[Resenha] Pandemônio - Lauren Oliver

Livro: Pandemônio - livro #2
Autora: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 300

Classificação: 4,5/5

Minha Opinião:
" O ódio é isso. Alimenta você e ao mesmo tempo o faz apodrecer. É um sentimento difícil, profundo e inflexível, um sistema de bloqueios. É tudo e inteiro. O odio é uma torre alta. Na Selva, começo a construí-la e a escalar." (pág.138)
Lutando por sua sobrevivência na Selva, Lena renasce e passa a viver uma vida bem diferente da qual estava acostumada antes de sua fuga. Longe de tudo o que era seguro, ela aceita fazer parte do plano de seus novos amigos, e passa a vigiar o filho do representante da ASD (América Sem Deliria). Porém, o plano inicial foge de seu controle, e após ser sequestrada, todas as suas certezas sobre o futuro desaparecem.

Após 1 ano após a leitura de Delírio, primeiro livro da trilogia, a expectativa e vontade de ler Pandemônio era gigante. A primeira coisa que você precisa ter em mente ao iniciar a leitura da trilogia é a imensa capacidade da autora em surpreender o leitor acima do esperado. Eu que sofri e chorei no fim do primeiro livro, senti uma tensão sem igual ao ler este segundo, que colocou a distopia acima de todas as outras que eu já li.

A narrativa continua ágil e instigante, sem espaço para grandes divagações da personagem principal, e sem cansar o leitor. As cenas onde Lena luta por sua sobrevivência na selva chegam a ser poéticas, e eu poderia ler 10 páginas sobre a descrição de árvores e paisagens sem enjoar ou pular uma palavrinha sequer.
Neste livro temos a divisão entre o passado e o presente, onde Lena narra o período que passou na Selva, e o período atual em que se passa por uma curada e tenta se misturar aos "zumbis" - como são chamados os curados. Dessa forma fica evidente a transformação de Lena, e é difícil afirmar de qual eu gosto mais.
A Lena de antes era resignada com a Sociedade onde vivia, e a atual é questionadora, forte e confiante. Foi justamente a resignação em aceitar a provável morte de Alex, que me fez perder 0,5% do meu amor por ela.
Novos personagens foram introduzidos na história, e mesmo que alguns tenham pouco destaque - que é o caso de Azul - a autora consegue envolver o leitor de tal forma que eu pude sentir a emoção fluindo pelas páginas.

O enredo possui muita ação, daquelas que te fazem roer a unha, e não querer largar o livro por nada. O que mais admiro na narrativa de Lauren é a coerência utilizada. Nada acontece sem um propósito, e a história, passagem de tempo, e os fatos narrados se interligam de tal forma que não soam confuso. Até a entrada de um novo amor para Lena, Julian, a autora torna conveniente, e faz com que o leitor passe a amá-lo e torcer por eles.
Assim como o primeiro livro, Pandemônio termina de forma abrupta e me deixou de boca aberta, queixo caído, e o que mais servir para descrever o choque ao ler a última cena. Oliver me deixou de coração partido e absolutamente dividido. Não sei se sou team Alex ou team Julian, logo eu que tinha uma forte convicção do meu amor por Alex. Lauren conseguiu distorcer meus sentimentos. Mal posso esperar para ler Requiem, último volume da trilogia, sem data de lançamento no Brasil.
Delírio é uma distopia convincente e uma das poucas que conseguiu mexer com meu emocional de modo tão notável. Se você está em busca de uma leitura que irá te fazer torcer, vibrar e se envolver, Pandemônio é o seu livro.


14 comentários:

  1. Jaaac!! Dei uma olhada pro cima só, pq não li ainda Delírio, tenho mais não li...Então assim que eu ler ai eu volto aqui e leia sua resenha só para não ficar ansiosa demais ^^
    Beijos
    brubs

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque! Depois de tanta animação não há como não querer ler o livro. Temos boas distopias no momento, mas pelo visto, lembrando de outras resenhas suas, está é realmente a que mais chamou minha atenção. Mais um livro que vou ler por sua causa.
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  3. Li Delírio há mais de um ano também e estou esperando a grana para comprar Requiem (em inglês mesmo, tenho Delirium e Pandemonium numa edição internacional e detestaria ficar com aquela coisa diferente e incompleta na estante rs) e ler os dois de vez. Adorei o mundo que a autora criou, mas não é aquela coisa eletrizante que você fica sem dormir para saber o fim, sabe?

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li Delírio, por isso dei apenas uma lida superficial na resenha de Pandemônio.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. eu estou lendo Delirium agora!
    E a sensação que tenho e que tive em Before I fall é que eu leio por mil anos e não vou a lugar nenhum... não que a narrativa é ruim, mas é lenta sabe? e eu não gosto muito disso...
    Espero me apaixonar pela leitura tanto quanto você =)

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  6. Oh! Belezura que você amou o segundo volume, comprei Delírio e ainda não comecei a lê-lo, Acho que vou esperar para ler em maio, pois assim peço Pandemônio de presente e leio seguidinho, mas fiquei hiper curiosa, sua resenha está show, como sempre *.*
    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  7. Olá Denise,

    Antes de ler a sua resenha não tinha interesse, agora fiquei curioso...parabéns pela resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser muito interessante,adorei a proposta do livro! Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  9. Its like you lеaгn my mind! You sеem to understand a lοt aрproхimately this,
    like уou wrote the ebooκ in it or something.
    I believe that you can do ωith ѕome percent to power the mеssаge house а bit, but other than that,
    thiѕ іs great blog. A great read.

    I'll definitely be back.

    My website; payday loans uk

    ResponderExcluir
  10. Oi Jacque!
    Acabei de marcar uma troca com o "Delírio". Estou querendo ler já faz um tempinho, mas finalmente vou conseguir. Agora, venho aqui leio essa resenha maravilhosa e já estou obcecada pelo 2º livro! Haha

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Jacque! Te confesso que não li sua resenha acerca da história, mas li sua opinião. Já que não li "Delírio". Mas os livros sempre me passaram essa ideia de ter uma leitura ágil e agradável, bom saber que em "Pandemônio" é a mesma coisa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Aii, eu quero muito ler esta série!!
    Morro de curiosidade!

    Beijos*

    ResponderExcluir
  13. AAAAAAAAAAAAAAAAAAHHH!!!!!!
    JACQUE, VOCÊ ME DEIXOU MAIS LOUCO POR "PANDEMÔNIO"!!!
    Caramba, eu estou louco por esse livro. Li "Delírio" e quase infarto com aquele final. Amei a narrativa da Oliver e a história em si.
    Sério que você ficou dividida entre Julian e Alex?! Não sei se me sentirei assim. Gosto muito do Alex. rs
    Pelo o que você cito, sinto que amarei ainda mais o segundo livro.
    Enfim, amei sua resenha, amei saber tua opinião e quero URGENTEMENTE "Pandemônio".
    Não sei se aguentarei esperar por muito tempo.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  14. Oi!!!
    Adorei a resenha, fez com que revivesse minha vontade de ler "Delírio", fiquei toda empolgada, mas como não consegui comprar acabei por esquecer da série.
    Gostei de saber que a mocinha melhora e se rebela.
    Agora, ser sequestrada? Quero saber o motivo!!!
    Mas vou ter de me segurar até ler o primeiro.
    Uma pena que não tenha previsão de lançamento do próximo. =(

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...