[Resenha] Quando você a viu pela última vez? - Lemony Snicket

Livro: Quando você a viu pela última vez? livro #2
Série: Só perguntas erradas
Autor: Lemony Snicket
Ilustrações: Seth
Editora: Seguinte
Número de páginas: 264
Classificação: 5/5

Minha Opinião:

Gente, como eu amo essa série. Sou fangirl assumida, e precisava dar essa declaração, para justificar meus prováveis surtos nessa resenha rs
Não vou falar muito da história, para não correr o risco de soltar spoiler, mas o livro começa do ponto onde o anterior (Quem poderia ser a uma hora dessas?) parou.

"Até onde eu sabia, as pessoas não agiam de determinada maneira por serem boas ou más. Elas agiam de determinada maneira porque não conseguiam pensar numa alternativa, e a única coisa que eu conseguia pensar era em descobrir o que estava acontecendo naquele vilarejo"
Se anteriormente eu achava que a cidade de manchado-pelo-mar não poderia esconder mais segredos, estava enganada. Tudo começou com o sumiço da Fera Ressonante no livro anterior, e aos poucos outros mistérios foram surgindo, fazendo com que o aprendiz Lemony Snicket tivesse que investigar cada pista praticamente sozinho.
A história é bem infantojuvenil, já que nosso protagonista tem apenas 13 anos, porém, o enredo utiliza de uma sagacidade impressionante. A começar pelo próprio Lemony, que apesar de viver fazendo as perguntas erradas, tem uma capacidade enorme de resolver os mistérios em um piscar de olhos. Sou só amor quando ele refuta suas próprias perguntas e linha de pensamento, utilizando seu humor mordaz. Se Snicket é um projeto de gênio aos 13, imagina aos 30?
“Nenhuma realidade tem o poder de dissipar um sonho.” 
A narrativa continua com um toque irônico e cômico na medida certa, e ainda consegue trazer trechos reflexivos. A história é tão envolvente, que li o livro em questão de horas.
Os personagens continuam caricatos e muito bem desenvolvidos. O destaque para os personagens mais novos é uma jogada genial. Os adultos parecem viver em um mundo paralelo, negligenciando o potencial dos mais novos em resolver os problemas e mistérios.
Neste segundo volume descobrimos um pouco mais sobre a irmã de Lemony, que também esconde um segredo. Na verdade, quase todos os personagens parecem esconder um segredo, e é isso que torna o enredo tão envolvente: quanto mais eu lia, mais queria descobrir sobre o passado de cada um.
O desfecho é bem amarrado, mas deixa um gancho ótimo para o próximo livro, e diversos pontos de interrogação na mente do leitor.

O trabalho gráfico da Seguinte está perfeito. A série conquistou o 1° lugar de capas mais bonitas na minha estante. Sem falar nas ilustrações de Seth nos mesmos tons da capa.
Quando você a viu pela última vez? é uma leitura que sem dúvida tem tudo para agradar a todas as idades. Se você ainda não leu, tá esperando o que? Corre.

13 comentários:

  1. Oi Jaque, eu não conhecia essa série e achei bem interessante, parece ter muito misterio e investigações..
    Eu achei a capa muito legal e achei ótimo saber que tem ilustrações..
    Adorei a dica!!

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2013/12/resenha-wayne-de-gotham.html

    ResponderExcluir
  2. Lemony é muito divo! Adoro Desventuras em série, então estou doidinha pra ler essa nova série dele.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou louca para ler esse segundo volume!
    Li o primeiro no início desse ano (se não me engano) e gostei demais da história. É uma história bem infanto-juvenil mas que consegue ser muito mais inteligente que outras histórias adultas por aí, trazendo lições incríveis né? Sem falar que adoro o tom cômico da história!

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de autores que escrevem com ironia... aquela ironia que não necessariamente te faz gargalhar, mas que te faz levantar os extremos da boca num sorriso quase tímido... fiquei interessado por causa disso (e principalmente porque não é todo o autor que consegue ser irônico com sucesso).

    Um abraço,
    oepitafio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Meu irmão tem o primeiro volume, e é muito bonito, me chama bastante atenção.
    Quando eu terminar de ler uma leitura difícil chata, vou correr para ler o primeiro volume dessa série para ver se é tão boa mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Olá Jacqueline,

    Essa série parece bem legal mesmo...e as capa são bem legais também....sua resenha me deixou mais curioso....parabéns...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu quero ler essa série. Confesso que a primeira coisa que me chama atenção é essa capa maravilhosa rs.
    Obrigada pela resenha!^^

    ResponderExcluir
  8. Você é uma ótima 'resenhista'! Conheci seu espaço no grupo Li e Indico, no Facebook.
    Congrats! :)

    Te convido a conhecer meu espaço de resenhas (gravo em vídeos), no meu blog ( http://riscoserabiscosdalu.blogspot.com.br/search/label/Meu%20Vlog ).

    Mil abraços! :)

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Não acompanho essa série, mas parece bem interessante, com tantos segredos, rs

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho uma baita curiosidade d ler esse livro. O que me chamou atenção foi a capa com todas essas cores. Acho que vai para a minha listinha. Bjuuuus

    http://www.booksonbook.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Jacque!
    Tenho imensa vontade de ler algo deste autor, além de me parecer super divertido, todos falam muito bem! Narrativa irônica? Gostei.

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Tenho escutado vários elogios sobre essa série, mas quando eu for ler algo do autor eu vou dar preferência a Desventuras em Série que eu quero ler desde sempre. Mas não vou me esquecer dessa. ;)
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  13. Sempre tive curiosidade para ler os livros do Lemony Snicket. Não costumo ler muitas histórias infantojuvenis e é bom ter dicas como a sua para ter ideia do que escolher dentro do gênero. Vou considerar a opção para o desafio literário do ano que vem ;)
    Beijo e um ótimo fim de ano, Jacque!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...