Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Número de páginas:
Classificação: 3/5
Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.
Minha opinião:
Clary, de 15 anos, vai a uma discoteca com seu melhor amigo, Simon, para se divertir. Ela, porém, acaba presenciando o assassinato de um menino, por 3 jovens, todos cobertos com tatuagens estranhas. Após o sumiço misterioso do corpo, Clary indaga aos três o motivo do crime, e um novo mundo se descortina para ela: eles são Caçadores de Sombra (nephilim, filhos de anjos com humanos), que tem por missão exterminar os demônios da terra.
Quando sua mãe desaparece e Clary é atacada por um demônio, ela precisa contar com a ajuda dos Caçadores de Sombra: Jace, Alec e Isabelle, para encontrar as respostas sobre a causa do desaparecimento.
Entre criaturas do submundo e armas mágicas, que possuem o poder da cura, Cassandra nos conduz por um mundo sobrenatural diferente e recheado de ação.
Depois de muito ouvir falar na série Os Intrumentos Mortais, arrisquei comprar os 3 primeiros livros da série de uma vez só. Após muito tempo na minha estante, decidi pegar o primeiro livro para ler, e acho que fui com "muita sede ao pote".
Cassandra Clare fez uma verdadeira salada sobrenatural, ao misturar vampiros, lobos, demônios, feiticeiros, fadas e o que mais fosse produto do mundo fantástico, em seu livro de estreia.
A ideia, então inovadora, peca pela rapidez com que a autora despeja as inúmeras explicações em torno do mundo dos Caçadores de Sombras. Foram muitas revelações, para assimilar tudo em tão pouco tempo. A autora também correu na descrição e algumas cenas ficaram com aparência de mal acabadas.
Após esse início confuso, entretanto, a narrativa adquire um ritmo constante e eu me vi, enfim, envolvida na história.
Clare utiliza de muito humor, ironia e sarcasmo para compor os diálogos. Esse sarcasmo, inclusive, é uma das características na maioria dos personagens, com ênfase em Jace. Embora pareça um ogro, e totalmente insensível aos sentimentos alheios, ele é de longe o melhor personagem do livro. Cassandra imprimiu com muita originalidade as características da personalidade de Jace, criando um personagem diferente de todos que já conheci nos livros sobrenaturais - que não chega a ser um bad-boy, mas que cativa com seu jeitinho irônico (e totalmente sedutor).
Apesar de achar alguns pensamentos por parte de Clary bem avançados para a idade (ou vai ver sou careta demais), ela não é uma protagonista chata e fútil, o que me agradou bastante.
É interessante notar também que a autora não foca apenas em um personagem, e todos de alguma forma, ganham algum destaque na história.
A narração em terceira pessoa, por outro lado, deixa a desejar. Em muitos momentos senti falta de um aprofundamento em torno dos sentimentos dos personagens, especialmente os de Jace.
O enredo principal me lembrou muito Harry Potter, com toda a procura pelo Cálice Mortal. Portanto, a narração envereda por tantos caminhos, que o final se tornou imprevisível para mim.
A narrativa me surpreendeu em dois momentos: primeiro, pelo fato do romance não ser presença constante no livro (eu esperava algo meloso, mas gostei do modo como aconteceu); e segundo pela autora conseguir reunir tantas mitologias em um só livro, principalmente, a forma como ela abordou o homossexualismo de um dos personagens, sem que soasse forçado.
O que não me convenceu, foi o vilão Valentim. No começo eu achei que ele seria a "pedra no sapato" de todos no livro, mas devo admitir que a minha "queda" por personagens tidos como “malvados”, me fez criar certa simpatia por ele. Talvez, por isso, não consegui enxergar um vilão na história.
Apesar do começo frustrante e com um final digno de folhetim mexicano, Cidade dos Ossos me ganhou pela rapidez nos diálogos, e uma narração minuciosa, sem se tornar maçante. O livro me proporcionou boas horas de gargalhada e entretenimento. É um bom começo, mas eu esperava muito mais. Minhas expectativas estão todas em Cidade das Cinzas, continuação da série.
To no começo deste livro. Mais ou menos na página 30 o.O. Até agora estou de pé de guerra com ele, por que empacou, e eu não sei por que. Eu olho pro livro e não tenho a minima vontade de lê-lo, o que não costuma acontecer em outros livros. Como você disse, acho que é o começo que está frustante e tirando a minha vontade de ler logo isso. Adorei a resenha
ResponderExcluirBjs
Paty
http://abajurdepapel.blogspot.com
Prepare-se então para o segundo livro! Ali sim eu senti um ódio mortal do Valentim. Eu tive um pouquinho de raiva da Clary no começo, sempre querendo tudo o que dava na telha e fazendo muita "m".
ResponderExcluirAinda preciso ler o terceiro, mas de qualquer forma eu amo essa série de livros, que antes era uma trilogia e agora virou seis livros.
Um beijão,
Pronome Interrogativo.
http://www.pronomeinterrogativo.com
Faz muito tempo que eu li esse livro e realmente não posso dizer com certeza tudo o que eu acho, mas achei bem legal (não tanto dos melhores). Eu gostei-não-gostei mais dos outros livros, que do mesmo modo que me fizeram gostar mais me irritava muito certas partes (a Clary então...).
