[Resenha] A Queda do Governador Parte I - Robert Kirkman e Jay Bonasinga

Livro: The Walking Dead - A queda do governador Parte I
Autor: Robert Kirkman e Jay Bonasinga
Editora: Galera Record
Número de páginas: 265
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

Quando soube que A ascensão do governador teria ainda mais 3 livros de continuação, me perguntei se em algum momento Robert desandaria em sua história e cairia na maldição da continuação. O fato é que não existem muitas maneiras inovadoras para narrar trocentas vezes a morte de um zumbi. Contudo, o que salva nessa série é a complexidade dos personagens, o que torna o restante igualmente interessante.
O que era para ser originalmente uma trilogia, aqui no Brasil virou série, já que este último livro foi dividido em duas partes.


Como o título é auto-explicativo (A queda do Governador), não achei necessário colocar a sinopse. No primeiro livro, descobrimos como Philip Blake chegou ao poder em Woodbury. E em O caminho para Woodbury, entendemos como ele se tornou o temido Governador, e construiu uma comunidade "segura" em meio ao caos.
Por ter lido a HQ, eu achava que nada me surpreenderia, mas Robert soube como chocar os fãs com revelações e aspectos sobre a vida de Philip, até então desconhecidos, a ponto de tirar meu sono, e me fazer remoer toda a história por horas. Não posso dizer o mesmo das sequências. Um romance forçado em Woodbury, e a chatice da personagem Lilly, quase me desencantaram. Fui recompensada em persistir, pois nesse volume temos a volta da ação sanguinária e brutal que caracteriza a série.

O Governador é a figura mais controversa de toda HQ. Em resumo: ele é a personificação do mal em um apocalipse zumbi.
Sua queda não teve tanta atenção nos quadrinhos. Lembro de ler e pensar: mas já? acaba assim? Então o livro foi tipo um bônus para entender melhor tudo o que aconteceu desde a chegada de Rick, Michonne, e Glenn à Woodbury.
Cenas como o embate entre Michonne e o Governador, ganham um destaque maior aqui. Inclusive, elas só reforçaram ainda mais o meu amor por essa personagem.

A narrativa continua envolvente e ágil. Os mais entusiastas e detalhista, certamente irão se deliciar com a transcrição de muitos diálogos da HQ.
A aparição dos zumbis é bem restrita. Aqui o foco maior, sem sombra de dúvidas, é na figura complexa e malévola do Governador, e seus conflitos internos.
O que torna a franquia The Walking Dead um completo sucesso, é o desenvolvimento psicológico de seus personagens. Os autores escrutinam as relações humanas e suas muitas variáveis, que sem sombra de dúvida são mais perigosas do que um eminente ataque zumbi.

Mal posso esperar para ler o tão aguardado desfecho. Recomendado não só para os fãs dos quadrinhos e da série, mas também para aqueles que gostam de uma história bem desenvolvida que explora os conflitos pessoais com uma dose cavalar de miolos sendo esmagados.

5 comentários:

  1. Oi
    parece ser um livro interessante, eu assisto a serie e gosto.
    Seguindo seu blog.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Como não acompanho a série de livros não tenho muito o que dizer, sua resenha como sempre torna tudo muito interessante, creio eu que se em animar a comprar quem mais vai curtir é meu filho, pois ele ama zumbis e segue a série de TV.
    Obrigada pela dica Jacque.
    Beijão
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacqueline, tudo bem ?!

    Sou viciado em The walking dead, uma das minhas séries preferidas, aliais sou louco por séries, e quando o assunto é zumbi, ai que a coisa melhora ainda mais néh.

    Mixação | Um blog teen para quem pensa mix.

    ResponderExcluir
  4. Olá =).
    Eu não curto muito zumbis, ainda não comecei a ler essa série e não tenho interesse em fazê-lo. Mas sempre leio ótimos comentários sobre a série e gostaria de conhecer um personagem contraditório como o governador.

    OBS: Jac, mandei um e-mail muito importante hoje. Quando puder dá uma olhadinha, ok?
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ei Jacque,
    Não sei porque, mas desanimei em ler estes livros. Talvez, eu comece a assistir a série só para me animar. Ou então, ler uma sequência de livros mais leves, antes de embarcar nessa complexidade dos personagens. Bjs!

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...