Autora: Susan Hill
Editora: Record
Número de páginas: 207
Classificação: 4/5
Minha opinião:
A mulher de preto foi publicado pela primeira vez em 1983. Já foi adaptado para teatro, radionovela, filme produzido para a televisão e atualmente chegou às grandes telas em uma produção estrelada por Daniel Radcliffe.
O jovem Arthur recebe uma importante missão no escritório de advocacia onde trabalha: Ele deverá viajar para Crythin Gifford e comparecer ao enterro de uma das mais importantes clientes da empresa - a Sra. Drablow, que residia na Casa do Brejo da Enguia. Ao chegar à cidade, o entusiasmo com a viagem logo se transforma em curiosidade a respeito da casa que todos preferem se manter afastados.
Perturbado com a visão de uma estranha mulher - vestida toda de preto - no dia do enterro, Arthur decide não dar ouvidos as superstições a respeito da casa, e segue para lá, a fim de separar e catalogar os documentos que forem importantes para o escritório. Arthur, porém, não pensava que, ao chegar à casa envolta por muita névoa e cercada por um estranho pântano, estaria vivenciando acontecimentos inexplicáveis. Sons perturbadores e visões sem explicações transformam a vida do jovem advogado para sempre.
"Estava derrotado por meus próprios medos, incapaz de raciocinar com clareza ou tomar decisões, quanto mais me mover. Mas gradualmente descobri por mim mesmo a verdade máxima que diz que um homem não consegue permanecer indefinidamente em um estado de terror efetivo." (pág.161)
Quem espera uma história de terror, com certeza, irá se decepcionar. Encaixaria A mulher de preto no gênero suspense, com uma ressalva: leitura que provoca calafrios. Não sei se foi porque eu não tinha lido nenhuma resenha antes, ou se foi porque não criei muita expectativa para a leitura, mas o enredo me surpreendeu de forma positiva.
A obra é narrada em primeira pessoa e assim temos a exata dimensão do terror e espanto vividos por Arthur. Já idoso, ele começa a narrar os eventos que mudaram sua vida, como tentativa de exorcizar os fantasmas que o atormentaram durante décadas.
Apesar de ser um livro rápido e com poucas páginas, a impressão que eu tive foi de ter lido mais de 300 páginas. Isso se deve a narrativa densa, por vezes angustiante, que transmite o tom certo de desespero e medo através da voz do protagonista.
Hill consegue sustentar o mistério da mulher de preto até o final, assim como alcançar o clímax no final de cada capítulo. O desfecho surpreende pela carga emocional que a autora transmite ao texto, e me levou às lágrimas em poucos segundos.
Com poucos personagens e uma trama que a princípio parece simplória, Susan criou uma história de suspense, que levará até o mais cético leitor a experimentar o horror vivido por Arthur.
É o tipo de história que prefiro ver o filme do que ler o livro. mesmo parecendo bom... Vai entender, rs.
ResponderExcluirAdorei a resenha, linda! :)
Beijos
Gleice
www.murmuriospessoais.com
Oi Jacque, adorei a resenha! Ainda não sabia muito bem do que se tratava o livro, e apesar de não ser meu contexto preferido, achei bastante interessante! Espero ter a oportunidade de ler, pois parece ser uma ótima leitura!!
ResponderExcluiraté mais!
Prólogo da Leitura
Adorei a resenha! Especificando muita coisa sem dar spoilers... Do jeitinho que eu gosto.
ResponderExcluirEU não li o livro ainda, mas já vi o filme e confesso que apesar de ter gostado do filme, não estava mto afim de ler o livro... mas graças a sua resenha, mudei de ideia pq, me pareceu que deram uma grande alterada no filme...
Bjs!
Paulinha
http://memyshelfandmybooks.blogspot.com.br/
O livro para mim, está em minhas listinhas de próximas leituras, e parece ser bom mesmo! Gostei da resenha e me deixou mais ansioso pra ler!
ResponderExcluirAbraços, Joshua
Olá!
ResponderExcluirApesar que este livro não faz muito o meu estilo de leitura, mas ele me chamou atenção desde o início e ele já esta na minha lista de leitura!
