[Resenha] A garota que você deixou para trás - Jojo Moyes

Livro: A garota que você deixou para trás
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrinseca
Numero de páginas: 384
Classificação: 5/5 (favorito)

Minha Opinião:
"Cheguei mais perto e examinei meu rosto: as sombras embaixo dos olhos, os leves vincos entre as sobrancelhas. Estremeci, mas não de frio. Pensei na garota que Édouard deixara para trás havia dois anos. Pensei no toque das mãos dele na minha cintura, seus lábios macios no meu pescoço. E fechei os olhos."
Estava eu na pior ressaca literária de todas, quando chegou o exemplar de A garota que você deixou para trás aqui em casa. Como eu tive uma ótima experiência com os livros anteriores da autora ( A última carta de amor e Como eu era antes de você) ele foi o escolhido da vez para me tirar da ressaca, e mais uma vez fui arrebatada pela sensibilidade que transborda na narrativa de Moyes.

"Os homens aqui seguram fotografias de seus entes queridos como se fossem talismãs, proteções contra a escuridão - imagens amassadas e sujas dotadas de propriedades de tesouros. Não preciso de fotografia para evocá-la, Sophie: basta eu fechar os olhos para recordar seu rosto, sua voz, seu cheiro, e você não tem ideia de quanto isso me conforta."
A história é dividida em duas partes, a primeira narrada em primeira pessoa por Sophie, e a segunda narrada em terceira pessoa nos apresentando a Liv e Paul.
A primeira parte nos leva a St Pèrrone, uma cidade da França tomada pelos Alemães durante a Primeira Guerra Mundial. Após ter sido deixada para trás pelo marido Èdouard, que foi lutar ao lado do exército francês, Sophie Lefévre é obrigada a abrigar a tropa alemã em seu hotel - o Le Coq Roge. Disposta a fazer tudo pela sua irmã Hèlene, ela não se deixa intimidar pela presença indesejada dos soldados inimigos, e vez ou outra consegue garantir o alimento de sua família através das sobras do jantar preparado para os oficiais.
O novo Kommandant a trata com bastante cordialidade, e fica imediatamente fascinado pelo quadro de Sophie, pintado por Èdouard antes da guerra. Arriscando tudo, ela faz uma proposta ao Kommandant em troca da liberdade do marido.

Na segunda parte somos transportados para Londres, onde conhecemos Liv, uma viúva de 30 anos, que recebeu de presente do seu marido o quadro A garota que você deixou para trás. O que Liv não imagina é que o quadro está sendo procurado pelos descendentes de Èdouard, e o valor estratosférico que a pintura vale nos dias atuais. Para piorar, Paul, o único homem que ela sente atração desde a morte do marido, é quem está por trás da busca do quadro.

O que falar de mais uma obra prima de uma das minhas autoras queridinhas? Jojo sempre consegue me fazer viajar no tempo através do seu cenário perfeitamente elucidado, e seus personagens tridimensionais que nos conquistam desde o primeiro contato. Dessa vez não foi diferente.
A narração intercalada funcionou perfeitamente. Seja em primeira ou terceira pessoa, a narrativa de Moyes tem o poder de transportar o leitor para dentro da história, e despertar a mais variada gama de emoções.
Sempre fico abismada com o cuidado e o primor com os quais a autora realiza sua pesquisa. Seja sobre os horrores vividos durante a guerra, ou o processo jurídico envolvido na recuperação de artes roubadas, tudo é tão envolvente e minuciosamente explicado, sem tornar o texto boring e cansativo.

Nunca uma personagem pareceu ser tão real para mim, quanto Sophie Lefèvre. Me peguei totalmente imersa na vida de Sophie, no sofrimento e na  injustiça a qual foi submetida. Ela foi tão incrivelmente forte e esperançosa até o final, mesmo quando as circunstâncias não eram nada favoráveis. O amor incondicional e a saudade do marido foram ao mesmo tempo angustiantes e inspiradores.
Liv também não fica para trás. Determinada a permanecer com o quadro que significa muito para ela, vai em busca da verdadeira história de Sophie, e se mostra disposta a tudo para não perder o objeto de maneira injusta, mesmo que isso signifique a sua falência.

