[Resenha] Todo Dia - David Levithan

Livro: Todo Dia
Autor: David Levithan
Editora: Galera Record
Número de páginas: 277

Classificação: 5/5 (favorito)

Minha Opinião:
"Não quero amá-la. Não quero me apaixonar." (pág.53)
"A" acorda todo dia em um corpo diferente, e tem sido assim desde que sempre. Geralmente ele segue a rotina do dono do corpo, acessando assim suas memórias para que nada pareça suspeito, evitando que alguém desconfie de sua presença. "A" nunca habita o mesmo corpo novamente, e por isso não se envolve com as amizades - e se houver -, namorados ou namoradas do dono do corpo. Porém, ele quebra a regra ao conhecer Rhiannon, namorada de Justin.
"É isso que o amor faz: que você queira reescrever o mundo. Que você queira escolher os personagens, construir o cenário, dirigir o roteiro. A pessoa que você ama senta de frente para você, e você quer fazer tudo que estiver ao alcance para tornar isso possível, infinitamente possível." (pág.151) 
 Tem livros que aparecem de surpresa na nossa vida, e nos arrebata tão profundamente durante a leitura, que é certo como dois mais dois são quatro, que a história permanecerá gravada por muito tempo em nossa mente, sem que nunca a esqueçamos. Foi isso que aconteceu comigo, ao me deparar com a obra de David Levithan. Todo Dia chegou totalmente de surpresa, e decidi lê-lo no mesmo dia. Arrebatamento foi pouco, minha experiência foi transcendental. Mas vou parar com os clichês necessários, e tentar resumir o que senti ao ler esta obra magnífica.

É preciso deixar claro que "A" não tem sexo definido, já que habita tanto corpos masculinos, como femininos, mas na tradução escolheram tratar "A" como ele.
Iniciei minha leitura com lágrimas nos olhos (manteiga derretida detected). Tão logo "A" se apaixona por Rhiannon, se depara com uma verdade dolorida: como fazer o romance dar certo, se cada dia ele acordava em um corpo diferente?
O ritmo da narrativa é bem ágil, cada capítulo narrando o dia de "A" em um novo corpo, e suas tentativas para encontrar Rhiannon novamente.
Cada vida que ele habitava tinha um dilema diferente, e é impossível permanecer impassível diante de tantos dramas. Em todos os corpos que "A" vivia a experiência de um dia, encontramos uma história que denota a dificuldade que muitos adolescente tem em "se encaixar":  um adolescente acima do peso, a adolescente taciturna que planeja secretamente se suicidar, a garota popular que atrai todos os olhares, uma garota que sente atração pelo mesmo sexo e gostaria de ter outra aparência.
"Como posso fazê-la enxergar através da indistinção se sou um corpo que ela nunca vai enxergar de fato, uma vida que ela nunca será capaz de apoiar verdadeiramente?" (pág.222)
 O livro levanta vários questionamentos, e traz uma enxurrada de lições, sem cair na monotonia.
Só conhecemos Rhiannon através da impressão que "A" obtém, mas isso foi o suficiente para criar uma empatia imediata com a personagem. Para "A" era fácil amar uma pessoa que seria uma constante, mas e para ela? Como seria amar alguém apenas por seus pensamentos e sentimentos, mas sem ter uma definição de corpo, e sem saber onde a pessoa acordaria na manhã seguinte?
"A" é um personagem muito enigmático. Antes de conhecer Rhiannon ele aceitava bem o fato de nunca ter os mesmos pais por mais de um dia, e deletava as memórias das vidas que havia tomado por 24h. Ao conhecê-la, foi como se sua vida finalmente fizesse algum sentido, e Rhiannon fosse a sua âncora de salvação. Fico com lágrimas nos olhos só de lembrar alguns trechos que me fizeram chorar copiosamente.

"Algumas pessoas estão protestando contra a parada gay. Não entendo o porquê. É como protestar contra o fato de algumas pessoas serem ruivas. Na minha experiência desejo é desejo, amor é amor. Nunca me apaixonei por gênero. Apaixonei-me por indivíduos."
Todo Dia traz uma história pungente sobre um amor impossível, e a beleza de enxergar o interior sem questionar a aparência. Um romance belamente construído, com uma narrativa fluída e vibrante.
Sei que a resenha ficou enorme, e mesmo assim sinto que não consegui exprimir nem 1% dos meus sentimentos pós-livro. Sorry pela minha empolgação em marcar tantos quotes, mas este livro entrou para meus favoritos, e é uma das melhores leituras do ano.
Se você tem uma lista de livros para ler antes de morrer, coloque Todo Dia no topo e garanto que não vai se arrepender!!!

20 comentários:

  1. Oi Jac, tudo bom?

    Nossa, o primeiro parágrafo da tua resenha caracterizou da melhor forma possível o que estou sentindo no momento, ao ler A culpa é das estrelas.

