[Resenha] Um Mundo Brilhante - T. Greenwood

Livro: Um Mundo Brilhante
Autor: T. Greenwood
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 336
Classificação: 5/5

Sinopse: Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato. Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática. Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu. Esta, enfim, é uma história fascinante sobre o que devemos às pessoas, o que devemos a nós mesmos e o preço das decisões que tomamos.


Minha opinião:
Existem livros que chamam atenção pela capa, outros pela sinopse, e alguns que te prendem pela narrativa. Um Mundo Brilhante reúne as três características. Comecei a folhear meu exemplar despretensiosamente em uma madrugada e não conseguia largá-lo.
T. Greenwood possui uma narrativa austera, que envolve o leitor pouco a pouco no mundo do personagem principal.

Ben Bailey é um professor história de 30 anos, que se mudou para Flagstaff por vários motivos, entre eles a tranquilidade da cidade, e pela neve. Oito anos após se mudar, ele trabalhava como professor-adjunto (mal pago) e barman em meio período. Ben é noivo de Sara, uma enfermeira que conheceu no campus da faculdade a 6 anos, porém vive se questionando se a ama como no início do namoro. 
Cansado da mesmice em que vivia, ao sair de sua casa em uma manhã de inverno, Ben se depara com o corpo de um jovem na neve, e ao conhecer a irmã do rapaz, começa a questionar sobre o rumo que sua vida vem levando nos últimos anos.

Ben e Shadi, se unem em busca de explicações sobre o provável assassinato de Ricky, o qual ninguém na cidade parece ter visto, e que a polícia fez questão de abafar. Será um crime praticado por racismo? Já que a vítima era um índio. Ou será que o rapaz apenas bebeu além da conta, perdeu os sentidos e caiu na neve? Conforme se aproxima da verdade,  Ben percebe que nada do que planejou anos atrás para a sua vida, lhe apetece, e tenta desesperadamente encontrar um caminho para a felicidade.
Somos responsáveis pelos nossos sofrimentos? O que é preciso para sair do estado de inércia? São algumas das questões, que irão permear a mente do leitor.

O livro é narrado em terceira pessoa. Ora narrando os acontecimentos atuais, ora relembrando o passado de Ben. A autora conseguiu criar uma trama recheada de mistério e drama que mantém o leitor preso até a última página. 

No começo eu senti raiva do Ben, por causa da maneira fácil, com a qual ele conseguia inventar uma mentira e guardar tantos segredos de sua noiva, mas ao longo da leitura, pude compreender os motivos que o levaram a tomar certas atitudes.

" Segredos. Como pequenos sapos escondidos em seu bolso. Não se pode esquecer deles porque estão sempre mexendo ali dentro, contorcendo-se, tentando escapar. Você sabe que, a qualquer momento, um deles pode conseguir subir e pular para fora de seu bolso, revelando-se para o mundo com um coaxado estridente. E quanto mais você se esforça para escondê-los, mais se esforçam para escapar." (pág. 285)

Sara é a típica filhinha do papai, que estava acostumada a ter tudo o que desejava, e aparentemente nunca sofreu na vida. Certas atitudes dela me incomodaram bastante durante a leitura: como o ciúme doentio, seu constante mau humor e o fato de querer as coisas sempre do jeito dela. 
Eu não consegui me envolver com Shadi. A autora abordou o relacionamento de Shadi e Ben de forma bastante superficial, e por isso foi difícil criar uma conexão.

Apesar do final não ter sido o esperado, eu gostei bastante das reviravoltas que a autora inseriu na história.
Intenso, realístico e emocionante, Um Mundo Brilhante consegue deixar a mente do leitor fervilhando horas após a leitura. Uma lição que aprendi foi: Nem sempre ao desejar uma mudança, é possível trazê-la para nossa vida.
Recomendo para os leitores que apreciam um bom drama.

32 comentários:

  1. Lindo livro...Na minha opinião o melhor livro que já recebi da Editora Novo Conceito.
    Tbm não curti o final, mas a mensagem que o livro transmite, meu é sem igual.
    Maravilhoso.
    Beijos
    Bruna - Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  2. Quero ler esse livro AGORA!

    Arrasou na resenha, gata. Gostei como abordou certos aspectos técnicos da narrativa, assim como deixou transparecer o que sentiu qd lia o livro. Parabéns. Acho que essa foi uma de suas melhores resenhas! :)

    Beijoooooooos

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo anda falando bem desse livro, estou super curiosa pra ler. Pretendo comprar em breve.


    Passa no meu blog? Tem promoção
    http://just-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Já vi muita gente falando desse livro, não sou muuito fã de drama não, mas se for bom assim mesmo talvez até e leia em um momento mais light e realista ;)

    ótima a resenha!

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
  5. O livro é realmente dramático, e eu também não simpatizei pela Shadi, achei ela t~çao errada quanto Ben, e apesar de entender o Ben eu continuo querendo chutar a cara dele hahha

    Beijinhos.
    www.pausaparaumcafe.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Estou vendo muitos comentários sobre o livro. Isso só aumenta minha curiosidade em ler. Gosto de tirar minhas próprias conclusões. Penso que ele deve ser interessante!!

