Retrospectiva Literária 2013


Oie leitores queridos que me acompanharam nesse ano de 2013. Chegamos ao fim do ano, e é hora de relembrar as leituras que nos marcaram, personagens que nos emocionaram, e histórias que nos fizeram chorar (e outras que nos fizeram gargalhar). Está iniciada a retrospectiva literária 2013, promovida pelo blog da Angel, Pensamento Tangencial.


A aventura que me tirou o fôlego:

Esse ano li poucas aventuras, mas resolvi colocar a distopia que me tirou o fôlego. E com certeza Insurgente merece essa classificação. Gente, durante a leitura eu mal podia respirar, pois Veronica surge com tantas reviravoltas na manga, que é impossível largar o livro. Fora as diversas mortes inesperadas (adoro).











O terror que me deixou sem dormir:


Não li nenhum terror esse ano :( preciso mudar isso urgentemente em 2014.


O suspense mais eletrizante:

Li mais thriller do que suspense, mas Garota Exemplar fica com esta indicação, pois foi eletrizante acompanhar as diversas mudanças no enredo. Uma hora eu acreditava que um personagem era bom, depois era mal, depois bom de novo, depois mal novamente. Esse livro deu um nó na minha cabeça que vocês não fazem ideia. Foi eletrizante.











O romance que me fez suspirar:


O romance que mais me fez suspirar, foi o do casal Carter e Mac, do livro Álbum de Casamento. Gente, apesar dele ser todo atrapalhado, ele falava as frases certas, nos momentos certos. Suspiros infinitos por ele rs













A saga que me conquistou:


Trono de Vidro é aquela saga que te faz amar fantasia de tal modo, que...sem palavras. Uma protagonista forte, enredo bem amarrado, personagens bem desenvolvidos, romance e muitas reviravoltas. Uma saga completa.












O clássico que me marcou:


Não é novidade pra ninguém que eu AMO clássicos. Este ano li poucos, mas minha meta ano que vem é ler 1 a cada mês. O Grande Gatsby era um dos clássicos que eu mais queria ler, desde sempre. Eu não poderia ter sido mais surpreendida pelo tema tão atual, e a linguagem tão acessível utilizada pelo autor em sua narrativa. Acha que clássicos são chatos e só utilizam linguagem rebuscada? leia O Grande Gastby jhá!












O livro que me fez refletir:

O melhor lugar do mundo é aqui é um daqueles livros com poucas páginas, mas muitas lições a serem aproveitadas. Uma história que me fez refletir sobre muita coisa. Especialmente em aproveitar e viver o momento, e também valorizar quem está do meu lado, demonstrando em atitudes o meu amor. Afinal, não sabemos quando será nosso último dia aqui na terra.










O livro que me fez rir:

Quem não ri com o livro do John Green? Imagine ele e David escrevendo uma história juntos? garantia de reflexões e risadas, assim é Will e Will. Me apaixonei pelo Tiny fabuloso. O personagem mais figura que conheci em 2013.














O livro que me fez chorar:

Um livro que me fez chorar nas primeiras páginas. Isso já diz tudo sobre ele. Todo dia me emocionou como nunca.















O livro de fantasia que me encantou:


Sombra e Ossos foi minha última leitura do ano, e fechou em grande estilo. Aventura e fantasia de primeira. Perfeito para os fãs de Tolkien. Mal posso esperar pela continuação.















O livro que me decepcionou:


Foi um dos primeiros nacionais que li, mas não me convenceu. A narrativa era meio confusa, os personagens sem expressão, e o final muito corrido e sem explicações. Não curti. Filhos do fim do mundo tinha potencial, porém, foi mal aproveitado.












O livro que me surpreendeu:


Musso me surpreendeu em todos o sentidos (ô autor bonito rs). Não esperava encontrar um thriller maravilhoso e contagiante. O Chamado do Anjo tem um pouquinho de tudo, com um belo cenário (muito bem aproveitado, diga-se de passagem) e personagens cativantes. 












