[Resenha] O Azarão - Markus Zusak

Livro: O Azarão - (Irmãos Wolfe, livro #1)
Autor: Markus Zusak
Editora: Bertrand
Número de páginas: 176
Classificação: 3,5/5

Minha Opinião:

Markus Suzak é um escritor australiano, famoso pelo best-seller A menina que roubava livros, e Eu sou o mensageiro. O Azarão, é o primeiro livro escrito pelo autor aos 16 anos, e muitos acreditam se tratar de uma obra autobiográfica.
"Num instante, pensei que era estranho nunca ter rezado por mim mesmo. Será que eu não tinha salvação? Será que era tão sujo que não merecia uma oração? Talvez. Pode ser." (pág.96)

Cameron Wolfe é um perdedor. Vivendo nas sombras de seu irmão Ruben, ambos passam seu tempo sem fazer nada de significativo, brigando entre si e planejando roubos que nunca levam pra frente. Sua única certeza é que provavelmente terá cogumelos preparados pela mãe para o jantar.

Eu não havia lido nada do autor até o momento, apenas uma tentativa frustrada de iniciar A menina que roubava livros, que eu logo abandonei após a página 20. Fãs do autor, não me matem, mas achei a escrita um tanto confusa e acabei não levando em frente pois não estava com "cabeça" para ler algo complexo naquele momento.
Estou muito contente em ter lido o livro de estreia, antes dos títulos que tornaram Zusak em um célebre autor no Brasil. O bom de não ter lido seus outros romances, é que não tive nenhum parâmetro para comparar, e sendo assim li sem nenhuma expectativa. Sua narrativa definitivamente me conquistou. O Azarão possui uma escrita crua, sem rodeios, ao mesmo tempo em que perscruta com habilidade a mente do nosso protagonista.
Cameron está naquela fase onde os adolescentes de 15 anos procuram descobrir seu lugar neste mundo, ao mesmo tempo em que não medem as consequências de seus atos, ou quando o fazem, se arrependem tardiamente de suas ações. E é justamente isto que o autor recria: ele dá voz aos pensamentos confusos e túrbidos de Cameron, que está começando a assimilar o processo de amadurecimento pelo qual está passando.
O personagem principal tem um quê de inocência que me deixou comovida. Se por um lado ele parece totalmente consciente da vergonha que sua mãe, pai e irmão mais velho sentem pelas "burradas" cometidas, por outro lado ele segue instintivamente suas aspirações para "tomar jeito" e deixar o comportamento incorrígivel para trás, admitindo que precisa "crescer".
"Jurei que, se um dia eu tivesse uma namorada, eu a trataria direito e nunca seria mau nem safado com ela, nem a magoaria. Nunca. Jurei e tinha toda a confiança do mundo de que manteria a promessa." (pág.43)
No meio de seus devaneios juvenis, Cameron também nos revela seus sonhos, alguns sem pé nem cabeça, e outros com significado que só ele mesmo entende. Achei muito interessante essa abordagem, pois nos remete ao turbilhão de sensações vividas pelo protagonista.
E é claro que tem uma menina (sempre tem), que chama a atenção de Cameron, e estimula sua mudança de comportamento. Não espere um romance ultra elaborado. A aproximação entre eles é impulsiva, e eu diria até primitiva por parte dele. Mas o desfecho nos dá um gostinho do que virá no próximo livro já lançado no Brasil pela Editora Bertrand, entitulado como Bom de Briga. Mal posso esperar para ter uma overdose de Zusak na minha vida \o
O Azarão é uma deliciosa estreia, combinando uma narrativa poética e singela que retrata de forma eloquente as dúvidas, inseguranças e ambições que afligem todos os adolescentes.

16 comentários:

  1. Gostei da resenha Jacque. Achei o livro bem interessante. Li A Menina que Roubava Livros em e-book e curti bastante. Beijão!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Muito legal a sua resenha, esse livro parece ser bem interessante.

    Renata
    Escuta Essa | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  3. Não sabia desse livro! Eu li os outros dois do autor, não achei o Mensageiro grande coisa, mas A Menina que roubava livros é o meu favorito da vida inteira. Vou procurar esse pra ler :)

