
O livro é narrado em primeira pessoa, por Ethan, um adolescente normal de 16 anos. Ele perdeu sua mãe a pouco tempo, e seu pai se tornou um zumbi em sua própria casa, permancendo trancado em seu escritório desde o dia da morte de sua esposa. Ethan é criado pela governanta Amma, uma gentil e supersticiosa senhora. Eles moram na cidade de Gatlin, uma cidade onde nada de novo acontece (fora as fofocas), e onde todos são aficcionados pela Guerra Civil (bem, nem todos). Mas quando Lena, a sobrinha do recluso Ravenwood, chega na cidade, acontecimentos estranhos mudam a vida de Ethan e da cidade para sempre.
"Nunca amei você mais do que a amo nesse exato segundo. E nunca vou amar você menos do que a amo nesse exato segundo" (pág.483)
Antes de Lena, tudo o que Ethan mais sonhava era sair se Gatlin o mais rápido possível, mas tudo muda com a chegada de Lena. Ethan se depara com uma maldição, visões, sonhos e muitos segredos sobre quem Lena é e quem ela será quando completar dezesseis anos.
Em meio a paisagens góticas, muita ação, bruxaria, mistério e aventura, Dezesseis luas é um livro que aborda de forma inovadora o mundo dos conjuradores (bruxos).
A narrativa é o ponto alto do livro, pois se trata de um menino narrando. Em meio a tantos livros narrados por personagens femininos, a escrita de Margaret e Kami se destaca pelo diferente.
Ethan éo personagem humano, mais envolvente que eu já conheci. É fácil se apaixonar por ele, por causa do seu jeito maduro e disposto a encarar qualquer coisa para salvar Lena da maldição.
A narrativa não se torna cansativa em momento algum, porque o livro possui muitos mistérios que prendem a atenção do leitor e a cada capítulo é uma descoberta diferente sobre o passado da família de Lena.
Os personagens são muito bem construídos, e assim se torna fácil se envolver e identificar-se com cada um. Mesmo os personagens secundários possuem características únicas, que fazem o leitor se apaixonar, como é o caso da bibliotecária Marian, Link, o tio Ravenwood e Ridley.
Foi criada uma mitologia diferente para os bruxos , e eu particularmente gostei da divisão dos "dons" de cada conjurador.
As autoras conseguem transmitir com perfeição o clima gótico da estranha cidade de Gatlin, e souberam dosar muito bem o romance com o clima misterioso que permanece até as últimas páginas.
Este foi um dos romances sobrenaturais que mais surpreenderam no ano de 2011, e em breve vou começar a ler a continuação Dezessete luas, que promete ser tão bom quanto o primeiro livro da série.
Pra quem gosta de romance sobrenatural, a leitura de Dezesseis luas é imperdível.
Jack, assim você vai me falir de vez! Eu estava super relutante em comprar esse livro, mas agora preciso dele! Amo paisagens góticas e é tão raro encontrar livros jovens que retratem isso. Quero ler sua resenha sobre a continuação!!!! =D
ResponderExcluirBeijos!!!!
Estou louca pra ler. Amei a capa, é romance sobrenatural, e Céus, parece ser eralmente perfeito e vc agora me deixou com mais vontade ainda de ler. O que eu faço? Difícil é se conter e eu que prometi que não compraria livros por dois meses.
ResponderExcluirEsse é um livro que me enche de dúvidas sobre o que eu devo esperar dele! Porque as resenha são tão variadas. Por isso não estou criando expectativas para ele e estou esperando que entre de novo em promoção :D
ResponderExcluirBeijos,K.
Girl Spoiled
Fiquei interessada nesse livro desde quando a Sora comentou sobre ele lá no blog...agora quero ler mais ainda!
ResponderExcluirbjos!
Olá
ResponderExcluirAcho que nunca tinha parado para ler uma resenha desse livro, de fato. Mas acho que vou gostar da história, agora fiquei com vontade de ler e saber mais *-* haha
Achei legal a autora explorar o lado sobrenatural pela visão masculina
Beijão!!
nuvemdeletras.blogspot.com
O jeito como você fala da história já nos deixa apaixonados antes mesmo de lermos o livro.
ResponderExcluirMinha listinha de desejados já ta bem grandinha, acho que preciso de um aumento de salário =P
Bjinho,
pirigueteliteraria.blogspot.com
Nossa Jacque, amei a sua resenha!!
ResponderExcluirFaz tempo que estou com esse livro aqui e sempre vou deixando para depois.
Agora que lançaram o 17 Luas, me deu vontade de ler o primeiro volume.
Vou seguir o conselho e vou ler então!!! :D
Beijooo!
Nossa, ação, bruxaria e mistério??
ResponderExcluirEu queroooooo...
Adorei a resenha.
Beijos
Magia Literária
Estou querendo tanto, mas tanto ler esse livro.. Ain, espero estar com a continuação quando ler esse.
