[Resenha] A Seleção - Kiera Cass

Livro: A Seleção - livro #1
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Número de páginas: 368
Comprar: Saraiva
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

35 garotas terão a oportunidade de suas vidas ao participarem da Seleção, cujo intuito é encontrar uma esposa para o príncipe Maxon.
Muitas dessas meninas esperam ansiosas pelo dia em que a lista com o nome das Selecionadas será divulgada, menos America Singer.
Para ela a competição não passa de uma grande bobagem, além de achar impossível se apaixonar por alguém desta maneira, ainda mais quando seu coração já pertence a outro. No entanto, seu próprio namorado pede para que ela se inscreva.

Nem tudo no palácio é glamour, vestido e jóias valiosas. Os frequentes ataques dos rebeldes, assustam a todos, e acaba tornando o lugar cada vez menos seguro.
A antes resistente America, acaba amolecendo ao conhecer pessoalmente o príncipe. Suas impressões sobre ele não poderiam estar mais erradas, e ao conhecê-lo melhor seus sentimentos ficam divididos.
" - Se o assunto fosse simples, já teria eliminado todas as outras. Sei o que sinto por você. Talvez seja impulso da minha parte ter tanta certeza, mas estou certo de que seria feliz com você." (pág. 349)

A Seleção é mais uma série que eu ficava roendo as unhas para que chegasse ao Brasil, e finalmente a espera teve fim. Recebi um kit lindo da Editora Seguinte (pena que o esmalte quebrou, graças ao carteiro super cuidadoso para não dizer o contrário, e melecou o livro inteirinho).
Não sei se posso considerar o livro como distópico, embora alguns elementos de distopia estejam presentes, como o sistema de castas na qual a Sociedade é dividida. Existem oito castas, sendo as de número 4, 5, 6, 7 e 8, as mais inferiores, e portanto a classe pertencente a elas chegam a passar necessidade em termos de alimentação.
Outro toque distópico, é a rebelião dos menos favorecidos. Os rebeldes, como são chamados o tempo inteiro, tentam invadir o Palácio a fim de reinvindicar algo que não fica muito claro neste primeiro livro.

A narração é feita em primeira pessoa, por America. Tive verdadeiros momentos de amor/ódio pela personagem. O seu romance com Aspen não me convenceu no início. O começo é bastante corrido, e os dois já começam bastante apaixonados. Por pertencer a casta uma casta inferior a da America, os dois mantém o namoro em segredo dos pais.
Não vi necessidade da autora criar um triângulo amoroso, mas confesso que com o tempo acabei me sentindo dividida entre torcer por Aspen ou pelo Maxon.

America é uma narradora forte. Gosto do fato dela não ser alienada como as outras meninas que participam da Seleção, e possuir opinião própria. Apesar de pertencer a casta 5, e passar por necessidades, ela não fica deslumbrada com a vida luxuosa do Palácio, e isso só me fez torcer ainda mais por ela.
Maxon é um príncipe em todos os sentidos. Amei o toque de inocência que a autora deu ao personagem. Não espere romance no estilo meloso, porque tudo é bastante sutil, e a aproximação entre America e Maxon é bem lenta.
Um ponto positivo na narração de Kiera, foi o fato de não ter enrolação. As regras da Seleção são explicadas, bem como funciona a Sociedade e as castas, mas nada que torne o texto enfadonho.

Achei que a autora poderia ter colocado uma pitada a mais de intriga entre as participantes, e um pouco mais de ação nas cenas em que o Palácio sofre os ataques dos rebeldes.
Não consigo entender porque alguns comparam a série com Jogos Vorazes. Talvez seja pela disputa da coroa, mas ao invés do sangue e da arena, temos o palácio e os vestidos luxuosos.
A Editora Seguinte acertou em cheio em manter a capa lindissíma.
Para minha alegria, a CW produziu o pilot da série para as telinhas, e só resta torcer para que o projeto dê certo.

