[Resenha] Filhos do Fim do Mundo - Fábio M. Barreto

Livro: Filhos do fim do mundo
Autor: Fábio M. Barreto
Editora: Fantasy - Casa da Palavra
Número de páginas: 284
Classificação: 2/5

Minha Opinião:

 "Sem se preocupar com a eventual dor causada pela força do marido, a Esposa simplesmente se agarrou ao Repórter como se fosse a última vez. Lágrimas percorriam o rosto. Ela ofegava; numa mistura dolorosa de alívio pela presença do marido com a incerteza do destino do filho por conta da tragédia pela qual passavam (...) Sentiu o bebê chutar e sorriu em meio aos prantos. Ainda havia esperança." (pág.33)



Uma notícia deixa todos em polvorosa: todos os bebês com menos de 1 ano, amanhecem misteriosamente mortos, a partir da meia-noite do fatídico dia. Para piorar a situação, plantas e animais também aparecem mortos em todo o lugar do mundo, espalhando medo e dúvidas entre os moradores da cidade.  Na redação de um jornal, um repórter recebe o chamado tarde da noite para se encontrar com o diretor. Na reunião são revelados alguns planos de contenção do governo, com a finalidade de fazer com que as manchetes citando as tragédias, não venham atingir proporções catastróficas.  Porém, o pior já estava por vir: um verdadeiro caos se estabelece no mundo, e todos se deparam com a provável escassez de alimentos.
Uma verdadeira confusão já está armada, quando os moradores passam a saquear mercados e lojas, a fim de garantir um estoque de provisões, caso o pior esteja por vir.
Em meio a um provável fim do mundo, o repórter tem a missão não só de conferir se ainda existem bebês vivos nos bunkers construídos com a finalidade de protegerem as pessoas do iminente fim, como também retardar o nascimento de seu filho.

Cenários apocalípticos já me conquistam mesmo antes de ler a sinopse, e foi com muita expectativa que iniciei a leitura de Filhos do Fim do Mundo, que não a correspondeu totalmente.
O enredo foi algo totalmente inovador.  Li durante a minha gravidez, e foi assustador imaginar um mundo onde todos os bebês nasciam e morriam, ou imaginar perder um filho com menos de 1 ano de idade.
Alguns elementos me incomodaram bastante durante a leitura, e o primeiro deles foi o fato dos personagens não terem nome. Eles eram apenas identificados pela profissão, ou status; como: Repórter, Diretor, Padre, Esposa. Juntando isso a narrativa em terceira pessoa, não consegui me conectar aos sentimentos dos personagens. A impressão que eu tive era de estar assistindo tudo de uma arquibancada, sem sentir identificação pelo que lia, ou "entrar" realmente na história.
O começo foi bastante arrastado. A reunião para expor o que estava acontecendo, ganhou um destaque muito grande, o que tornou a leitura cansativa. 
O Repórter, protagonista principal, não me cativou. Ele tinha muitas atitudes impulsivas, e sua postura arrogante para com os militares me irritou. 
A obra tem uma pegada sci-fi que acabou sobrepujando a parte apocalíptica. Era um tal de bombardeio de um lado, bombardeio do outro, que me senti em plena Segunda Guerra Mundial. Os ataques aos bunkers foram muito confusos. Eu tinha que parar para ler várias vezes o mesmo trecho, e tentar entender quem estava atacando quem.

O maior motivo para não ter me envolvido com a leitura, foram as muitas voltas no enredo. Para completar, o desfecho foi frustante, já que não obtive nenhuma explicação para as mortes citadas no início do livro.
A premissa, apesar de ser bem interessante, não foi plenamente desenvolvida, culminando em um final confuso e sem revelação sobre o que motivou as mortes. Uma pena, pois essas era uma das leituras que eu estava mais empolgada, ainda mais por se tratar de um livro nacional.
Quanto a revisão não tenho o que reclamar, já que não achei nenhum erro aparente.

15 comentários:

  1. Olá Jacqueline,

    Pela sua resenha o livro não empolga muito né? Assim não sei se gostaria de lê-lo...parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com vc! Eu cheguei a passar o livro na frente das outras leituras de tanto que eu estava ansiosa, e me decepcionei com a história e principalmente com o personagem principal, o repórter.
    A narração não deixou que se tornasse possível entrar na história e tudo ficou bem confuso mesmo. No meu ponto de vista deu a entender o autor ganhou a possibilidade de escrever um segundo livro, uma continuação, mas não sei se ele fará isso e se fizer nem sei se iria ler. Parabéns pela sua resenha!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Your ωay of telling all in this pоst is in fact gοоd, every one be ablе to
    sіmply knοw it, Thаnκs a lot.