ResponderExcluirEngraçado é que nesses dias eu pensei em Instrumentos Mortais mais do que o normal, porque eu li as continuações de Sob a Luz da Lua e me fizeram lembrar bastante (apesar de eu gostar mais da trilogia Nightshade).
lembrei agora e decidi voltar. Você falou isso do Valentim não parecer um vilão e isso é uma das coisas que eu achei mais legal dos livros. Ela criou um mundo que desconstrói um pouco isso de dividir entre vilão e mocinho, todo mundo tem um pouco dos dois (o que fica claro quando compara os caçadores com os outros, tipo vampiros, lobisomens...)
ResponderExcluirQuero muito ler esse livro, aliás toda a série "instrumentos mortais" me cativa, porém agora sei que vai demorar um pouco eu adquirir os livros, pq minha lista está enorme, como sempre falo e falo sobre isso...
ResponderExcluirMas o bom das resenhas é isso né? Vou lendo e tendo ideias do que esperar, e a sua está muito boa, me deixou com gosto de quero ler mais forte ainda .
Beijos Jaque \o
http://vivianeblood.blogspot.com/2012/02/resenhas-principe-sombrio.html#more
Rindo muito aqui com "um final digno de folhetim mexicano".rs Mas é a mais pura verdade, o final de Cidade dos Ossos é muito coisa de novela. Também esperava muito desse livro quando comecei a ler, não cheguei a me decepcionar e os outros livros me agradaram bastante. =D
ResponderExcluirBeijos!!!
esse está entre um dos livros que lerei em breve... tenho muita vontade.
ResponderExcluir'-'
beijos
boa quinta
Amy - Macchiato
O meu Cidade dos Ossos também está na estante esperando a vez. Eu acabei comprando os dois primeiro juntos, e ganhei o terceiro, logo tenho que tomar vergonha na cara e começar a ler também. Isso de ir com sede ao pote sempre acaba estragando a experiência com o livro mesmo. Agora toda vez que eu fico com muita expectativa pra ler um livro, eu deixo ele na estante até acalmar um pouquinho. Até que tem funcionado ;)
ResponderExcluirBeijitos
http://www.bookpetit.com/
Jacque, tenho que discordar em alguns pontos. Jace é um personagem muito tosco, pra mim é o esteriótipo de mocinho rebelde. Desde o começo ele se declara assim. Cassandra não inovou nenhum pouco nele. Isso só mostra que ela assiste a animes uaheuhaeuhea
ResponderExcluirClary é legalzinha, mas é Mary Sue demais. O que eu gostei mesmo foi do enredo em si. O Submundo, a forma como a magia esconde o que há por trás de tudo, os seres sombrios... Fora isso, nenhuma personagem me chamou a atenção.
Tô lendo Cidade das Cinzas, tô apanhando naquele livro, mas vou tocer pra melhorar no terceiro rs
Gostei da sua resenha, uma das poucas que li com uma crítica mais aprofundada, além do "own, lindo, leiam!" auheuhaeuhae
abração!
Olá! :D
ResponderExcluirAinda não li essa série, mas tenho bastante curiosidade. Parece bem legal, e não fazia ideia que tinha tantos seres sobrenaturais assim *-* hahahaha
E, na verdade, acho que também não tinha lido nenhuma resenha sobre ele. Gostei bastante da sua, bem sincera e marcando os pontos positivos e negativos :D
Beijoooo!
JU
julianagiacobelli.com
Hey Jacque-Linda!
ResponderExcluirTinha muita curiosidade em ler essa série, tinha não, tenho. Embora você tenha citado que reúne várias mitologias e que a qualquer hora Gandalf iria aparecer, continuo me interessando pela série.
Eu imaginava que Jace era totalmente apaixonante, sensível e coisa e tal, já que as meninas piram nele.
Eu ri da parte em que você fala sobre o final ser digno de boletim mexicano. Eu -tonta- descobri qual é o spoiler do final e quase me enforquei por isso. Acho que pelo final já até sei o rumo que a história continuará seguindo mesmo sem ter lido o livro. rs
Beijão!
http://manialiteraria.blogspot.com/
Oi querida, tudo bem com você?
ResponderExcluirPassei para conhecer ser Blog e gostei muito dele, é uma graça,estou descobrindo blogs ótimos por aqui, já estou seguindo e virei visitar mais vezes.
Também tenho um blog, se quiser conhecer este é o link:
http://balaiodelivros.blogspot.com/
Obs: Acredita que ainda não li nada desta série, preciso corrigir isto....
Este livro é bem falado!
ResponderExcluirOs comentários positivos são muitos, isso me deixa curiosa! Parece ser muito boa história, apesar de preferir livros escritos em primeira pessoa, quero lê-lo!
Saudades Jac :)
Beijos
Sou apaixonada por este livro. Confesso que quando conheci ele pela net, lendo algumas resenhas, não fiquei curiosa. Mais quando vi ele na saraiva, quase dei um treco. A capa é perfeita! rsrsrsrsrs
ResponderExcluirBela resenha. Gostei mesmo...