28 comentários:

  1. Ah, estou louca para ler esse livro. =D Acho essa capa maravilhosa!!!!

    Bjs!

    http://www.etecetera-e-tals.com/

    ResponderExcluir
  2. Jac <3
    O que é essa capa? OMG ao cubo!
    E realmente mt gente estava dizendo que ele era distópico e até comparando com JV O_O e pelo que eu vi não é assim né? Já tava esperando um monte de menina de degolando D: HAHA - mas eu ia achar legal, oi.

    E o fato de o romance no livro ser sutil n vai me incomodar mt, mesmo eu adorando romances. Mas esperava que o livro fosse ação pura :/
    E sim, também quero ver na telinha, mas como sempre vou ler primeiro. Se bem que até a série sair isso já aconteceu.
    beijos!
    Nicholas - Tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  3. Oi! Eu não vejo a hora de ler esse livro. Vi ele quando ainda só tinha em inglês e quando vi que ele seria lançado aqui só faltava dar pulinhos, hahaha. Espero lê-lo logo. Beijos!
    http://thebooksthief.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. ah menina eu tinha matado o carteiro
    eu quero muito ler esse livro viu

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Confesso que ainda não tinha visto este livro.
    Pela sua resenha ele faz bem meu estilo, gosto desse tipo de história.
    Adorei a resenha!!

    Bjinhs*

    ResponderExcluir
  6. To com a prova do livro que ganhei na bienal e ainda não li acredita? Também a minha lista só aumenta estou tentando me controlar para ler todos antes de comprar mais ou pegar emprestado, mas está difícil.
    Estou curiosa para saber o que vai acontecer em A Seleção, mas como tem trio estou com receio de ler ... provavelmente ele não vai se resolver nesse livro e fico estressada com trio, sou tão ansiosa.

    Beijos Bruna.
    Sweet Shyness

    ResponderExcluir
  7. Nossa, esse livro deve ser maravilhoso! Estou de olho nele a um tempo, e quando vi que era distopia, quis logo ler... mas você disse na resenha que não é uma distopia, e sim, possui alguns elementos da distopia, mesmo assim, vou querer ler, rs. A capa é super maneira, e gostei por manterem a original! Amei sua resenha!

    Abraços, Joshua
    pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu já falei o quanto estou apaixonada por essa capa, não? kkkk!
    Tô querendo esse livro desesperadamente desde que vi essa capa e me apaixonei, ok, pode achar futilidade, mas eu estou fissurada nela, e adoro comprar pela capa, rs!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de ler esse livro, parece ser bem interessante!
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Que sortuda! Estou louca para ler esse livro. Já está na wishlist para setembro! Enfim, eu pessoalmente consideraria distopia. Isso de dividir a sociedade em castas e "obrigar" as garotas a participarem da seleção já é o suficiente para mim hihi

    ResponderExcluir
  11. A capa desse livro é incrivel, mas não me interessei muito por ler ainda mas o casal não convencendo, o que sou bem crítica quanto a isso...
    Adorei a resenha!
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Desde que vi essa capa babei horrores em cima dela!!
    E a sinopse pode se parecer um Jogos Vorazes Cinderela, mas quero ler mesmo assim!
    Um beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos
    Tem promo nova de Sábado à Noite, da Babi Dewet! ^^

    ResponderExcluir
  13. Também torci muito para que a editora mantivesse a capa original, e fiquei muito feliz quando vi que sim. Eu adorei a história quando li a sinopse também, e fiquei apaixonada, querendo muito ter o livro na minha estante. Fiquei muito animada em saber que vai ter a série de tv também *-*
    Adorei a sua resenha, me fez procurar igual a uma louca pelo livro pra comprar =D
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Eu quero TAAANTO ler esse livro. Tá na minha lista de próxima compra, hehe. Ler essa resenha falando tão bem dele, eu quero maaaais ainda ler, se possível! Gosh, fiquei muito ansiosa!! Adorei a resenha ;D

    Beijosss!!
    http://tempestade-de-estrelas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Jacque!
    Não sei se lerei esse livro. A sinopse não me convenceu, apesar de achar a capa muito linda.
    E confesso que sua resenha me deixou um pouco curioso. Espero lê-lo algum dia.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Jaque!
    Estou começando a ler Distopias agora, e gostei deste livro. De forma alguma lembrei de jogos vorazes, este parece ser muito mais feminino e sensual, mesmo o romance sendo sutil, o quote que você escolheu me deu esta ideia.

