[Resenha] Quem poderia ser a uma hora dessas? - Lemony Snicket

Livro: Quem poderia ser a uma hora dessas? - livro #1
Série: Só perguntas erradas
Autor: Lemony Snicket
Ilustrações: Seth
Editora: Seguinte
Número de páginas: 235

Classificação: 5/5

Minha Opinião:

 "Ali, parados na porta errada do lugar errado, parecia a coisa errada a se fazer. Mas fizemos mesmo assim. Saber que uma coisa está errada e mesmo assim fazê-la é algo que acontece com bastante frequência na vida, e duvido que algum dia eu saiba o porquê. (pág. 40)
Surpreendentemente, os livros infanto-juvenis vem conquistando um lugar cativo na minha preferência, já que raramente me decepciono com esse gênero. Quem poderia ser a uma hora dessas? foi mais uma leitura que me surpreendeu e agradou completamente.
O autor é o mesmo de Desventuras em série (que eu ainda não li, mas fiquei hiper curiosa). Daniel Handler escreveu a série com o heteronônimo Lemony Snicket, que narra em primeira pessoa a sua entrada para uma organização misteriosa.

Lemony Snicket está prestes a completar 13 anos, e decide escolher a pior tutora da organização - a senhora S. Theodora Markson - a fim de investigar um mistério paralelo com a ajuda de uma aliada misteriosa, ao mesmo tempo em que soluciona o caso do roubo da Fera Ressonante, na cidade de Manchado-pelo-Mar.
O mais interessante da história são os muitos mistérios apresentados durante a narrativa. Mistério esse, que já começa com o nome da tutora, já que ninguém sabe o que o S significa. Muitos deles são revelados ainda neste livro, porém, Snicket deixa um ótimo gancho para a continuação. Não vou detalhar muito o enredo, pois corro o risco de revelar algum spoiler. Apesar de parecer um simples caso de furto, o autor constrói uma trama intrincada, com muitas reviravoltas que prendem a atenção do leitor.

O autor abusa de muita criatividade na construção do enredo, onde a peculiaridade da cidade foi o fator que mais me encantou. Pense em uma cidade que fica à beira mar, só que não tem mar, pois o mesmo foi drenado. Parece esquisito, e é justamente isto que torna a história tão original e envolvente.
Todas as personagens secundários apresentam alguma relevância para a trama. Assim que chega na cidade, Snicket se depara com a jovem Moxie, que sonha em ser jornalista, e se torna peça fundamental na resolução do mistério do roubo.
Apesas da pouca idade, Lemony apresenta um comportamento maduro, exceto pelas perguntas incessantes, características de qualquer menino de sua idade. Perguntas essas que são regadas de sarcarmos.
Além de todo o mistério e do cenário inusitado, Quem poderia ser a uma hora dessas? traz ótimas tiradas de humor, e lindas ilustrações que enriquecem a obra. Um livro que agradará leitores de todas as idades. Estou ansiosa pela continuação, sem data prevista de lançamento.
A Editora Seguinte realizou um ótimo trabalho com a revisão e a capa, que possui um toque aveludado (eu não conseguia parar de alisar).

19 comentários:

  1. Oi Jacque!

    Realmente é um cenário inusitado, ima cidade a beira mar que não tem mar!?
    Já li muita coisa boa do outro trabalho do autor Desventuras em Série, tb concordo que o gênero tem conquistado seu espaço não só em tua estante,mas em toda a blogosfera literária.

    Bjos

    http://www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oie!

    Gostei muito do livro, achei ele diferente.
    Ai, capa aveludada, me deu vontade de ver de perto.

    Bjinhs*

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler este livro! *-----*
    Parece incrivelmente divertido.
    Ainda não o vi na livraria, e agora que você comentou fiquei curiosa com relação a capa. Adoro essas capas aveludadas.

