[Resenha] Graffiti Moon - Cath Crowley

Livro: Graffiti Moon
Autora: Cath Crowley
Editora: Valentina
Número de páginas: 238
Classificação: 5/5 (favorito)

Minha Opinião:

Graffiti Moon, segundo romance da australiana Cath Crowley, recebeu diversar premiações, entre eles o NSW Premier's Literary Award e o Prime Minister's Literary Award (Yong Adult Fiction), e foi finalista dos prêmios Victorian Premier's e do Children's Book Council of Australia Book of the Year, os mais importantes e prestigiados do país.

É sempre difícil falar de um livro que supera nossas expectativas. Corro o risco de parecer redundante em diversos momentos, e até mesmo exagerar nos meus elogios, mas entendam: estou completamente apaixonada por esse livro, e nada do que eu escrever irá fazer jus ao meu sentimento pós-leitura.

É o final do ano letivo para Lucy. Ao invés de comemorar como os outros alunos, ela escolhe passar a noite procurando por Sombra, um famoso grafiteiro, cujo trabalho está espalhado por diversos lugares da cidade. Lucy espera que Sombra compreenda o seu amor pela arte, e imagina que ambos possam ser almas gêmeas.
Em meio a sua busca, ela encontra com Ed, o garoto com quem teve um primeiro e trágico encontro (que resultou em um nariz quebrado). Tudo o que Lucy menos deseja é passar o restante da noite com Ed, mas acaba cedendo quando ele afirma conhecer o Sombra, e se oferece para acompanhá-la em sua busca.
“Quase sempre, quando observo os trabalhos do Sombra e do Poeta, vejo algo diferente do que as palavras me dizem. É disso que gosto na arte, o que você vê às vezes diz mais sobre quem você é do que sobre o que está na parede. Olho para o grafite e penso que todo mundo guarda algum segredo, algo adormecido, como esse pássaro amarelo. ”
Graffiti Moon foi uma grata surpresa. Nunca imaginei que um livro que se passa em apenas uma noite (na verdade em algumas horas) seria tão intenso e faria meu coração flutuar.
Cath nos presenteia com uma história de autodescoberta recheada de aventura, arte e romance, com personagens carismáticos e complexos. É incrível a forma como a autora consegue captar as diversas expectativas juvenis com tanta sensibilidade em um curto espaço de tempo.
A obra é narrada em primeira pessoa, intercalando as narrações de Ed e Lucy. Sua narrativa é ágil e direta, flertando diversas vezes com o lirismo - especialmente nos capítulos onde o grafiteiro Poeta ganha voz.
Além disso, Crownley é capaz de mesclar a narrativa poética com diálogos irreverentes e brilhantes.
“Senti saudade depois que ele foi embora. Quer dizer, o que eu sentia por ele não morreu porque ele pegou na minha bunda. No fim de semana depois do nosso encontro, fiquei desejando esfaqueá-lo com a minha caneta de patinho, e de olho no telefone, torcendo para ele ligar. Ficar com alguém é bem complicado” 
Suas personagens são bem desenvolvidas, e com suas personalidades perfeitamente delineadas. São personagens que saltam do papel, ganham vida conforme conhecemos suas ambições, medos, dúvidas, esperanças e fraquezas.
Lucy e Ed são adolescente completamente incomuns. Não só por conta da imensa fascinação pela arte, mas também pelo que carregam dentro de si. Lucy soa até meio antiquada, mas de um jeito extremamente positivo. O que eu posso dizer de uma menina que soca o nariz de um sujeito no primeiro encontro, só pelo fato dele ter passado a mão na bunda dela? Virei fã dela no mesmo minuto.
Ed é instrospectivo e inseguro, mas de um modo completamente sadio. Ele é sensível, e sua preocupação com Lucy o torna ainda mais fofo. O romance é bem comedido, e delicioso de acompanhar.
Ambos amam arte, e discursam sobre ela com propriedade. Hoje em dia, soa até esquisito dois jovens de 17 anos falarem sobre seus pintores famosos, ou sobre suas obras preferidas, mas não aqui. Dá para perceber que a arte é algo intrínseco para eles, totalmente convincente e gostoso de ler.

O cenário é incrível, e tem o poder de transportar o leitor diretamente para o livro. Temos muito movimento, cores, sensações. As descrições das pinturas, desenhos grafitados e artes são awesome. Cath conseguiu captar a essência das pinturas, e transformá-la em palavras com maestria.
Mesmo conhecendo pouquíssimo de arte, fiquei encantada com as referências que a autora cita (a Editora Valentina acertou em cheio trazendo as explicações nas notas de rodapé). "Dei um google" em vários artistas citados, e descobri que o trabalho de esculturas com vidro é belíssimo, e totalmente delicado.
A edição, assim como a revisão ortográfica ficaram perfeitas. A diagramação combina totalmente com a proposta do livro, trazendo uma numeração "grafitada".

Graffiti Moon foi a perfeita junção da arte com a literatura. Tudo o que um YA deveria ser. Mais do que recomendado.
Abaixo, só para ilustrar o post, deixo algumas fotos dos trabalhos de escultura em vidro do artista Dale Chihuly. Estou in love com essas verdadeiras obras de arte que ele consegue criar.



10 comentários:

  1. Oi Jacque,
    Que capa linda e o ambiente parece ser maravilhoso.
    Só de ter arte como tema, já mostra que é bem atrativo e pode ser inteligente, sim.

    bjs e um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Eu compraria esse livro pela capa. Ela é demais. Ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro e gostei de saber um pouco mais sobre ele. Acho que nunca li um livro que se passe em uma noite. Já li que se passam em um dia hehehe. Está na minha lista de desejados.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha Jacque. A julgar pela capa, não imaginaria que o livro fosse tão bom e proporcionasse uma leitura tão ampla. Fiquei bastante interessada na obra. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia olivro!porém amei a sinopse e ele foi p minha lista de compras hehe
    bjs,

    http://opslia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Jacque! Eu achei o livro ótimo, realmente foi a perfeita união de arte e literatura, quem diria que uma noite nos reservasse tantas emoções. Foi uma surpresa e tanto, um livro cheio de sentimentos e o melhor, com personagens muito reais.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi Jaque,
    Achei bem interessante a ideia do livro se passar em apenas uma noite, sem falar que fiquei curiosa para conhecer melhor os personagens.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Livro que se passa em algumas horas? Que legal, adoro esse tipo de trama. Parece sempre mais corrido e tal, mas adoro. haha *-*
    Eu quero ler esse livro.
    bjs
    http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Jac!!!!
    Muito interessante essa junção de arte e literatura, confesso que já tinha lido uma resenha que não me deixou muito animada para ler, mas depois de ler a tua repleta de elogios ao livro mudei de ideia, quero ler assim que puder =)

    Um beijão
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é tão amor! Tem diferentes tipos de artes e tudo acontece em uma noite! Quanta coisa pode acontecer em um período de tempo tão curto, né?

    Feliz que você tenha gostado, também foi uma grata surpresa para mim.

    http://www.pronomeinterrogativo.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Mais um pra minha listinha shuahsu, esse livro parece ser incrível, vou ler com certeza Jaque!
    Bjo

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...