[Resenha] Bruxos e Bruxas - James Patterson e Gabrielle Charbonnet


Livro: Bruxos e Bruxas
Autor: James Patterson e Gabrielle Charbonnet
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 286
Classificação: 3,5/5

Minha Opinião:



      Whit e Wisty são irmãos quase inseparáveis. Mas um destino que eles não esperavam, pode mudar o rumo de suas vidas. Sem que eles imaginassem, o governo entra em colapso, governantes caem do poder, e outros tomam ascensão do grande triunfo, que é mais conhecido pela Nova Ordem. Agora quem tem o poder nas mãos, é o Conselho dos Únicos, que tem como objetivo, prender meninos e meninas que praticam a bruxaria. Porém, Whit e Wisty nunca imaginariam o poder que tinham em suas mãos, poder de não apenas mudar a história de suas vidas e de todos os jovens, que sofriam as mesmas injustiças que eles, como também mudar com uma grande revolução, essa Nova Ordem que traria muitos problemas ainda para suas vidas, e isso era apenas o começo. A vontade de vencê-los, será maior que essa ideologia louca que eles impõem a vida de todos os jovens?
     - Minha irmã, a bruxa! - Whit deu risada. - Por que você não consegue materializar um cheeseburger duplo ou algo útil? Um sundae tamanho jumbo? Uma arma paralisante?.
Não estava muito animada para ler esse livro, já que tinha lido uma porção de resenhas negativas que me deixaram com o pé atrás. O fato é que eu amo a escrita do James, e precisava conferir de qualquer jeito esse lado sobrenatural do titio Patt (e saber o motivo de tanto furor). Já tinha iniciado no ano passado, mas acabei abandonando por conta de outros livros que passei na frente, mas assim que peguei para ler novamente, a leitura fluiu fácil, por conta dos capítulos serem tão pequenos, o que deixa aquela curiosidade pairar no ar, e que faz você pensar: "Tenho que terminar logo".

Gente, antes de tudo preciso advertir: quem nunca leu Patterson, please, NÃO comece por este livro. James é conhecido por seus romances policiais onde as páginas praticamente viram sozinhas, e este estilo passa bem longe da sua "zona de conforto", por assim dizer. Só vai gostar da história, quem tiver muito senso de humor e um cérebro adolescente (senso de humor: check, cérebro adolescente: check).
Dito isto, eu gostei de Bruxos e Bruxas, apesar de ter me decepcionado bastante com alguns detalhes.
Os diálogos são super engraçados e irônicos, do jeitinho que eu gosto, já que os irmãos vivem fazendo piadinhas um do outro, até nos momentos mais difíceis. Só que em alguns momentos parecia forçado, sabe? Fazendo o texto soar um pouco superficial. Foi só ligar o meu lado adolescente para me acostumar com o linguajar e a falta de maturidade dos personagens.

Patterson conseguiu unir suspense, mistérios, momentos super divertidos e aventuras juntas em apenas 286 páginas. Sim as páginas voaram, mas isso graças aos capítulos curtos e a dinâmica na narração intercalada. O problema todo é foi a falta de profundidade dos personagens primários e secundários, e os diálogos rasos.
As explicações em torno da Nova Ordem também não foram totalmente esclarecidas, mas dá pra relevar, já que este é o primeiro livro de uma série. Achei muito criativo a lista de filmes e livros proibidos (a maioria faz alusão a famosos títulos, como O Ladrão de Trovões).
A ideia principal é muito boa, mas acredito que tenha sido mal aproveitada. Mas como eu não consigo abandonar uma série no primeiro livro, já comecei a ler a continuação O Dom, e surpreendentemente estou gostando mais do que este primeiro.
Bruxos e Bruxas é uma série com ares de distopia que funciona muito bem para o público infantojuvenil e adolescente.

14 comentários:

  1. Oi flor!

    Eu sou fã do James, mas não tenho a menor vontade de ler essa série. Foram tantas críticas negativas que vi, inclusive de amigos blogueiros com gostos parecidos com o meu, que acabei desanimando.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi! Nossa quero muito ler esse livro! AMO bruxas!!!
    bjs, me segue se ja segue ignora e comenta nessa resenha por favor ajudaria muito!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/01/memorias-da-lua-cheia.html

    ResponderExcluir
  3. Eu estava com pé atrás com esse livro, agora desisti de vez, rs. Estou prestando bastante atenção nas resenhas, principalmente as negativas, pra filtrar melhor o que entra na minha lista de leitura. Tenho tanto livro que nem sei mais o que ler primeiro, não tá dando mais, tô fazendo a limpa no kindle sem dó ;-)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Jacque! Estou ansiosa para ler Bruxos e Bruxas e O Dom e espero não me decepcionar. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Já li esse livro, gostei da história, apesar de ser muuuito leve!
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Jacque! Também achei os personagens muito rasos e as explicações sobre este cenário da NO poucas, nem mesmo os irmãos entendiam, quem dirá o leitor. O segundo teve uma melhora, mas mesmo assim a ideia poderia ter rendido mais. Até agora não sei mesmo se termino de ler a série.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. As opiniões sobre esse livro são tão diversas, que eu fico confusa. Não sei o que espero do livro, mas se eu gostar vai ser muito bom, rs.

    Beijos, Mands - Outbreaks.

    ResponderExcluir
  8. Hey Jache,
    Gostei muito da sua resenha. E esse foi o primeiro livro do James que eu li,mesmo que muitos dissessem que esse não seria o primeiro recomendado dele,como você mesmo falou.
    Dou umas 3 estrelas pra ele. Mas concordo que é necessário levar um certo senso de humor adoslecente. Achei a leitura rápida e bastante engraçada,devido às várias referências que ele faz em relações a outras séries. Mas também não abandono uma série, e quero muito ler a sequência - O Dom.

    Bjs bjs bjs Mih!
    Paradise Books

    ResponderExcluir
  9. Olá!!
    Fico muito dividia em relação a esse livro. Muitas opiniões diferentes pra minha cabeça, então não sei ao certo se lerei, ou quando lerei. Mas gostei da sua resenha. Apesar de não fazer muito meu tipo de leitura, parece que tenha detalhes que me deixem curiosa, rs.

    Beijos
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  10. Eu não gostei da minha leitura, achei ela fraca e os irmãos me irritaram d+! Uma pena eu não ter me atentado ao fato de ter que ligar meu "radar adolescente". Mas em "Dom" espero corrigir essa minha falha haha

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Jacqueline,

    Gostei desse livro e também achei muita coisa mal esclarecida, mas é um infanto juvenil e espero gostar do segundo também.....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Nossa Jacque, a única coisa que me desanimou foi a escrita do James, odeio aqueles capítulos minúsculos =/
    Mas adorei sua resenha, como sempre você nos incentiva a ler de um jeito tão simples e objetivo que não tem como não desejar o livro.
    Beijão
    Vivi
    RR

    ResponderExcluir
  13. Esse livro me despertou interesse logo que foi lançado, mas conforme fui lendo as resenhas percebi que seu público alvo são jovens, com linguagem mais superficial e com está comédias de um com o outro, não sei se ainda lerei este livro pois foge um pouco ao estilo que gosto, mas quem sabe eu faço como voc~e e dou uma chance para poder tirar minhas próprias conclusões.

    Abraço,
    Diego de França

    leitorsagaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi! Bem, eu tenho 14 anos, acha que vou me adaptar ao livro? Vai ser minha primeira leitura do Patterson...

    http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...