ResponderExcluirxoxo,
thay
http://thaypriscilla.blogspot.com
GEEEEEENTE, mas eu estou louca para ler esse livro. Sem contar a capa né? Tipo PERFEITA. IOEAHIEAO
ResponderExcluirAdorei a resenha, só me confirmou mais ainda o que eu já achava, e me atiçou a vontade! IOHEIHOE
Parabens pelo blog, lindo!
http://bestherapy.blogspot.com/
Ah, agora sim você me convenceu rsrs
ResponderExcluirrealmente, nada melhor do que personagens bem construídas, mistérios constantes, prendendo o leitor em cada página!
Gostei da sua resenha, agora eu tô querendo comprar o livro, só que eu preciso de dinheiro T-T
O Sub tá com um preço muito bom, mas como já comprei muitos livros, nem vai dar por esses dias =/
Mas fica avisado, você despertou o meu interesse pelo livro. Culpa sua u-u rsrs
ótimo post! Parabéns!
bjão!
@Pedro_Almada
http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com
Nossa, você não imagina o quão apaixonada eu estou por esse seu layout! É a coisa mais linda do mundo!
ResponderExcluirEntão, faz um tempo que estou para ler esse livro, sempre que vou na livraria pego ele na mão, mas acabo deixando ele e comprando outro que me agrade mais!
Mas depois de ler a resenha eu acho que a próxima vez que for a livraria eu compro!
XOXO
@iDevotchka
http://www.thebooksarecalling.com
AMO, AMO, AMO, AMOOOO! Esse livro! Um dos melhores que li no ano passado! O Ethan é muito amor! <3 Não vejo a hora de ler "Dezessete Luas"! *__* Realmente, não nos apaixonamos só pelos personagens principais, os secundários também nos conquistam! Adoro o Link, ele é uma figura! rs.
ResponderExcluirAdorei a resenha!
Beijos flor,
Amanda
Lendo&Comentando
^_^
Eu comprei esse livro faz um tempinho, mas ainda não me arrisquei a ler. ;x
ResponderExcluirMas agora depois de ler a sua resenha acho que vou lê-lo o quanto antes (:
Bj;*
Naty.
Tô ansiosíssimo pra ler essa série, mas ainda espero os preços abaixarem um pouco. Resenha maravilhosa! Parabéns pelo blog, adoro muuito!!
ResponderExcluirOi Jack!
ResponderExcluirAdorei o blog e estou seguindo!
Tenho há um tempão esse livro, mas ainda não li! Perdi a vontade na época, pois estava saturada de livros com teor sobrenatural!
Mas pela sua resenha, pude perceber que esse livro é super interessante! Pretendo lê-lo em breve, fiquei bastante ansiosa!
Ótima resenha, parabéns!
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Tem post novo no blog, passa lá :)
Beijos,
Nathi
@bookswonderland
Books in Wonderland
eu já li o livro e apesar de não ser um dos meus favoritos, vale a pena ser lido. beijos
ResponderExcluirNossa, esse livro tem me perseguido, preciso comprá-lo, pq todos dizem coisas muito boas a respeito dele.Vc resenhou lindamente ,como sempre,sucinta e muito criativa ao falar da história sem revelar spoillers e pontos que não devem ser revelados numa boa resenha, parabéns Jacqueline.*.*
ResponderExcluirEu quero pedir desculpa se tenho andado meio distante aqui do My book lit, foram tantas coisas, festas, férias de filho, crianças em casa entediadas e uns probleminhas no pc, juntamente com a correria atrás de editoras parceiras. Mas agora estou normalizando tudo e prometo ser bem presente e constante aqui no seu cantinho*.*
Beijos da Vivi
http://vivianeblood.blogspot.com/
Amo, amo, amo a série! Acho que tem um balanço entre o romance meio água com açúcar com o lado pesado do mundo conjurador. E funcionou super bem!
ResponderExcluirEstou lutando para ler Dezessete Luas, mas parece que há algo me impedindo, rs.
Sempre rocomendo pra todos que me pedem opinião ;D
Beijos.
Acho que já li muitas resenhas sobre o livro, mas a sua ficou super clara! Adorei a história do livro, ainda não li muita coisa de bruxos e tal,mas esse parece ser um bom livro para começar!
ResponderExcluirSua resenha é muito bem feita e sem spoilers, geralmente quando gostamos muito de um livro, na hora da resenha é dificil não falar sobre o que acontece hahahha
Beijão
Júlia
www.saladacultural.blog.br
Ain, eu amo tanto esse livro! Ethan é realmente um tudo. O que eu mais amei foi o fato de ele ser tão normal e mesmo assim estar ali para tudo *-*
ResponderExcluirDezessete Luas é o próximo na fila de leitura ;)
Beijitos
http://www.bookpetit.com
Essa série é extremamente apaixonante!!! Estou realmente encantada e envolvida com a história!
ResponderExcluirApesar de já ter assistido o filme, tenho muita vontade de ler os livros dessa série. Parece ser muito legal.
ResponderExcluir