    Espero ler em breve.

    O selo Seguinte começou bem

    Bjos!

    Cida.

    O esmalte estragou esta linda capa?

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Já olhei esse livro em vários usuários do Skoob, mas nunca parei para ler a estória. Adoro essa capa, é tãaao linda!

    Sua resenha me deixou super curiosa pra ler, ficou ótima!!

    Beijos
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Jaqueline,

    Não conhecia esse livro, gostei da capa e da sinopse..e sua resenha ficou muito boa...parabéns....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. A capa é muito bonita e já estou de olho nesse livro para minha lista de leitura.
    Parece ser muito legal
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  20. Até tava empolgada por esse livro, mas li umas resenhas tão negativas no goodreads que baixei um pouco a expectativa!

    ResponderExcluir
  21. Faz pouco tempo que fique sabendo desse livro
    Mas a capa já me encantou, ela é maravilhosa
    E a resenha só veio confirmar

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Jacque!
    A capa é divina mesmo,muito linda e a história parece ser bem interessante,escolher uma noiva para um príncipe,me lembra um pouco contos de fada.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, Jacque.

    Realmente, a capa é show, muito linda mesmo, nossa! E eu gostei bastante da história também. Amo príncipes, e amo triângulos amorosos, ainda mais quando os dois rapazes são perfeitos. Fiquei com muita vontade de ler esse livro (série). Parabéns pela ótima resenha, como sempre. =)

    Ah, tô sorteando Cinquenta Tons de Cinza lá no blog. Se der, passa lá e participa. ;)

    Beijos!

    Isie Fernandes - [Sorteio] Cinquenta Tons de Cinza

    ResponderExcluir
  24. Essa capa é diva! Fato!
    Ai, Jac, pena o que aconteceu com o livro. Eu ia matar um!
    Mas a sua resenha me deixou muito feliz, eu estava morrendo de medo desse livro. Você sabe que eu tenho o dom de esbarrar em resenhas negativas, né? Mas essa capa é tão linda que eu sei que ia acabar comprando, mesmo com o medo de ser ruim. Agora que você deu 4 de 5 pro livro eu já fiquei mais aliviada ;D

    Legal essa coisa de sistema de castas, bem diferente. Tem amor proibido também, é? Já estou gostando ;P

    Beijitos

    ResponderExcluir
  25. Oi, Jacque!

    Olha, ouvi comentários adversos sobre o livro, então ainda não sei o que pensar hahaha

    Essa coisa de concurso de beleza não é muito a minha praia e MAIS elementos distópicos meio que estão me cansando agora ;_;

    Mas a premissa aprece ser legal, e a capa é linda demais *--------*

    Acho que eu só não tive o clique de ler ainda haha

    beijoooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  26. Adorei sua resenha! Ganhei esse livro no lançamento da seguinte e simplesmente AMEI! Tinha um certo preconceito com Livros distópicos, mas me apaixonei com a Seleção! Muito bom!

    ResponderExcluir
  27. Parecido com os Jogos Vorazes? What? Depois dessa preciso ler para comprovar o mais rápido possível u.u Depois de Jogos Vorazes e Estilhaça-me comecei a amar Distópicos :P De verdade u.u

    Já está na minha lista u.u Lerei o mais rápido possível.

    PS: Desculpe desaparecer. Tive que resolver umas coisinhas mas já estou de volta u.u

    Beijinnhos,
    Kimy Gabrielli.
    blogkimygabrielli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis vente
    http://commandercialisfer.lo.gs/ commander cialis
    http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis
    http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...