O thriller psicológico que me arrepiou:


O Jantar foi o livro com o enredo mais indigesto e arrepiante do ano. Me fez sentir raiva, repulsa, ódio, e muitos outros sentimentos pelos personagens.










O livro mais criativo:

Imagine um mundo povoado por vampiros. Imaginou? Agora imagine que além de beber sangue, esses vampiros também são chegados em um bom canibalismo. Imagine esses vampiros caçando humanos. Conseguiu imaginar? É disso que A Caçada fala. O livro foi meio louco, mas tenho que dar crédito a criatividade do autor.











O melhor HQ:

Esse ano eu só li A Guerra dos Tronos, e estou bem atrasadinha na minha leitura de TWD. Então, só sobrou ela pra indicar rs Mesmo assim, o trabalho gráfico é apaixonante.












O infanto-juvenil que se superou:

Tinha que ser meu divo Lemony Snicket. Quando você a viu pela última vez? conseguiu superar o anterior da série. Mais mistérios, mais enigmas, e mais Lemony. O que mais eu poderia querer?












O livro que mudou a minha forma de ver o mundo:


Extraordinário mudou não só a minha forma de ver o mundo, como a minha forma de ver as pessoas. 















A capa mais bonita:


Porque essa capa me dá arrepios, e também me traz sensações tão boas.

















A frase que não saiu da minha cabeça:


"- Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo." O oceano no fim do caminho

O(a) personagem do ano:


Lemony Snicket, óbvio.

O casal perfeito:


Eu quase escolhi a Jacqueline e o Lucas de Easy, mas também me apaixonei pelo casal Echo e Noah, do livro No Limite da Atração.












O(a) autor(a) revelação:


Este ano conheci muitos autores especiais, mas Cornelia Funke foi de longe a que mais me surpreendeu.















O melhor livro nacional:


Li poucos livros nacionais este ano (shame on), mas Equinócio sem dúvida me surpreendeu, e me deixou ainda mais apaixonada pela nossa literatura nacional.
















O melhor livro que li em 2013:


Tinha que ser do David.












Li em 2013: 88 livros (minha meta eram 100).


A minha meta literária para 2014 é: 150 livros 


Amei responder a tag, e relembrar minhas leituras. Para os leitores do blog, desejo um próspero ano novo, e que 2014 seja repleto de realizações, e de preferência muitos livros e leituras.
Bjos

8 comentários:

  1. Muita gente gostou bastante de Todo Dia, e você não é a primeira a dizer que foi o melhor livro do ano! Acho super legal esse tipo de retrospectiva, mas esse ano fiz algo diferente.

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacque
    Adorei suas leituras. Muitos ai eu quero ler.
    Um dia entrou para minha lista de melhores do ano.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. A maioria desses livros estão na minha lista! Quem sabe esse ano eles saem do "papel", rs.
    Adoro essas retrospectivas, apesar de ser péssima em fazê-las :) Feliz ano novo!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Também não gostei muito de Filhos do Fim do Mundo, esperava bem mais do livro.
    Adorei "Todo Dia", o livro mais diferente que li em 2013.
    Gostaria de ler Equinócio também...

    Beijão e um ótimo 2014.
    Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua lista de retrospectiva, alguns livros me servirão de inspiração para poder ler em 2014 *_*
    Beijão !
    Vivý Phany
    Blog: http://vivyphany.blogspot.com.br/ (retribuo comentários e sigo de volta).

    ResponderExcluir
  7. Oi Jacque!
    Me diverti aqui com a sua retrospectiva!
    Como assim não leu nenhum livro de terror?!? Esse ano Stephen King tem que entrar na sua vida.rs
    Não li a maioria dos livros que você citou, mas já deixei anotado aqui para comprar o seu favorito de 2013 Todo Dia.
    Beijos e Feliz Ano Novo pra você e toda sua família. ;)

    ResponderExcluir
  8. Ótimas leituras Jacque! Quero muito ler Will & Will, mas ainda não rolou.
    Bjos!

    http://seiqueeusei.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...