    My wеb-ѕite; payday loans

    ResponderExcluir
  4. Oi Jack,

    Uma pena o livro não ter sido tão bom. Narrativas arrastadas cansam muito mesmo.
    Não sei se irei lê-lo, não gostei muito do tema. =/ Mas quem sabe um dia.
    Ótima resenha.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros, filmes que abordam o tema de fim do mundo, esse está na minha lista de interesses, até porque vi muitos elogios desse livro .

    ResponderExcluir
  6. Eu comecei a ler a resenha pensando: "Nossa, esse livro parece ser incrível, e...", porém, infelizmente fiquei até triste quando terminei de ler a resenha, eu já vi esse livro tantas vezes, a premissa do livro é muito interessante, e tinha tudo para ser algo bom, mas depois da sua opinião eu acho que vou pensar duas, três vezes antes de resolver o livro, deve ser meio desconfortável ler um livro que você não sabe o nome de nenhum dos personagens, quem sabe um dia dou uma chance...

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que pena que você não gostou, desde o lançamento estou com vontade de ler esse livro, vou dar uma chance para ver o que eu acho.
    Beijos,

    Gustavo Valim
    Jantando Livros
    http://jantandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu li a resenha e não pareceu um livro que me interessasse muito. Já estou com uma série aqui em casa no mesmo estilo para ser lida. E estou tentando mesclar assuntos!
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  9. Estava com mil expectativas sobre o livro e ler a resenha me fez bem, me deixou mais consciente, a não esperar tanto pelo livro. Ótima resenha, Jacque.

    ResponderExcluir
  10. Oi Jacque, como você fiquei bastante motivada a ler o livro a apartir da leitura da proposta! Mas nem sempre a abordagem que o autor faz nos envolve, mesmo que o enredo seja bacana! Espero poder ter a oportunidade de conferir essa estória, agora sabendo melhor o que esperar!!

    Te espero lá no Prólogo da Leitura, até mais!! :}

    ResponderExcluir
  11. Jacquee,
    Tivemos opiniões bem parecidas em relação a esse livro. Também me decepcionei.
    Achei a narrativa por vezes confusa, aquela parte dos bunkers mesmo ainda não entendi o que aconteceu. Às vezes voltava para ler de novo, às vezes simplesmente deixava pra lá.
    Mas o que de longe mais me incomodou foi o final. Além de não oferecer respostas, a gente fica ainda com mais perguntas na cabeça.
    Não achei um final satisfatório, fiquei me sentindo meio frustrada.
    Ah, e também não consegui me conectar com os personagens rs Não gostei da atitude do repórter quando eles estavam naquele voo voltando pra casa, por exemplo. Dava vontade de dá um peteleco nele e mandar ele se sentar. O cara só atrapalhava hauhaua

    Olha, tô lendo um ótimo do gênero no momento, Apocalipse Z, você já leu? Ainda tô por volta da página 100, mas estou gostando muito da história.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Poxa, mas que peninha, eu li a sinopse toda pimpona, achando que ia ter de correr pra comprar o livro. Pois adoro histórias sobre catástrofes e apocalipses...adoro(não sou normal).
    Mas depois lendo sua resenha fui ficando murchinha.
    Enfim, talvez eu o leia se ganhar de presente ou numa promoção.
    Beijinhos Jacque.
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  13. Olá Jacque, tudo bem?
    Eu imagino como deve ter sido difícil ler um livro desses durante a gravidez, também não gosto de livros que não dão nome aos personagens, eu não gosto de não me conectar com os personagens, eu já não tinha interesse nesse livro, agora de fato que não tenho mais.

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  14. Adorei a sua resenha e sua sinceridade, mas ainda assim esse é um livro que tenho vontade de ler.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Vish, bom saber. Estava super a fim de ler esse livro também, mas fui deixando por causa de lançamentos e continuações das minhas séries. Ainda bem, porque detesto quando me sinto distante do livro, na arquibancada, como você disse. Fiquei frustrada daqui

    Beijitos

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...