Beijos.
Adorei a cara nova do blog.
Agora fiquei com um pé atras para ler essa série, todo mundo parece gostar, enfim ainda estou curiosa para ler, mas como eu já te disse sem chance de eu ler ser ter ganhado esse livro ou então até a série estar completa.
ResponderExcluirEu ganhei esse livro no Natal e está até agora na minha estante esperando para ser lido. Todo mundo fala maravilhas dessa série, então deve ser realmente ótima.
ResponderExcluirApesar de você não ter gostado tanto assim, isso não diminuiu minha expectativa.
Um beijo,
Luara - Estante Vertical
Estou com esse livro em casa, que capa mais lindaaa...
ResponderExcluirentão, muitos já me falaram que adoraram a série, e agora fiquei com um pouco de receio, mas vou ler ele com certeza ai te conto o que achei, hehehe...
resenha ótima como sempre!
um beijão
Lara - Magia Literária
Oi Jaque lindona do meu coração!!!
ResponderExcluirOMG eu quero muito ler essa série... VAMPIROS, LOBOS e DEMÔNIOS... OMG é a serie PERFEITA!!!
Aff PARA TUDO Q EU VOU COMPRAR!!!
Beijus do Luh
ESCONDIDOS NO LIVRO!!!
O que dizer dessa sua resenha? Já sabe o que achei. ESPETACULAR. Tá melhorando cada vez mais.
ResponderExcluirE sim, Cidade dos Ossos é uma suruba sobrenatural, com final de novela mexicana. O.o
Beijos
Gleice
O que dizer dessa sua resenha? Já sabe o que achei. ESPETACULAR. Tá melhorando cada vez mais.
ResponderExcluirE sim, Cidade dos Ossos é uma suruba sobrenatural, com final de novela mexicana. O.o
Beijos
Gleice
Eu tb já tenho os primeiros livros, mas ainda não li! Sua resenha me deixou intrigada! MUITA gente falou SUPER bem... como se a série fosse perfeita! Acho que você escreveu com os pés no chão... mais detalhes! Não sei... Mas acho que depois de sua resenha, darei uma chance mais próxima!
ResponderExcluirUm beijo,
Nica
Primeira resenha que eu leio que não diz que é ótimo! Morro de vontade de ler essa série!
ResponderExcluirboa resenha! bjãooo!!
http://olhosleem.blogspot.com/
Oi Jacque,
ResponderExcluirComo comentei na caixinha do correio, esse livro já está na minha listinha, por te lido diversas resenhas rs, mas agora fiquei meio assim em ler, achei que é um pouco confuso pra mim não sei, mas ainda vou dar uma oportunidade para esse livro.
Amei sua resenha flor, está de parabéns como sempre *-*
Beijo
http://marifriend.blogspot.com/
@Storieandadvic
É como eu costumo dizer: Cassandra Clare teve uma ideia legal que não foi totalmente bem colocada na hora de dar forma ao livro. Ela nos deixa perdidinhos em algumas partes, jogados ao vento... Ainda assim, não vejo (quase) ninguém dizer que o livro seja ruim (por medo dos fãs ou por não achar isso mesmo). Eu mesma não acho o livro ruim...Só também não o considero aquela maravilha. Com o perdão da palavra, maravilha para mim é o Jace. Me chame de superficial, vamos UASBNAKSAOPS.
ResponderExcluirBom, mas como eu sempre digo também, no terceiro livro melhora. Ah, e Infernal Devices é melhor (ao meu ver, calma).
Beijos.
http://amoressobrenaturais.blogspot.com/
Oi!!
ResponderExcluirNo começo o livro não é fácil mesmo, mas depois ele me envolveu, gosto da escrita da Cassandra, e dos personagens que ela cria! *-*
Tenho certeza que você vai gostar de Cidade das Cinzas!
Beijos!
Elidiane - Leitura entre amigas
Eu espero muito desse livro pelo que todo mundo fala, gostei da sua resenha e sabe que também amo personagens malvados? Sempre gostei dos vilões, será que é por isso que tenho uma queda para cafajestes também? hahahaha
ResponderExcluirwww.pausaparaumcafe.com.br
Oi Jac :)
ResponderExcluirEu queria ler o livro... mas sei lá, pensei bem, e essa história de tudo misturado, não é pra mim...
E eu vejo que assim como muitos, me enganei quanto aos personagens, pensando que eram uma coisa, mas na verdade eram outra :s
Mas enfim.. Você vai continuar lendo a série ??
Fernando Turozi
Não entendi o seu motivo para dar 3, mas eu também dei 3. Acho que a Clare nunca se perguntou o que esta acontecendo, ficou tudo muito: Foda-se todo mundo, eu tenho poderes, e tenho que enfrentar o mal. Tipo, querida, vc vive nos EUA e isso é muito novo pra vc '-'. Seilá, eu gostei da história e tudo, mas por alguma razão eu achei que a autora enrolou muito XD
ResponderExcluir