[Resenha] Me liga - Sarah Mlynowski

Livro: Me Liga
Autora: Sarah Mlynowski
Editora: Galera (Selo Júnior)
Número de páginas: 319
Classificação: 5/5

Minha Opinião:

Tem livros que caem como luva quando o assunto é querer sair daquela ressaca literária, e espairecer lendo uma história divertida e despretensiosa. Me liga foi a junção de dois elementos: me fez dar boas risadas, e de quebra me tirou da terrível ressaca literária.
"Se eu pudesse voltar no tempo, a coisa mais importante que eu diria a mim mesma seria isso: nunca, jamais, se apaixone pelo Bryan."
Após terminar um relacionamento de quase 4 anos com o namorado Bryan, tudo o que Devi deseja é poder voltar no tempo e apagar a sequência de erros que cometeu aos 14 anos, quando o conheceu.
Seu desejo se torna realidade quando seu celular cai em um chafariz do shopping. Curiosamente, ao tentar realizar uma ligação, ela acaba falando com o seu eu de 14 anos. A partir daí, a Devi de 17 anos irá fazer de tudo para guiar a Devi de 14 anos em cada escolha que ela precise tomar. Só que as ações que a sua eu do passado realizam, acabam interferindo de modo imprevisível no seu futuro.

Me liga tem uma premissa bem inovadora, e um enredo divertidíssimo. Os capítulos são bem curtos, e a dinâmica da narração em primeira pessoa torna a leitura tão fácil, que não foi preciso nem um dia inteiro para eu concluir minha leitura.
Quem não gostaria de poder ter uma conversinha com o seu eu do passado? (o que eu não daria para ter a oportunidade de dar uma bronca no meu eu de 21 anos que cursou um período de Biologia só para ver como era, e também aproveitaria para avisar ao meu eu de 15 anos, que usar o casaco de lã da vovó na escola me transformaria em alvo fácil para zoações.)
A narrativa em primeira pessoa traz capítulos intercalados entre a Devi de 14 anos, e a Devi de 17. Foi muito engraçado encontrar tantas disparidades em uma mesma personagem. Enquanto a Devi do futuro era extremamente mandona e egoísta, a Devi do passado era ingênua, altruísta, e só pensava em ajudar.

Em nenhum momento a trama cai na monotonia, por conta das situações hilárias em que a Devi do futuro vivia, em decorrência das atitudes da Devi do passado. E a imprevisibilidade do que viria pela frente, me manteve atada às páginas.
E não era apenas a questão amorosa com o Bryan que a Devi de 17 anos queria resolver. Ela exigia cada vez mais da outra Devi, como tirar melhores notas para ela entrar em uma faculdade melhor, manter o relacionamento com as amigas, não se apaixonar pelos caras errados, e ainda por cima garantir que seus pais permanecessem casados. Com o desenrolar da história, dá para perceber que nem sempre a Devi mais experiente sabia o que era o melhor para ela mesma. E não funciona exatamente assim com a gente? Acreditamos sempre que se pudéssemos voltar ao passado para mudar algumas coisas, nos livraríamos de muitos arrependimentos e decepções. Mas será que nossas novas decisões não acarretariam erros diferentes no futuro? Para tudo existe um equilíbrio. Não dá para acertar 100% sempre. Eu prefiro me conformar que meus erros do passado moldaram o meu eu do futuro.

A edição da Galera está impecável: da revisão ortográfica, até a diagramação, e essa capa linda. Me liga traz uma leitura despretensiosa, que também convida o leitor à reflexões mais profundas. Satisfação garantida.

12 comentários:

  1. Adorei a resenha. O enredo deste livro parece interessante, parece ser super legal conhecer a mesma personagem em idades diferentes.

    Beijos
    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque, adorei a premissa do livro. Sendo bem sincera não daria nada por ele, mas ele parece ser um daqueles que são bobinhos mas que nos faz refletir. Adorei sua resenha.

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Jac.
    Esse é um juvenil bem bacana, leve, discontraído, inovador. leitura rápida, adorei, mesmo o Devi do futuro exigindo demais da sua Devi mais nova rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Oi Jacque,
    Foi a trama simples e inovadora, que me atraiu , quando li a primeira resenha sobre “Me Liga”. Espero poder lê-lo no futuro e não me decepcionar.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Jacque, como está?

    Concordo que essa capa ficou muito legal.

    Deu para perceber que você gostou realmente desse livro e realmente parece bem divertido.

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Jacque,
    nossa se eu conversasse com meu eu do passado, a bichinha ia apanhar tanto haha

    Gostei da capa, acho que me lembra outra.. de um outro livro, acho que da LeYa

    Super curti sua resenha, espero ler em breve. Os livros da editora, geralmente tem essa pegada divertida, que eu adoro.

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Legal a resenha,
    você destacou postos interessantes na trama que me chamaram a atenção..
    Tinha ficado meio receosa com esse livro, agora que acredito que curtiria sim a leitura.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie

    Não sei por que este livro não tinha chamado minha atenção, mas sua resenha me deixou bem curiosa, o livro parece bom e divertido.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. O gênero não é exatamente o meu preferido, mas por ser um livro bem engraçado, talvez eu dê uma oportunidade.
    Adorei a resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
  10. Oi, Jac, tudo bem?

    Adoro livros divertidos. Confesso que pela capa apostaria que Me Liga é um drama =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Gostei de você não ter focado tanto na história do livro e sim no principal que é a premissa interessante que todos nós nos perguntamos: "e se pudéssemos interferir no nosso passado?"
    Mas, acho as idades da protagonista um tanto quanto baixas demais. 14 é quase uma criança, e 17 também hahaha (eu já com quase 30 sendo adulto chato!), então não vejo como alguém só 3 anos consiga ser mais sábio do que seu eu mais novo a ponto de poder aconselhar tão bem; certeza serão conselhos que daqui mais 3 anos já estarão bem equivocados.
    Bom, eu leria esse livro, mesmo eu não sendo o público-alvo, apenas por curiosidade e com gostinho de que eu pudesse mudar muitas coisas na minha adolescência também.

    ResponderExcluir
  12. Eu adoroooooo história assim. Quero muito ler um livro dessa autora, ela tem ótimos titulos. Amei a resenha.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...