[Resenha] Insurgente - Veronica Roth

Livro: Insurgente (livro #2)
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Número de páginas: 509
Classificação: 5/5 (favorito)

Minha Opinião: Sem Spoilers
"Não havia percebido até aquele momento que a iniciação da audácia havia me ensinado uma lição importante: como seguir em frente"
Insurgente é o segundo livro da trilogia distópica Divergente, distopia essa que conquistou o lugar n°1 no meu <3. Sempre que começo uma trilogia, morro de medo do segundo volume cair na maldição das continuações, que geralmente consiste em não superar a qualidade do primeiro, e acabar virando enrolation.
Sabe quando você pensa que o que era maravilhoso, não poderia ficar melhor? Mas fica, isso eu garanto. Insurgente supera e muito o seu antecessor.




Tensão é a palavra de ordem. Do jeito como acabaram as coisas em Divergente, eu já imaginava que meu pobre coração sofreria com as reviravoltas que estavam por vir. Mas não imaginava que sofreria tanto a ponto de quase enfartar.
O que mais gosto na escrita de Veronica, é a capacidade de mexer com os sentimentos do leitor de modo ímpar. Não importa o grau de importância que um personagem tem na trama, Roth tem o poder de devastar qualquer um com uma morte inesperada. Isso aconteceu diversas vezes, e eu já não aguentava mais ficar de luto por tantos personagens, até mesmo os que entravam só para morrer logo em seguida. Isso que eu chamo de sambar em cima dos nossos corações.

As reviravoltas acontecem sempre em momentos oportunos, dando aquele solavanco justamente na hora em que eu esperava que a situação fosse se abrandar. Que nada, ação é a segunda palavra de ordem em Insurgente. Precisei segurar a respiração em vários momentos, e sentia meu coração acelerar a cada cena em que Tris ou outro personagem se colocava em perigo.
O amadurecimento de Tris é evidente. Em nada ela lembra a menina aparentemente assustada que iniciou na Audácia. Seus momentos de força e coragem, são intercalados com a vulnerabilidade e o trauma emocional que ela sofreu em Divergente.
"Tobias passa um longo período em silêncio, até que eu também me calo.- Durma - diz ele. - Eu vou protegê-la dos pesadelos, se eles vierem atrás de você.- Com o quê?- Com as minhas mãos, é claro.
Tris e Four são o casal mais maduro da literatura, ever. Mesmo com as briguinhas e desentendimentos, eles sabem como lidar com as diferenças de forma madura e consciente, sem ficar de picuinha o tempo todo.  Confesso que algumas atitudes da Tris me deram nos nervos, mas não diminuíram minha admiração. Four (um abraço, marido) está ainda mais irresistível, protetor, e tomou uma atitude tão inesperada que eu fiquei tentando aplaudir de pé ao mesmo tempo em que tentava ler.
Não sei o que será do meu pobre coração em Convergente, último livro da trilogia que promete muitas surpresas.

Capa nacional

16 comentários:

  1. Sabe que adorei Divergent, mas acabei não conseguindo passar de 40 páginas de Insurgent? Talvez porque quando fui ler, já fazia muito tempo que tinha terminado o primeiro, aí, sei lá.

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma curiosidade imensa de ler essa série, mas acabo nunca conseguindo pois coloco outros livros no topo da lista. Mas em breve quero por essa curiosidade em dia rsrsrs. Adoreeeei seu blog, já seguindo e curtindo a vonts. Big bjuuuux

    http://www.booksonbook.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amo Insurgente, pois foi uma continuação perfeita, com elementos bem dosados, e percebe-se que a autora evoluiu bastante sua escrita, e soube entreter o leitor - que tanto eu terminei em torno de 3 dias. É um livro tenso, concordo, e ainda mais o final com aquela gritaria toda, nos deixa angustiados por Allegiant - apesar de eu já conhecer um spoiler maldito :/

    ResponderExcluir
  4. Eu amo esse livro!!!!!
    Amo a série , mesmo com o final.
    A tris faz o q tem que fazer, e confesso que quem mais me extressou em divergente foi o quatro rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Estou muito curiosa pra ler essa série e agora que está quase lançando o ultimo vou correr pra comprar porque só tenho o primeiro e todo mundo fala super bem, estou acompanhando as resenhas e gostando muito do que o pessoal está dizendo sobre o segundo livro.

    ResponderExcluir
  6. Oi Jacque flor!!

    Entããão... eu tenho muito medo de ler essa trilogia. Porque eu acho que não me dou muito bem com distopias e tal.. Mas eu quero dar uma chance. Vou ler em e-book pra ver se me agrada, se a coisa vai andar né... rs Vamos fazer um teste! Afinal, tooodo mundo fala tão bem, que só pode ser bom mesmo! rs

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
  7. Ainda nao li esses livros,vou ter que remediar isso rsrs
    bom saber que gostou e o livro não é so enrolação... vou colocar na minah listinha hahaha
    bjos
    valmedrado16.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Esta é uma das trilogias que tenho mais vontade de ler no momento. Já adquiri o primeiro livro e fiquei muito feliz de saber que o terceiro já esta a caminho. Vou começar o mais rápido possível.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie Jacque =)

    Tenho o ebook de Divergente aqui, mas assume que estou enrolando para ler ele. Sei lá, tenho problemas com livros que todo mundo ama rs...

    O enredo dessa trilogia parece ser ótimo, sem falar que as capas são lindas. Espero curti bastante quando eu resolver criar vergonha na cara e começar a ler rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  10. Hey flor!

    Adoro esse livro e amei sua resenha. Adoro a Tris e acredito sim que ela tenha amadurecido, mas ao mesmo tempo ela me irritou esse livro com suas atitudes suicidas. Cadê aquela garota que pensava e repensava as coisas? Passou a agira por impulso e não curti. Ela e o Tobias são um dos melhores casais mesmo, torço muito. E não vou nem comentar Convergente. Li em inglês e ainda tô de coração partido. Tô pensando em reler tudo! Kkkk

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oii!
    Eu resolvi não ler a resenha desse livro, sorry :/ me indicaram tanto o primeiro da série que cheguei a ir comprar, e lerei em breve. Então não quer ir lendo já sabendo o que acontecerá em seguida, se é que me entende kkkk.
    Mas espero gostar da trilogia.

    Beijos
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia essa série
    Mas parece ser realmente

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. A Tris e o Four são os melhores mesmo ♥ Finalmente um romance realista!

    Nem me fale de Convergente, me enfiarei em uma caverna até sair por aqui.

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus, o mundo todo acompanhando essa série e eu de bobeira! Depois dessa resenha, me rendo! VOU COMPRAR AMANHA! rs,

    Te convido a participar da promoção: The Selection - AUTOGRAFADO!
    http://maravilhosasdescobertas.blogspot.com.br/2013/10/promocao-selection-autografado.html

    ResponderExcluir
  15. Olá Jacqueline,

    Vejo muitos falarem bem desse livro, não gosto da capa, mas a sua resenha me deixou com vontade de ler...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Adoro livros cheios de reviravoltas e também sofro demais com as mortes... Veronica está fazendo a escola do George Martin? Só pode!
    Ainda não li nem o primeiro, mas com tantos elogios e com essa resenha incrível não tem como não desejar ler essa série! Acho que vou esperar até ter os três livros para não morrer de ansiedade pelas continuações... rs
    Bjs

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...