Me emocionei muito com as cartas de Èdouard escrevia para Sophie. Na realidade, emoção é a palavra de ordem em qualquer obra da autora. Não temos apenas o romance se desenrolando. Existe uma pitada generosa de drama, humor e o suspense de matar, para saber o que vai acontecer com o quadro, e o fim que Sophie levou.
Jojo não só  é dona de um timing perfeito, como muda o jogo de uma hora pra outra com reviravoltas de tirar o fôlego. Definitivamente Jojo conquistou um lugar cativo no meu coração e na minha estante.

A capa segue o mesmo modelo do livro Como eu era antes de você, e achei uma ótima iniciativa, já que na estante os dois livros ganham um destaque muito bacana.
A garota que você deixou para trás é um romance muito bem montado, onde duas mulheres lutam pelo aquilo que amam, sem se importarem com as consequências. Mais do que recomendado.

24 comentários:

  1. Oi Jacque, sua linda!
    Eu tenho muita vontade de ler algo da Jojo, seus livros me parecem no mínimo excelentes, espero gostar. Ainda não havia lido nada sobre esse novo livro dela, mas já fiquei interessada.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oie chefita =)
    bem eu gostei da escrita da autora, li A última carta de amor, espero ler esse em breve, sei que irei ficar tão tocada e apaixonada quanto vocês, preparando os lenços desde já.
    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
  3. eu acho a capa desse livro meiga. esses dias vi uma menina lendo esse livro e ela fazia cada cara q eu ficava mega curiosa
    curti a resenha, vou dar uma olhada no livo.

    ResponderExcluir
  4. Aiai, Jojo tem o dom das palavras! Impossível não se emocionar, né? Eu amei Como eu era antes de você, então claro que estou doida pra ler esse novo livro da autora. Amei sua resenha por apresentar melhor a história, achei a sinopse oficial muito confusa haha

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Jacque. Estou louca para ler este livro, especialmente por todo o contexto histórico que ele arraiga, sem contar que só ouço elogios a respeito das obras da Jojo Moyes. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. OIe!

    Uauu, depois dessa resenha tenho que correr para ler.
    Tenho o e-book do livro, li as primeiras páginas e já vi que o livro é ótimo.
    Também adoro os lviros da autora.
    Nem me fale em ressaca, estou tentando sair de uma.
    Beijos*

    ResponderExcluir
  7. Oie Jacque =)

    Aiw *-* Necessito ler alguma coisa dessa autora para ontem! A cada resenha que leio de um livro dela mais curiosa eu fico.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nada dessa autora, mas adorei a resenha e fiquei bem interessada nesta obra! Parece ser mesmo um livro muito emocionante e as personagens parecem ter sido muito bem construídas, de forma bem humanizada e isso sempre deixa a estória mais real, fiquei com vontade de ler também! :)
    beijos ♥

    ResponderExcluir
  9. Jaque, só li o "Como eu era antes de você" e super amei! Fiquei apaixonada por esse livro. É claro que vou ler este, pois amei a forma como a Jojo Moyes escreve!

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Quando eu vi a capa desse livro achei que era a continuação de Como Eu Era Antes de Você porque as capas são tão parecidas! Enfim, eu vi várias e várias resenhas sobre este livro e a conclusão que cheguei por elas é que vou amar, adoro livros emocionantes que me fazem chorar e algumas garotas que eu conversei disseram que choraram horrores com esse livro.
    Com toda certeza vou ler.

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net

    ResponderExcluir
  11. As pessoas elogiam tanto os livros dessa autora! Não sei porque não comprei ainda, mais uma resenha maravilhosa me fazendo refletir sobre minha burrice de não ter os livros aqui em casa rs

    Beijinhos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  12. esse parece um livro que nem faz o meu estilo, mas a sua resenha o deixou mais atraente e com méritos com certeza. gostei da história ter 2 épocas bem diferentes e ter drama, suspense e romance tudo junto e muito bem escrito, com muita carga emotiva.