    BJinhs
    htp://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Comecei a ler o livro já, mas ainda estou muito no ínicio para formar uma opinião certa em relação á ele. Adorei a resenha! :D

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  8. Eu estou com este livro, na lista de espera.
    A capa é linda! A Novo Conceito sempre arrasa.
    Gostei muito da resenha. Não pretendo lê-lo agora. Mas sua resenha me convenceu bastante.
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-delira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa vou ler esse livro e já \o/\o/
    Ainn que resenha linda meu Deus!!!
    Parabéns Jacque!!!
    beijokas...
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Que bom foi ler sua resenha. Cada uma ler e escreve de formas diferentes. Este livro é mesmo lindo e envolvente, e a autora tenta ser o essencialmente realista. E o Ben ainda vai ter que aprender muito a lidar com Sara, principalmente agora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Já estava querendo ler esse livro! Agora , depois de ler sua resenha, quero ler mais ainda!
    bjãooo

    Acabei de postar! Faz uma visita? http://olhosleem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu recebi esse livro, adorei a capa, mas nem li a sinopse para saber sobre o que era a história o.O
    Adorei sua resenha e adoro um bom drama, então acredito que vou gostar da história.
    Bjo

    ResponderExcluir
  13. Eu adorei a sua resenha falou bastante do livro, eu não acho que a autora deixou de abordar o relacionamento da Shadi com o Ben, simplesmente foi algo que não era para acontecer, seria diferente se o Ben não tivesse recebido a noticia. De qualquer modo o final desagradou muita gente, mas eu acho que ele foi extremamente necessário, porque afinal de contas essa é a vida real.

    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  14. Oi Jack!
    Eu ainda não li esse livro, mas adoro quando acontece de eu começar a folhear um livro e não conseguir mais largar até o final.rs E essa capa é linda mesmo!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  15. Bom, você já viu minha opinião sobre esse livro lá no CH HAUSHAUH. Que bom que você gostou dele!
    Ótima resenha *-*
    Isabela

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li... é a segunda resenha que vejo, a outra que li falava que o livro era bom, mas que no meio fugia do tema inicialmente proposto.. bom agora tenho que ler pra ter minha propria opinião, né? rs

    Beeijocas
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir
  17. Olá Jack!

    Pois é, esse é o meu problema. Não gosto de ler dramas, não chamam a minha atenção, não consigo levar a diante. Todo mundo está falando super bem deste livro, deve ser bom mesmo. Gostei muito da sua resenha flor!

    Beijos!

    Marcelle
    http://bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Não fã de drama, mas ainda sim quero ler o livro!

    Ás vezes é bom se aventurar em outro gênero rs

    A resenha ficou ótima Jac!!!

    Beijokasss

    ResponderExcluir
  19. Oi Jacque! :D
    Já a a segunda resenha que leio desse livro, parece muito bom. E deve confessar que a princípio ele não chamou muito minha atenção, mas agora desejo tê-lo. *-*

    Beijos,
    april-1993.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Jacke, ótima resenha, gostei dde cada palavra que vc usou e a frase no final foi td!!

    Vou amar ler o livro!!
    beijoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Sua resenha está ótima! Tenho visto muitos elogios a esse livro, mas, sinceramente, não curto muito drama. Ainda sim vou comprar o livro só por causa da capa que é linda! Aí, quem sabe? Talvez eu leia um dia =P

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  22. Oi Jacque, gostei muito da resenha! Fiquei super a fim de ler, parece ser uma daquelas leituras que nos envolvem e não conseguimos parar em apenas algumas páginas! Gostei dos seus comentários e pretendo ler Um Mundo Brilhante muito em breve!

    até mais!

    Prólogo da Leitura

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito da sinopse, e ainda mais da resenha. A capa chama a atenção né?!
    A promoção do livro SENHORA começou hoje... Passa lá. Abraços...

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pela resenha Jacqueline! Estou ansiosa para ler Um Mundo Brilhante! Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Louca pra ler esse livro desde que falaram do lançamento dele!

    ResponderExcluir
  26. legal :D parecer ser voltado para jovens, mas, ao mesmo tempo, possui personagens mais velhos (que acabam sendo mais maduros - ou ao menos espero hahh). também é raro alguem descrever um livro dessa maneira intensa (mesmo que a pessoa escreva bem como você) então deve ser realmente muito bom.
    entrou pra wishlist já! [oh god, descobrir blogs literários me faz cada dia mais sem mesada :o]
    beijos!

    ResponderExcluir
  27. Nossa, nem imaginava que o livro era assim!
    Parece ser um livro que agrada várias faixas etárias e a pegada filofósica + suspense faz meu estilo
    Gostei.
    Beijos,
    Samuely

    ResponderExcluir
  28. Não tenho muita vontade de ler esse livro, a sinopse não me atraiu. Mas, se eu fosse comprar só pela capa, acho que levaria. Vi em algumas caixinha de correio e achei linda ^^
    Adorei o blog e já estou seguindo. Passa lá no meu e segue, se quiser :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Adorei a resenha, já tinha vista a capa 'brilhante' do livro q é maravilhosa, o título é super...e ler a sua resenha foi mto bom, pq amei saber q vc não conseguiu largar...eu quero ler! Bjo FRAN

    ResponderExcluir
  30. Resenha ótima, mais uma que leio desse livro e que só aumenta ainda mais minha ansiedade rs. Ele está aqui na minha pilha de leitura, mas ainda tem vários na frente =/

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  31. Boa noite,

    Postei ontem a resenha desse livro, a capa é demais e a história muito interesante, parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Esse livro esta chegando na vez de ser lido, só tem o que estou lendo e mais um na frente dele. Estou super ansiosa pela leitura. Todas as resenhas que eu li (que foram poucas) falaram tão bem e me deixaram mais ansiosa ainda.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...