[Resenha] The 100 - Kass Morgan

Livro: The 100
Autora: Kass Morgan
Editora: Galera Record
Número de páginas: 285
Classificação: 4,5/5

Minha Opinião:

Quando soube do lançamento de uma distopia intergaláctica, me interessei imediatamente. Geralmente qualquer livro que fuja de uma fórmula comum acaba despertando uma enorme expectativa em mim, mas não dessa vez.
Comecei a assistir a série homônima do canal CW, e como gostei muito, imaginava que a leitura não traria nada de novo ou tão surpreendente. Sabe de nada, inocente, é o que o Compadre Washington me diria.



"Estamos esvaziando o centro de detenção hoje. Uma centena de criminosos sortudos vai ter a chance de fazer história - Os cantos de sua boca se contorceram num sorriso malicioso. - Você vai para a Terra."
Após uma guerra nuclear ter devastado a Terra, os humanos remanescentes são enviados para o espaço, para viverem confinados em naves. Com os recursos cada vez mais escassos, o Chanceler Jaha - autoridade maior na Arca - decide enviar 100 jovens infratores à Terra, para verificar as condições de sobrevivência no Planeta.

Ter iniciado minha leitura sem expectativa foi crucial para o meu envolvimento com o enredo. Não esperava amar cada detalhe e cada personagem.
A narração em terceira pessoa explora 4 principais pontos de vista: Glass, Clarke, Wells e Bellamy . Pessoalmente não gosto de narração focando em múltiplos personagens, pois geralmente um acaba ofuscando os outros, ou alguma personalidade se sobressai, tornando algum personagem mais interessante que os demais. Porém, Kass realizou um excelente trabalho. Todas as personagens são bem trabalhadas, cada um com seu tipo de dilema. Não temos nenhuma personagem "rasa", ou descartável, o que me deixava ansiosa por cada capítulo seguinte.

A história tem um ritmo constante, sempre trazendo à tona o passado de cada personagem através de importantes flashback, que foram essenciais para elucidar o motivo da prisão de cada um.
Cada personagem tem uma motivação diferente, mas basicamente todos querem manter em segurança alguém que ama.

Embora Clarke tenha todas as características da garota perfeita (loira, estudando para se tornar médica, filha devotada aos pais), suas ações altruístas a salvaram de ser apenas a menina bonita por quem todos os garotos se apaixonam. Seu único defeito era ficar em cima do muro em relação a seus sentimentos por Wells, seu namorado na nave.
De todos, Wells é o que tem o passado menos problemático, por ser filho do Chanceler Jaha. Isso não quer dizer que ele está imune de ser rechaçado quando chega à Terra.
Bellamy já era o meu personagem preferido na série, e continuou sendo em absoluto. Apesar de suas atitudes irracionais no início, não tem como não se apaixonar pelo cara que arrisca tudo para proteger a irmã.
No início eu não sabia muito o que pensar sobre Glass (dancinha da alegria para o tradutor que optou por manter o nome de Glass no inglês), mas o foco sobre ela é responsável pelo drama mais emocionante do enredo.

Morgan fez a façanha de tornar a dinâmica da Terra, e da Nave, interessantes na mesma medida. Na Terra, além de lidar com ameaças imprevisíveis como a radiação, os 100 lutam pela liderança, e a busca por recursos para sobreviver. Na nave as coisas também não estão às mil maravilhas. Existe a escassez de oxigênio, e falhas claras na liderança, que comprometem a convivência pacífica.
O PDV múltiplo acaba acrescentando tensão e agilidade ao enredo. Ao mesmo tempo em que a ação na Terra me prendia, eu queria saber o que estava acontecendo na Nave.
The 100 acabou se revelando uma das distopias mais completas que já li. Tem romance, drama, suspense, ação, tensão e intriga. Mas como nem tudo é perfeito, lógico que tem muitos pontos que poderiam ser abordados (como o que gerou o evento cataclísmico na Terra, e mais aspectos sobre a vida na Nave), e não tiveram explicação nesse primeiro volume.
cliffhanger é sensacional, o que me faz chorar por lembrar que vou precisar esperar um bom tempo para ter a continuação em mãos.

É impossível comparar o livro a série. Ambos me agradam muito, apesar de preferir o livro, por trazer abordagens diferentes e personagens que não estão na série (Glass e Luke <3). Acho que um acaba se tornando o complemento do outro, e assistir antes de ler o livro não atrapalha em nada. Momento fútil: achei sensacional a escolha do ator que interpreta o Bellamy (aquele tanquinho <3).
Fãs inveterados de Sci- Fi que estão em busca de guerras intergalácticas e explosões cósmicas, correm o sério risco de se desapontar. Mas se você estiver em busca de uma distopia com toques Sci-Fi, aqui está seu livro.

10 comentários:

  1. Oi Jacque,
    Eu vi essa série e achei bem interessante, mas ainda não comecei a assistir, pela tua resenha vale a pena ler o livro, apesar das perguntas sem respostas, mas nos próximos livros a autora deve responder. Entendo vc, quando leio um livro bom fico desesperada pela continuação hehehe

    Beijos

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  2. Oii!!!
    Esse livro promete muitas aventuras, como amo distopias quero muito ler esse, e conhecer a série!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura Entre Amigas

    ResponderExcluir
  3. Oi Jaque, tudo bem?
    Ouço falar bastante dessa série, mas com tantas que já acompanho fica difícil achar tempo para baixar e assistir. Também fiquei interessada na premissa dela, e agora você confirmando que o livro é um pouco diferente do livro... fiquei mais curiosa. Vou tentar o ler, mas quero logo começar a assistir o seriado! \O/

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei de seu ponto de vista sobre The 100, já tenho interesse por esse livro. Por assim como você achar a proposta do mesmo diferente. Pretendo ler futuramente, e assim como você gostar.
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Jacque, mas confesso que não sou fã de sci-fi. Apesar disso, o livro parece ser interessante e só ouço ótimos elogios a respeito da série de TV. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Eu confesso que mesmo tendo coisas diferentes eu vou testar a série antes do livro. HEHEHE. Mas pelos elogios que eu estou vendo acho que assim que eu começar vou querer o livro.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Jacque, tudo bem?
    Estava esperando por uma resenha desse livro que todo mundo está comentando ser muito bom. Ainda não vi a série, então, vou ler o livro e não terei como fazer comparações, acho que isso é algo bom. As distopias estão ganhando o mercado cada vez mais, estou adorando!!!!!
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Não faz muito o tipo de livro que eu gosto, mas talvez essa seja interessante. Pelo que vc falou é, de fato, muito bom.
    Beijos!
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi novamente (rsrs)
    Como eu disse anteriormente gostei de seu ponto de vista sobre o livro. Tenho vontade de ler o mesmo por me parecer assim como parece para você uma leitura diferente, e a capa realmente me chamar atenção. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu comecei a assistir a série e gostei muito, mas vi comentários desanimadores sobre o livro que acabei não me empolgando. Ainda pretendo ler e espero gostar tanto quanto você!

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...