    ResponderExcluir
  13. Jaaaaaaaaac
    Vc e suas resenhas, já vontade de ler o livro agora com sua resenha só aumentou <3
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Jacque, que linda a sua resenha! <3
    Nunca li nada da Jojo (vergonha me define neste momento), mas morro de curiosidade.
    O que mais me chamou a atenção nesse livro é o fato dele ser contado em duas partes. AMO narrativas intercaladas e se tem guerra no meio, fico ainda mais grudada no livro.
    Vai para a lista de desejados agora!
    Beijão
    http://www.coisasdemeninas.blog.br/

    ResponderExcluir
  15. Jacque,
    Acredita que não li nenhum livro da autora, ganhei de presente mas devido minha longa lista de leituras ainda estão aqui.
    Bom depois dessa sua resenha só me resta passa-lo a frente de algumas leituras.
    Li tantas resenhas positivas dos outros livros que com essa sua fiquei mais empolgada pela leitura, gosto de romances, ainda mais assim com diversão, trama com altos e baixos.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  16. Ganhei esse livro de presente de aniversário e ele está na lista de espera aqui. Amei saber que mais uma vez a autora nos emociona e traz uma obra super bem escrita que envolve o seu leitor. Li apenas Como eu era antes de você, até agora, pois também ganhei A ultima carta de amor e bem, espero amar as duas próximas leituras da Jojo assim como você ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Acho que é a primeira resenha que leio do livro! *-*
    Acredita que nunca li nada da autora? :/
    E vejo tantos comentários elogiando, preciso ler algo logo!
    Acho que vou começar por esse, me encantei pela história e capa. <3
    beijos
    http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá.
    Adorei a resenha. Estou louca para ler esse livro *-* Parece ser muito bonito e emocionante. Eu li 'Como eu era antes de você' dessa autora e me apaixonei, então espero que seja o mesmo com esse livro <3

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  19. Ai, terminei de lê-lo ontem e nossa! <3 Como não amar a Jojo? Apesar de eu não ter derramado lágrimas nesse, achei tudo muito bonito. Confesso que a primeira parte foi melhor pra mim. A narração em terceira pessoa da segunda parte da história trouxe uma certa impessoalidade que não me fez me conectar com a história da mesma forma que a narração de Sophie.

    Mas é aquilo né? É da Jojo...como acontece com poucos autores, até a lista de compras dessa mulher eu leria com empolgação, hahaha <3 <3 <3

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  20. Oi, Jacque querida :)

    Eu nunca li nada da Jojo, aliás, nunca havia de fato me interessado... Mas esse livro chamou minha atenção.
    Gosto bastante de histórias ambientadas durante a Primeira / Segunda Guerra Mundial. Além disso, adorei saber que as duas personagens são ótimas e fortes - é um ponto super positivo.
    Amei a resenha! Não vejo a hora de ler e me apaixonar também pela história.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. AAAAH! A Jojo é demais, desde que li Como eu era antes de você, eu me apaixonei pelo trabalho dela, estou igual doida querendo ler esse livro, como ganhei tenho que esperar ele chegar agora, mas a cada dia é uma agonia não receber ele. Estou em um desespero mesmo kkkkkkkk' Enfim, sua resenha ficou ótima :3

    ResponderExcluir
  22. Ah, eu quero ler esse livro! :)
    Ainda não tive a oportunidade de ler os livros dessa autora, mas fiquei super curiosa.
    Eu te indiquei pra uma tag: http://daliteratura.wordpress.com/2014/03/06/tag-doencas-literarias/
    Beijo.
    Ana Karina

    ResponderExcluir
  23. Olá Jacque, eu não conheço nada da autora, nunca fiz a leitura de seus livros, mas este foi um que me deixou muito curiosa e depois de ler sua resenha fiquei ainda mais interessada. Com certeza farei essa leitura.
    Amei a sua resenha!
    Beijos!

    http://palacioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Confesso que quero ler esse livro pela capa e titulo. Nunca li nada da Jojo, mas já sei que preciso de lencinhos quando começar, porque a mulher sabe emocionar e tocar as pessoas. Quero começar por esse livro, vamos ver se dá certo.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...