    Beijocas, Jack!
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ah, quero tanto ler esse livro, Jac... Devia ter pedido pra editora... :(

    Gosto de ilustrações que complementam a leitura! ^.^

    Beijoooooooos

    Gleice
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Jacque, ainda que esse livro não me desperte tanto a curiosidade, por nenhum motivo específico, devo dizer, sempre leio comentários muito positivos sobre a história. O autor também é super renomado, deve ser interessante desvendar esses mistérios.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Flor! Adorei sua resenha...também curto alguns livros desse gênero que não me deixam na mão!^^
    Ai...li um da desventuras em série e adorei. Esse deve ser muito bom mesmo.
    Beijos.
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  7. Conheco uma amiga que vai amar ler sua resenha, pq ela adoro Desventuras em séries.. Vou indicar sua resenha para ela ler..
    Não é muito meu estilo, mais gostei da resenha..

    beijos
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não é meu gênero habitual de leitura, mas gostei do enredo que parece ser leve e divertido.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Jacque, tudo bem flor?
    Eu já li uma resenha desse livro e achei ele bem interessante, mas só lendo a sua fiz a associação. Desventuras em série é uma série incrível e esse autor te uma capacidade incrível de criar um suspense. Fiquei com muita vontade de ler esse livro e espero que publiquem a continuação logo.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  10. Olá Jaqueline,

    Gosto muito de livros infantos-juvenis e esse eu não conhecia e achei interessante...parabéns pela resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não é um livro que faça meu estilo, muito juvenil, mas se surgisse a oportunidade, acho que leria.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, jacque!
    NHAAAAAAA, essa é minha próxima leitura, faz MESES que eu tô namorando esse livro :BBBB

    Parece ser MUITO bom, e foi bem a peculiaridade da cidade que me chamou a atenção pro livro quando fui procurar saber mais sobre ele *-*

    Não vejo a hora de começar! ;D

    beijooo!

    Ju
    praticamente Inofensivo ;)

    ResponderExcluir
  13. Oi Jacque! Desventuras eu assisti o filme e achei muito, mas muito bom e desde então quero ler os livros. Quando saiu este aqui eu fiquei bem curiosa sobre ele, lendo sua resenha já gamei, e quero ler logo. Acho que solicito para a editora no próximo mês. Adorei os elementos que você citou. O que será que aconteceu com o mar???
    Bjos!

    Cida

    ResponderExcluir
  14. Não sei se leria esse livro, mas agradou mais não tanto assim, se não parou de alisar a capa imagina eu que sou idiota kkkk'
    Beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  15. Já tinha lido uam resenha sobre esse livro e adorei, mas a sua me incentivou a comprá-lo, claro que vou ler*.*
    Mas quero dar de presente pra meu menino de onze anos, ele vai amar .
    Obrigada pela dica Jack... bela resenha.
    Beijinhos
    Viviane
    RR

    ResponderExcluir
  16. Adoro capas com essa textura "aveludada", rs.

    O livro parece ser mesmo bom, mas não é um enredo que me chame muito a atenção, infelizmente =/

    Um abraço,
    João Victor, Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Nunca tinha ouvido falar no livro, adorei!
    Também não li Desventuras em Série, mas fiquei com vontade de ler, tanto esse quanto os outros ...!*-*

    ;*


    www.moniitorando.blogspt.com

    ResponderExcluir
  18. Alô, Jacque! faz tempo que não comento por aqui, então vou tentar comentar pelo menos uma vez por semana. Percebi que fiquei muito desatualizado no meio literário...

    A capa é bonita, o nome é provocativo, o desenvolvimento parece ser interessante. Eu também acabei aprendendo a curtir muito mais os livros infanto-juvenis. Esse aí, realmente, tem uma dose bem boa de criatividade. Drenar o mar? hahaha
    Se é o mesmo autor de Desventuras em Série, então merece muito o respeito. Não li a série, mas confio nos comentários que tenho lido a respeito rs
    HAHAHAHAH viciada em textura de livros, é isso mesmo? hahahha

    ótimo post, Jacque!


    Pedro Almada
    Inspirados, O Berço das Grandes Ideias!
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, mas quero ler muito, pois achei meio parecido com um livro que eu li há um tempo atrás que se chama O Xamado, não lembro o nome do autor.
    Beijos

    Mundo de Nati
    @meuamorpravoce

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...