    Já tinha visto falar desse livro outras vezes, mas confesso que não cheguei a ficar interessada na leitura, como você disse que é um livro que abordar diversos questionamentos sem cair na monotonia, me deixou muito empolgada com a leitura, pois atualmente é muito raro encontramos um tipo de leitura assim. Normalmente os livros que tem um fundo mais voltado pra mensagens subliminares, lições de vida e questionamentos se tornam clichês e cansativos.

    Uma pena pois eu adoro livros desse tipo. Vou procurar esse livro para ler, parabéns pela resenha.

    Beijos,
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  2. Quero tanto ler esse livro que chega a dar calafrios.
    Sou doida pela ideia dele desde ano passado quando ouvi que uma editora traria.
    Ele parece ser daqueles livros que nos fazem derreter só com os quotes.

    Amei!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo falando bem demais desse livro, preciso ler urgente (até porque nunca li nada do autor :X)
    Adorei a resenha

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Jacque! Estou ansiosa para ler Todo Dia! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Eu estou doida de vontade para ler esse livro, preciso conhecer essa história, que tem tudo para ser emocionante. Adorei a resenha e a seleção de quotes, espero gostar tanto quanto você.

    beijokas

    ResponderExcluir
  6. Oi Jacque!

    Nossa, que legal!!
    Eu não estava com a mínima vontade de ler esse livro e, agora, você me deixou doidaaa para lê-lo!
    Acho que vou passá-lo na frente de outras leituras. :) Hihi!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Jacque,
    Sinceramente, por essa capa eu passaria bem longe do livro. Achei muito feia ela. Mas, como essa é a segunda resenha que leio do livro e que me deixou com a curiosidade a mil, espero poder ler em breve. Ótima resenha! Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oie, minha amiga vim te visitar =D
    Que é isso? Safadeza tua porque não me deu esse livro? Shaushausha quero ler, quero ter e espero ficar igual você pelo menos 1%!

    Beliscões carinhosos da Máh :)
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  9. Achei super interessante essa ideia do livro de acordar em corpos diferentes. Me lembrou um pouco Starters. Quero ler pois quero ver onde essa história vai acabar.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que premissa diferente! Pressinto que se tornará um favorito meu!
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  11. Posso dizer que eu nem sabia ao certo sobre o que era o livro e já queria ler? Fiquei com vontade de ler algo do Levithan desde que li "Uma noite de amor e música", só estava com dúvida sobre qual escolher para começar. Obrigada pelo "empurrãozinho"! Vou começar por esse, com certeza ;)

    ResponderExcluir
  12. Nossa, preciso ler esse livro. Todos me falam sobre os quotes, que se eu marco, posso preparar um estoque porque o livro é repleto de passagens maravilhosas que não podem deixar de ser marcadas. Tenho certeza que vou gostar! Os comentários positivos tem me deixado com vontade de passá-lo na frente de todos os outros livros que estou lendo, rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Ai, Jack, sua empolgação me deixou super animada! Eu nem havia ligado muito para esse livro, mas agora que sei um pouco mais sobre a história, foi impossível não ficar com vontade de ler! :)
    O livro parece ser bem emocionante e incrível. Ah, é explicado o porquê de ele acordar cada dia em um corpo diferente? Fiquei curiosa! Rs.

    Amei a segunda quote! *-*

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Jacque! Este é um livro que não sei o que esperar, a primeira vez que ouvi falar foi quando a editora anunciou o lançamento, pelo visto é bem legal,do autor eu li Will e Will. Nós geralmente temos opiniões parecidas, então acredito que vá gostar. Bjos!

    ResponderExcluir
  15. Simm, eu pretendo ler este livro antes de morre, na verdade pretendo ler nesta próxima semana mesmo, iuaiua.

    Tô muito empolgada com ele.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Achei a temática do livro bem interessante, mas não tenho muita vontade de lê-lo no momento, vou deixar a empolgação por ele passar e assim ler com calma e sem grandes expectativas.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi :)
    Estou com esse livro aqui para ler e gostei muito de saber que ele entrou para os seus livros favoritos.
    Vou ler ele em breve ;)
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  18. Necessita da sua resenha e sem mais foi pro desejados :)
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Vejo um monte de gente falando bem desse livro! Fiquei com vontade de ler! :)

    Beijos,
    Carol *
    Romances e leituras ( www.romanceseleituras.com)

    ResponderExcluir
  20. Você sabe que começar uma resenha com essas palavras é fatal pra mim não é sua blogueira linda?
    Vou comprar, vai pra lista de urgentes e só não dou um troço pra comprar amanhã pq gastei essa semana na colação de A mediadora, não posso mesmo, mas não vou demorar a lê-lo, não depois dessa sua resenha perfeita e cheia de sentimentos, como posso não ler um livro assim, como posso não tê-lo na minha estante?
    E tem mais, todos os livros que compro e leio por recomendação sua acabam na minha prateleira de favoritos, você é show garota. Obrigada!
    Beijão
    Vivi
    Razão e Resenhas

    Beijão
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...