[Resenha] O inverno de Frankie Machine - Don Winslow

Livro: O inverno de Frankie Machine
Autor: Don Winslow
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 346
Classificação: 5/5 (favorito)

Minha Opinião:

Don Winslow já estava na minha lista de autores favoritos após ter lido seu romance Selvagens. Com O inverno de Frankie Machine ele conquistou irrevogavelmente o posto de melhor autor de thriller de todos os tempos. O que posso dizer? Don tem o dom de criar enredos fantásticos, e personagens carregados de realidade, sem falar na sua extrema capacidade em explorar o mundo do crime. O cara é o gênio da escrita.

Neste novo romance conhecemos Frankie Machianno, um empresário no ramo de iscas de peixe, surfista nas horas vagas e respeitado na comunidade de San Diego. Aos 65 anos, Frankie se entrega a atividades rotineiras, até que o passado bate à sua porta em forma de ameaça de morte. Machianno outrora conhecido como Frankie Machine, tem agora a máfia em seu encalço.
A lista de suspeitos que querem Frankie morto é extensa, e o ex-matador profissional precisará retornar às suas origens se quiser manter sua família, e aqueles que ama, sãos e salvos.

Um thriller de tirar o fôlego, com cenas cinematográficas, muita ação e ritmo constante. A marca registrada do autor é criar enredos críveis e com reviravoltas que surpreendem o leitor a cada página, o que torna seus livros tão viciantes da primeira até a última página. E não foi diferente dessa vez.
A narrativa de Winslow é daquelas detalhadas sem o menor risco de parecer entediante. Dá gosto ler sobre a rotina de Frankie, bem como as suas tendências perfeccionistas no simples preparo de um café, ou seus pensamentos e estratégias empresariais sobre vender camarões. Don poderia descrever o dia a dia de Frankie em 600 páginas, e ainda assim tornaria o texto em algo agradável de ser lido.

Logo de cara eu já fui conquistada pela figura representada por Frankie Machianno. Ele é aquele tipo de personagem que você se afeiçoa conforme vai conhecendo seus hábitos e preocupações. Frankie é um pai dedicado, gosta de cuidar das pessoas de sua comunidade, agrada sua namorada, e até atende com boa vontade aos chamados de sua ex-mulher para consertar um triturador de lixo. Não é a toa que ele é conhecido como o xerife de San Diego, e todos o respeitam. Mas não o subestime.
Um conselho que eu daria para quem for ler o livro, é: nunca subestime um personagem de Don Winslow. No começo você pode pensar: ok, um "velho" na casa dos sessenta anos jamais teria a rapidez do Jackie Chan, e provavelmente ele é um perdedor. E é justamente aí onde o autor brinca com a maturidade do personagem. Machine tem um currículo de respeito, e é visto como uma lenda no mundo dos mafiosos. E essa transformação de um senhor aposentado, para um homem que mataria para manter sua família em segurança, é gradual e convincente. Eu torci por Machine, vibrei com suas táticas para escapar da morte, e me emocionei com sua motivação genuína de proteger a quem amava.
"Colhões é o que tem Frankie Machine. Daqueles grandes, que ressoam como badalos de bronze. O sujeito tem colhões. Que bom, pensa Jimmy, porque esse é o tipo de troféu que você quer pendurar na sua parede. Não os colhões dele, claro, não literalmente - mas qualquer caçador que se preze que pegar o grande elefante macho, aquele que, caso você falhe, irá matá-lo.De outro modo, qual a graça? (pág.172)"
Falando em máfia, se em Selvagens temos uma ampla abordagem sobre o mundo das drogas e seus cartéis, aqui acompanhamos o movimentado, interessante e audacioso mundo do crime organizado. Winslow criou uma trama intrincada, recheada de mafiosos que fariam Aslan Ussoian (ex-chefe da máfia russa, morto em janeiro 2013) parecer um cordeiro.
Disputas pelo poder, brigas entre chefes de diferentes máfias, violência desmetida, tudo isso aliado a sagacidade de Frankie, tormam O inverno de Frankie Machine em um thriller corajoso e imperdível.
Fãs da extinta série A Família Soprano, e do filme O Poderoso Chefão, irão encontrar um romance à altura de suas expectativas. 

9 comentários:

  1. Boa resenha, estava procurando gêneros diferentes pra ler e esse livro parece ser muito interessante. Vou procurar lê-lo em breve.
    http://theuniverseofutopia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha me deixou impressionada!! Mas ainda não sei se é o tipo de livro que eu gosto de ler, justamente por nunca ter lido nada parecido. Vou ver se compro!!

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  3. cara nem preciso ler mt pra saber q vou curtir, já li máfia e já to amando <3 adoro livros que envolvem a máfia.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de não ser meu estilo de livro preferido, fiquei bastante interessada em ler alguma obra deste autor. Vc me convenceu de que o cara é bom e estou começando a me aventurar em outros estilos de livros
    Beijos,

    Amanda
    www.divaliterario.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Jacque, eu vi seus comentários nas redes sociais enquanto você lia o livro, e até gostei dessa favoritismo todo. Uma pena que eu não esteja mesmo no clima para uma leitura assim, estou precisando de coisas mais leves no momento.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, Jac.
    Eu confesso que não tenho o mínimo interesse nessa obra por ela não fazer meu estilo de leitura. Os livros que a Intrínseca está lançando não estão fazendo nem um pouco meu estilo de leitura =/.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nunca ouvi falar desse livro, mas gostei da sua resenha.
    É muito bom qndo lemos um livro, e gostamos. Não existe nada melhor.
    Resenha #158 - Manhã de Núpcias - Os Hathaways - Livro 4 - Lisa Kleypas .
    Confere lá!
    http://manuscritodecabeceira.blogspot.com.br
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Esse livro está nos meus desejados, só esperando para abaixar o preço para finalmente comprá-lo. Pois, assim que nem você, li Selvagens e adorei. Esse autor é muito bom mesmo!
    Antes de saber que esse livro é dele, acho que ouvi falar que tinham estúdios e até Scorsese/DeNiro querendo filmar essa história.
    Bom, só sei que por sua resenha confirmei que a história é excelente e preciso ler um dia!

    ResponderExcluir
  9. Decidi ler "Selvagens" na época do lançamento só porque estava louca para assistir ao filme. Resultado: o livro entrou para minha lista de favoritos do ano. Achei a escrita do Winslow incrivelmente dinâmica e ácida. Quero ler esse lançamento :)
    bjo

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...