[Resenha] Cidade de Vidro - Cassandra Clare

Livro: Cidade de Vidro - livro #3
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Número de páginas: 474 
Classificação: 5/5 (favorito)

Minha Opinião: (Livre de Spoiler para quem ainda não leu a série)

Para resolver o enigma que envolve sua mãe, Clary precisa ir para Idris, a cidade dos caçadores de sombra, mas nem todos concordam com sua ida, especialmente Jace.
Porém, Clary não deixará ninguém lhe dizer o que deve ou não fazer, e sozinha cria um portal para entrar clandestinamente na cidade.

Em Ídris, ela irá conhecer um aliado na missão de encontrar o feiticeiro Ragnor Fell: Sebastian. Um misterioso - e lindo - garoto de cabelos escuros, que possui muito a esconder.
Como se não bastasse toda confusão envolvendo a Clave, em não aceitar que os membros do submundo lutem ao seu lado na guerra contra Valentim, muitos segredos do passado irão mudar a vida de Jace e Clary drasticamente.
" Não dá pra fingir - disse Jace, objetivo. - Eu amo você, e vou amar até morrer, e se houver vida depois disso, vou amar também. (pág.295)
 O que dizer de uma série que, a princípio eu não gostava, e hoje posso afirmar que conquistou meu coração? Minha relação com a autora Cassandra Clare sempre foi de amor e ódio. Amor pelos seus diálogos extremamente realistas e engraçados, e ódio por não conseguir sentir adrenalina nas cenas de ação. Porém, Cidade de Vidro apaga todo este conceito.
Você não viu minha nota errada não. CDV entrou para o seleto grupo de favoritos, e com louvor.

Continuo achando Valentim um vilão fraco, e essa minha suspeita só se confirmou com o desfecho desse livro. Só que Clare não fica presa a vilania. Temos tanta coisa acontecendo - com todos os personagens - que posso afirmar categoricamente, que finalmente pude perceber um quê de Harry Potter em sua escrita.
Não ficamos presos apenas aos personagens centrais, Clare sabe distribuir o foco da trama, e a narração em terceira pessoa só favorece.
O que me fez amá-la ainda mais, é a imprevisibilidade com a qual ela desenrola os fatos. Você pode estar esperando qualquer coisa, e por incrível que pareça ela tem a capacidade de ir para um lado completamente oposto ao imaginado pelo leitor, e que de alguma forma satisfaz, mesmo que isso inclua matar algum personagem para conferir uma certa "tensão" a narrativa.

E chegamos na parte em que eu me declaro para Jace. Yes, eu nunca imaginei que me apaixonaria perdidamente por ele. Se em CDO seus sentimentos não são explorados com profundidade, em CDV Cassandra se redimiu totalmente. Se algum dia eu quis sambar no corpitcho da autora Stephenie Meyer, por ela querer passar um fim de semana com Jace em uma ilha, agora eu a invejo completamente, pois se eu for para uma ilha deserta, certamente levaria Jace comigo (com Patch junto, lógico).
Finalmente temos o tão tão aguardado desenrolar da novela mexicana, iniciada no primeiro livro da série. E eu não só fiquei boquiaberta com a revelação, como aplaudi de pé a genialidade da autora.
O final me fez pensar que não teria como Cassandra continuar me surpreendendo, mas já adianto que li Cidade dos Anjos Caídos, e agora sim posso afirmar: Os Instrumentos Mortais é uma série imperdível.

17 comentários:

  1. Oi Jack!
    O que falar do Jace hein?!? Piriguetagem literária a mil por ele. Esse terceiro livro é muito bom mesmo e apesar do final ser completo eu fiquei louca querendo saber mais sobre os caçadores de sombras. Estou lendo Cidade dos Anjos Caídos agora e morrendo com a situação do Jace e da Clary. Quero ver o filme logo, tomara que não estraguem muito.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jack!

    Apesar de tantos, tantos e tantos comentários maravilhosos a respeito dessa série eu não sinto a mínima vontade em lê-lo, rsrs! Quem sabe no futuro, né? haha

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jack!

    Acho as capas desta série lindas, tem um efeito fantástico. :)
    Sempre tive um certo receio em ler, não sei exatamente porque... Mas sua resenha me deixou bem animada!

    Beijocas. =*
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. JAC!
    Pulei a resenha porque tomei vergonha na cara AGORA e tô lendo Cidade dos Ossos hahaha

    Até que eu tô gostando, bem mais do que eu esperava depois de ler Anjo Mecânico. Na verdade, eu tenho a leve impressão de que devia ter lido Cidade dos Ossos ANTES de AM, mas okay hahahaha

    Beijoooo!

    Ju
    Praticamente Inofensivo ;)

    ResponderExcluir
  5. Bom, eu não tenho uma relação muito boa com essa série porque eu não gostei mesmo do primeiro livro. Acho que minhas expectativas estavam altas o bastante para ter feito com que eu desistisse da leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Jacqueline! Já li Cidade dos Ossos e Cidade das Cinzas e curti bastante. Muito em breve pretendo ler Cidade de Vidro e Cidade dos Anjos Caídos. Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Ah, ainda não li nenhum livro dessa serie
    Mas ela esta entre as que eu tenho mais vontade *-*
    E as capas são lindas

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. eu acho esse livro bem interessante.
    sem contar que a capa é bem legal.
    pena q eu ainda nao li nenhum livro dessa serie ;-; fiquei curiosa pra ler viu

    ResponderExcluir
  9. Oi Jack,

    amo a série desde o primeiro livro e estou doidinha para ler Cidade dos Anjos Caídos! Realmente Clare nos surpreende bastante em Cidade de Vidro e, até agora, ele foi o melhor da série toda! Também adoro o Jace, mas confesso que até toci pelo Sebastian (eu adoro um vilão!)! Ótima resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Jaque, este livro é o melhor da série, e quando acabei não imaginava o que viria no próximo livro, e fiquei de boca aberta, a escritora conseguiu manter a série no mesmo ritmo maravilhoso.
    Gostou do desfecho da novela mexicana?

    Bjos!!

    Cida

    ResponderExcluir
  11. Eu PRECISO ler essa série, de verdade. O que não faltam são pessoas falando que eu tenho que ler. Já estou super na vontade. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  12. gostei da resenha nunca achei valentin um vilão fraco, e os próximos livros dessa série só comprova que a Cassandra anda se inspirando em Harry Potter para escrever algumas coisas do livro e eu não aprovo essa atitude dela.

    ResponderExcluir
  13. Eu amei cidade de vidro e me apaixonei mais um pouco ou totalmente pelo Jace nele haha *-*
    seeerio que já leu Cidade dos Anjos Caídos? Estou enrolando pra ler porque a Cassandra tem mania de termina os livros daquele jeito "Quero a continuação agora" e eu sou curiosa então vou esperar mais um pouco.

    ResponderExcluir
  14. Sério, to apaixonaaada pelo seu blog! Muito bom, parabéns mesmo <3
    Já to seguindo!
    www.likesosweet.com.br ! beijo !

    ResponderExcluir
  15. PRECISO LER ESSA SÉRIE MEU DEUS DO CÉU!
    Parece ser tão bom, todo mundo gosta... Ai, ai.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  16. Como sempre a autora nos envolva em sua trama, adorei o livro, embora não tenha me apaixonado assim tão plenamente pelo Jace...rsrrs, acho a história muito empolgante. Resenha perfeita Jacque, parabéns!
    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  17. um dos melhores livros que eu já li!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...