[Resenha] Como eu era antes de você - Jojo Moyes

Livro: Como eu era antes de você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrinseca
Número de páginas: 318
Classificação: 5/5 (favorito)

Minha Opinião:
"Ninguém quer ouvir você falar que está com medo, ou com dor, ou apavorado com a possibilidade de morrer por causa de alguma infecção aleatória e estúpida. Ninguém quer ouvir sobre como é saber que você nunca mais fará sexo, nunca mais comerá algo que você mesmo preparou, nunca vai segurar seu próprio filho nos braços. Ninguém quer saber que às vezes me sinto tão claustrofóbico estando nesta cadeira que tenho vontade de gritar feito louco só de pensar em passar mais um dia assim."
Moyes foi correspondende do The Independent por dez anos. Como eu era antes de você é seu segundo livro lançado no Brasil, sendo o primeiro o romance A última carta de amor, também publicado pela Editora Íntrinseca.
Eu já havia lido A última carta de amor, e me apaixonado instantaneamente pela escrita impecável, e o modo como os sentimentos transbordavam através das páginas, e sabia que me emocionaria ao ler este novo livro, e não foi diferente.

Lou Clark tem 26 anos, e ainda não decidiu o que quer fazer com a sua vida. Seu namoro com Patrick, a cidadezinha onde mora, e o trabalho na cafeteria lhe bastam, e não consegue enxerga nenhum motivo para ampliar seus horizontes, isso até perder o emprego e começar a trabalhar como cuidadora de um tetraplégico, para continuar ajudando no sustento de sua casa.
Will é o oposto de Lou. Antes do acidente que o deixou preso a uma cadeira de rodas, ele era um jovem bem sucedido, com um espírito aventureiro, uma namorada linda e toda uma vida pela frente. Porém, após o acidente ele não consegue aceitar levar a vida que leva, e pretende dar um fim em tudo.
Lou terá apenas 6 meses para demovê-lo dessa ideia, e ambos irão aprender um com o outro mais do que imaginavam.

Jojo é mestre em expor os sentimentos de seus personagens de modo tão visceral, que fico em dúvida se o livro é pura obra ficcional, ou uma história que realmente poderia ter acontecido com qualquer um.
Sua narrativa em primeira pessoa, é envolvente e nos fisga logo nas primeira página.
Will é completamente arrogante e distante nos primeiros dias em que Lou trabalha em sua casa, mas aos poucos a sua "casca" e armaduras são deixadas de lado, e ele começa a se revelar vulnerável. É como se ele estivesse se fechando em seu próprio casulo para evitar qualquer tipo de sofrimento.
Lou é um doce de garota. Apesar de não possuir grandes ambições para o futuro, e se contentar com pouco, ela consegue enxergar o Will além da cadeira de rodas. Juntos eles formam um encaixe perfeito.

O romance não é daqueles de fazer suspirar, mas sim de nos mostrar que o amor pode nascer na mais improvável das situações, mesmo que todas as circunstâncias sejam contrárias.
Conforme ia chegando o prazo final de Lou, foi angustiante imaginar mil desfechos diferentes. Me irritei com Will, quis gritar que ele era um egoísta, e que ele não poderia tomar essa decisão de acabar com a própria vida. Ao mesmo tempo em que eu tentava entendê-lo, tentando me colocar em seu lugar, e imaginando o que eu faria se de uma hora para outra eu me visse presa em uma cadeira, sem poder realizar as atividades de antes, e precisar depender eternamente de outras pessoas.

O livro todo é uma extrema lição de vida. De como não devemos deixar a nossa vida para depois, e nos permitir viver o agora, buscando realizar o máximo de nossos objetivos e galgando sempre um futuro melhor. Também existe a parte polêmica da eutanásia, mas se permita ler sem preconceitos.
Prepare o seu lencinho e tente não chorar lendo as últimas páginas. Garanto que será uma tarefa extremamente dificil, já que Moyes vai contra todas as expectativas, e nos dá muitos motivos para pensar.

17 comentários:

  1. Primeiramente: Essa capa é muito amor, ela é toda delicada, fofinha. Eu não li A Última Carta de Amor e confesso que esse livro não tinha me chamado a atenção senão pela capa, mas depois dessa resenha e de saber que ele se tornou seu favorito, eu vou pensar duas vezes antes de deixá-lo de lado. Essas histórias leves, reais, românticas e meio tristes (pelo que eu entendi), são sempre gostosas de ler, elas mexem com todo o nosso emocional, o que é bom, quanto mais próximo dos livros ficamos, mais real a história se torna. Adorei a resenha!