Que bom que vc gostou, deve ser ótimo!
Bjinhs
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/
Ahh que bom, parece ser exatamente o tipo de livro que eu venho procurando. Também não tenho lá muitas expectativas, não sei bem o que esperar, então acho que provavelmente também terei uma boa experiencia com ele.
ResponderExcluirBeijitos Jac!
Até o momento tenho lido só resenhas negativas sobre o livro, acho que a sua é a primeira que destaca algo positivo do livro.
ResponderExcluirAcredito que o problema foi justamente o fato de todos começarem a ler o livro esperando terror, assisti ao filme com a mesma expectativa (de terror) e vejo apenas suspense. Nem gostei muito do filme, portanto não sei se leria o livro, mas talvez eu dê uma chance...
Enfim, adorei a resenha!
Bj;*
Naty.
Eu ficaria perturbada se fosse ler um livros desses. rs.
ResponderExcluirO livro não me chama tanto a atenção, mas eu gosto bastante da capa e é meramente impossível não lembrar de Harry Potter. rs
Jacque, gostei bastante da sua resenha, A Mulher de Preto sem duvidas deve ser um livro bom, porém assim como já disse, não me interessa tanto. :)
Beijão e desculpa pela ausência aqui no blog D:
http://manialiteraria.blogspot.com.br/
estou mais animada a ver o filme, não sei ainda se quero ler o livro. =/
ResponderExcluirbeijos.
Não sei não viu, de todas as resenhas que eu li por ai só me deixaram com mais vontade ainda de assistir o filme e deixar o livro de lado :S
ResponderExcluirGostei da resenha, mas acho que vou assistir o filme em vez de ler o livro, ele é muito pequeno pelo preço, e não estou afim de solicitar pra editora kkkk
Bjs
Att. Guilherme
Amém! Precisava ler uma resenha desse livro.
ResponderExcluirE confesso que depois da resenha, fiquei mais curioso ainda para lê-lo!
Parabéns pela resenha, Jacque!
Abraço...
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com
Me interessei pelo livro, a capa é bem atrativa, rs!
ResponderExcluirLucas Borges
Era uma Vez
Já tinha ouvido falar dessa estoria antes
ResponderExcluirMas pensei que era apenas um filme, não sabia quee era livro
E fiquei ainda mais interessada
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com
Oi..ainda não tive coragem de assistir ao filme haha.
ResponderExcluirTem meme pra vc lá no blog: http://serieslivroseafins.blogspot.com.br/
Com tantas aparições da TV, teatro e cinema, eu ainda não conhecia a história. Achei super interessante, e vou querer assistir o estrelado por Daniel Radcliffe.
ResponderExcluirEu acho bom que nãos seja terror, porque não gosto desse gênero. Suspense é mais meu estilo :)
E também gosto de livros em primeira pessoa.
Beijos.
Oi amiga
ResponderExcluiradoro suspense, e quando disse leitura que causa calafrios eu amei mais ainda!!!
Tem resenha nova no blog
http://dailyofbooks.blogspot.com.br/
que bom que não é de terror hahaha e pelo quote, parece ser bem escrito... cara, só sou eu que detesto quando colocam capas de filme nos livros? parece que fica algo, sei lá, sem identidade propria...
ResponderExcluirNhai, estou procurando livros de terror, daqueles que fazem você ficar com medo de verdade, sabe? AHAHAHAH Quero um livros capazes de me fazer ter pesadelos. O fato de existir o filme me chama e ao mesmo tempo não chama atenção... Sei não. Acho que esse não vai entrar para os meus desejados.
ResponderExcluirAdorei a resenha, gêmula.
Beijos,
Kim.
Estou louca para ler,A mulher de preto.O meu não chegou ainda.
ResponderExcluir=(
Tenha uma ótima semana.
Mariana - World of tori Vega.
Doida pra ler esse livro! *-* cadê minha grana quando eu preciso dela? TOMOU RED BUUUUL E CRIOU ASAS ¬¬
ResponderExcluirNecessito ler esse livro.
ResponderExcluirMuito mistério uuuuuhhhh
sem mais ...
Otema resenha Jac
Bruna-Livros de Cabeceira
Olá!