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Sabe que eu demorei para conseguir ler A menina que roubava livros, eu fiz umas 3 tentativas e por ultimo eu li em audiobook, foi muito bom. Eu ia acompanhando no livro, só assim eu consegui.
    Depois tentei ler O mensageiro e a leitura não fluiu.
    Por isso não sei se irei ler este, mas pela sua resenha o livro parece interessante.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  5. eu AMO o Zusak, e Eu Sou o Mensageiro é meu livro preferido da vida. Sim, fiquei chocada por você ter abandonado A Menina que Roubava Livros, mas consigo entender haha. Talvez seja justamente por eu ter toda essa carga de expectativa que não gostei de O Azarão. Ele é tão bem escrito e bem narrado quanto os outros, mas ele não tem nenhum dos elementos que me sugou pra dentro das outras histórias. Achei Cameron sem graça, e sua (falta de) história não é nada atraente. Fiquei esperando que algo - QUALQUER COISA - acontecesse, e não rolou. Fiquei bastante decepcionada e não pretendo terminar essa pequena série. Vou esperar pelos próximos trabalhos do autor e esquecer que esse livro existiu =P

    Beijão!
    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada do autor, Jacque. Sempre tive vontade de ler A menina que roubava livros, mas até agora não consegui.
    Ainda não conhecia este livro, mas já me interessei. Aliás, eu adorei a quote que você escolheu.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca li nada do Zusak, e não foi por falta de incentivo, já vi o mundo inteiro falando bem do livro A Menina Que Roubava Livros, e eu morro de curiosidade de lê-lo, mas evito tanto as resenhas das obras dele que não sei o que esperar. Sabe quando o mundo inteiro fala bem daquele autor mas você morre de medo de ler e não sentir nada? Pois bem, eu passo por isso, a capa desse livro me chama a atenção há muito tempo, o engraçado é que eu pensava que o desenho era um dragão ou dinossauro, é muito bom saber que ele escreve tão bem de forma tão real, acho que isso nos aproxima tanto da história que nos permite criar uma ligação entre o personagem, enfim, mais uma resenha maravilhosa Jacque, não é um livro que eu necessito desesperadamente, mas eu quero ler, um dia!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Não faz muito meu estilo de leitura, já tinha visto o livro mas não cheguei a me interessar. Acho que não fui feita para ler Markus, visto que abandonei A Menina que Roubava Livros rsrs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Jacque!
    Eu estou bem interessado em ler esse livro. Pelo o que você descreveu, acredito que gostarei.
    Já li do Markus "Eu Sou o Mensageiro" e "A Menina que Roubava Livros". O segundo eu gostei menos, por ser muito trágico. Mas eu gosto muito da escrita do autor.
    Parabéns pela resenha! Gostei de saber tua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Jacque, parabéns pela resenha!! Eu ainda não conhecia o título, mas fiquei super interessada, seus comentários me instigaram a conhecer a estória! Espero ter a oportunidade de ler a obra em breve!!!

    Te espero lá no Prólogo da Leitura, até mais!!

    ResponderExcluir
  11. Gostei! Sou fãzinha de A menina que roubava livros, embora, de fato, a narrativa possa ser confusa em alguns momentos. A sinopse de O azarão, a primeira vista, não tem pé nem cabeça, mas é bem instigante...

    ResponderExcluir
  12. Oi Jacque!

    Esse livro parece ser interessante!
    A sua resenha me deixou curiosa!
    Ainda não li nada do autor acredita?

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Jacque! Eu adoro A Menina Que Roubava Livros, concordo contigo que no início a narrativa pode ser um tanto confusa, até o livro todo arrisco dizer, mas é uma leitura sem igual. E o que mais me cativou foi a narrativa singular da Morte.
    O Azarão me parece muito bom!

    Beijão

    ResponderExcluir
  14. Jacque!

    Pois é, depois de tanto tempo sumido, acabei dando as caras por aqui. Acho que o último post seu que vi foi a resenha de "Quem poderia ser uma hora dessas?". Ou seja, faz muito tempo hahaha

    Enfim, só li um livro do autor até hoje, Eu Sou o Mensageiro. Apesar do livro não ser tão bom, a narrativa do Zusak é diferente demais, ele é muito único, com aquele lance de personagens auto-destrutivos, bem legal!
    É dessa escrita crua que eu gosto, por isso até aproveito pra te indicar Eu Sou O Mensageiro rs

    Opa, então podemos esperar por continuação? Serio, curti a história, o meu maior problema agora é conciliar livros. Mas eu sei que vou me arrepender muito se não ler O Azarão...

    Como sempre, resenha muito bem escrita, Jacque!

    BJão!

    ResponderExcluir
  15. Olá Jacqueline,

    Esse livro esta na minha lista de desejados e o autor é um dos meus favoritos...parabéns pela sua resenha....abçs.



    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  16. Eu acho "A menina que roubava livros" simplesmente incrível e imagino que "O azarão" não deva ser tão bom. Mas quero ler, já que foi a estreia (bem precoce) do autor. Acho legal poder ver sua evolução na literatura.
    bjo!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...