    Beijos Jaque

    ResponderExcluir
  2. Eu amo essa capa, e apesar de não ter lido nenhum livro da autora, você dando 5 estrelas para a obra e considerando-o favorito, já é o suficiente para eu querer ler ele! Você me deixou empolgado, já que é uma história, digamos, mais real, e tem personagens mais humanos, um cotidiano que ao mesmo tempo é normal, mas possui um enredo ótimo. Não tenho lido livros que tratam de sentimentos atualmente, e acho que "Como eu era antes de você" seria uma ótima leitura :D

    ResponderExcluir
  3. Oi Jaque, esta é a segunda resenha que leio deste livro e já deu para perceber que este livro é em profundo.. emocionante..
    Adorei quando disse que a narrativa nos fisga logo nas primeiras páginas..
    Belo conselho amiga, mais pelo que eu li na sua resenha, será dificil não chorar nas ultimas páginas..
    Desejo muito ler este livro,..
    Beijos Mila

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Desde que esse livro foi lançado que eu tenho sonhado em lê-lo. A história parece ser tão linda e perfeita e se você já está avisando pra preparar os lencinho, fico mais ansiosa ainda pra ler.

    beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  5. Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, mas achei o enredo emocionante e real.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Jaque! Owwwwn, estou imensamente curiosa a respeito desse livro, parece extremamente fofo!! Essa capa também é mega fofa.

    Beijãooo!

    ResponderExcluir
  7. Olá!!!, belo blog amei, sucesso, Deus seja contigo,
    já estou te seguindo, OBRIGADO PELA VISITA.
    Curta e participe do meu blog e fan page
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gosto de livros com lições de vida, mesmo o romance não nos fazendo suspirar. Eu já era curiosa em ler algo da Jojo, mas estou mais ainda agora *O*

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu me apaixonei pela capa e assim que li asinopse eu vi que precisava ler este livro.
    Sua resenha só me confirmou isso e pretendo logo comprar o livro.
    Ameii sua resenha!

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. FELIZ DIA DAS MÃES.
    Olá!!!, amei o seu blog muito lindo sucesso, Deus seja contigo
    já estou te seguindo. OBRIGADO PELA VISITA
    Curta e participe do meu blog e fan page
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Jacque, tudo bem?
    Já li inumeros elogios quanto a escrita do autor. E a cada nova resenha fico cada vez mais curiosa quanto aos livros dele. A dica está mais do que anotada e espero poder conferir em breve.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  12. Não li nenhum livro da autora então leria esse sem nenhum tipo de expectativa. Que bom saber que mesmo para quem mergulhou na leitura com expectativas altas ele não decepcionou.
    Romances não são exatamente o meu gênero (principalmente esses que tentam arrancar suspiros dos leitores - bom saber que não é o caso de "Como eu era antes de você"), mas gosto dessas histórias em que nos envolvem com os dramas dos personagens e nos fazem pensar como agiríamos em seus lugares. Também achei interessante que você conseguiu imaginar desfechos diferentes durante a leitura. Não é algo que encontramos com frequência em romances (que em geral tendem a ser previsíveis).
    Beijos
    www.alemdacontracapa.blogpsot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Jacque, desde o lançamento do livro morro de curiosidade. Tenho o outro livro da autora, mas ainda não consegui ler, então, já que não comprarei mais livros este ano, vou tentar passá-lo na frente de outras leituras. Se gostar da escrita da autora, vou burlar minha própria regra e comprar esse, que parece ser tao lindo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Jacque! Eu também me emocionei muito com o livro, só que sofri demais com a escolha para o final, queria tanto que houvesse outra possibilidade, sabe aquela crença que por ser um livro esperar sempre o melhor. De qualquer forma foi um dos mais lindos que li até hoje, e o melhor foi que mesmo sendo uma história trágica, consegui ter muitos momentos alegres com as trapalhadas de Lou. Bjos!

    ResponderExcluir
  15. Nossa esse é meu tipo de história, amo chorar com as narrativas, elas me fazem pensar sobre a vida e a ficar no lugar dos personagens.
    Gostei muito dos outros 2 livros da Jojo que li, estou pronta pra esse.

    ResponderExcluir
  16. primeiramente: que capa mais linda! A editora arrasa quando se trata dessa autora, são capas simples mas muito autenticas!
    Eu confesso é a segunda resenha que leio desse livro e apesar de nunca ter lido nada da autora a maneira como vc retrata a história me deixa curiosa e ansiosa para ter o livro em mãos, creio que será uma história para emocionar e refletir sobre o amor

    ResponderExcluir
  17. Quando li a historia do livro, eu criei um desejo enorme de lê-lo. Como você fala, ele tem uma lição de vida que eu quero muito ler.
    Como bem sabemos, na realidade os romances não surgem como em contos de fada.Quero muito ler esse livro \o/

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...