ResponderExcluirSou novo seguidor do seu blog!
Estava para ver esse filme. Nem sabia que tinha livro!
Quando puder, acesse o meu blog:
http://palavrasproferidas.blogspot.com.br/
Tenha uma ótima semana!
Eu fiquei curiosa sobre esse livro. Será que eu vou conseguir lê-lo? pois sou tão medrosa, kkk Mas sua resenha está muito boa e me deixou louca para ler esse livro.
ResponderExcluirBj
Nossa, eu realmente pensei que esse livro fosse ser mais pesado!
ResponderExcluirEu só assisti ao trailer do filme, então eu pensava que era totalmente diferente!
E eu também pensei que o livro fosse ser maior. :x Não que 207 páginas não sejam suficientes, mas fiquei com medo da história ser corrida. :/
Um beijo,
Luara - Estante Vertical
o.O
ResponderExcluirUau, não sabia que a história era tão... antiga! Que bacana!! Poxa, o filme é bem assustador flor, mais pra terror mesmo, nossa, assustei muito com a mulher de preto e até dei uns gritos no cinema. E olha que estou acostumada com esses livros arrepiantes, hehehehe!
\o
Ele é bem fino né? Vi na livraria e esperava que ele fosse mais grosso...
Beijos!
ótima resenha, disso não tenho dúvidas, como sempre.
ResponderExcluirAssisti ao filme não tem nem 15 dias e adorei, muitos estão criticando, mas acho que ele foi muito bom e me deixou assustada em vários momentos.Agora o livro eu não tinha pensado em comprar, isso até ler sua resenha, agora preciso.O modo simples como vc o descreveu me deixou curiosa, e acho que vou me mijar um tiquinho lendo esse suspense.
rsrsrs...sim, sou muito medrosa, mas sou curiosa demais tb *.*
Beijão Jacque .
http://vivianeblood.blogspot.com.br/2012/03/ola-shellans.html
Essas histórias de suspense normalmente são fascinantes. Pena que eu estou um pouco "fraca" para elas, morro de medo e tenho palpitações só de pensar que pode vir algo assustador pela frente (quase nada medrosa ;x).
ResponderExcluirAcho que deixo esse para uma próxima hora, apesar de parecer um bom livro pela sua resenha.
Beijos
Oi, tudo bom?
ResponderExcluirObrigada pelo seu comentário maravilhoso lá no blog, vim retribuir.
Eu não sei se gosto mais de ler livros que fazem filme, sempre me arrependo e prefiro os filmes.
Mesmo gostando muito de histórias de terror, não sei muito bem se tenho coragem de ler o livro, mas achei legal a resenha.
Território das garotas
@territoriodg
Bjss *-*
Passa lá no blog? http://tinyurl.com/89975co
http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/
Adoro livro com suspense! Se bem que esse eu acho que o filme deve ser bem melhor do que o livro. Mas pretendo ter acesso aos dois (leitura primeiro, é claro!). Adoro quando eu leio um livro e ainda não li nenhuma resenha a respeito. Não sabia que a Mulher de Preto era um livro curtinho.
ResponderExcluirBeijos!
Nossa que pena. Achei que era um terror daqueles... Deixei de ler o livro, porque queria mesmo era assisti o filme. Mas agora acho melhor ler o livro! kkkkk
ResponderExcluirGostei da resenha amiga, como sempre perfeita! Beijos
http://pollymomentos.blogspot.com/
Me interessei mais pelo livro do que pelo filme. Adoro suspenses!
ResponderExcluirbjo
Parece ser perfeito! Adorei a sua resenha! Quero ter a chance de ler o livro. Ainda não vi o filme, mas dizem que é bom!
ResponderExcluirBeijinhos.
Se eu te disser que já li essa resenha 4 vezes você acredita? Sempre que visito seu blog, paro e leio. Suas resenhas são muito boas e transmitem ao leitor em que consiste o enredo do livro. Estou louca para ler A Mulher de Preto, só me falta coragem pois assisti o filme no cinema e fiquei morrendo de medo.
ResponderExcluirBezitos,
http://thebutterbeer.blogspot.com