[Resenha] Tabuleiro dos Deuses - Richelle Mead

Livro: Tabuleiro dos Deuses
Série: A era de X
Autora: Richelle Mead
Editora: Paralela
Número de páginas: 421
Classificação: 3/5
Sinopse: Justin March, um investigador de religiões charmoso e traiçoeiro, volta para a República Unida da América do Norte (RUAN), após um misterioso exílio. Sua missão é encontrar os responsáveis por uma série de assassinatos relacionados com seitas clandestinas. Sua guarda-costas, Mae Koskinen, é linda, mas fatal. Membro da tropa de elite do exército, ela irá acompanhar e proteger Justin nessa caçada. Aos poucos, os dois descobrem que humanos são meras peças no tabuleiro de poderes inimagináveis.
Resenha: 
Esse foi o meu primeiro contato com autora, que é famosa pelas séries Academia de Vampiros e Bloodlines, essa última também lançada pela Editora Seguinte. Minha irmã (Jacqueline) me intimou a dar uma chance para a autora, já que ela é fã, e vive falando bem de suas sagas.
Como meu contato com a autora era nulo antes de começar a leitura, não alimentei nenhuma expectativa, ou comparação.

Primeiramente, eu gostei da história por ela ser bem original. Temos uma distopia futurista bem ambientada, porém, com algumas falhas que não passaram despercebidas.
A narrativa em terceira pessoa é bem chatinha de acompanhar em alguns momentos. Acho que o excesso de informação, nomes diferentes, e muitos segredos sem revelação, acabaram soando como se estivessem cozinhando o leitor em banho-maria.
Veja bem: a proposta era bem interessante e inovadora, mas parece que Richelle não soube dar conta da grandiosidade de sua trama. Me senti perdida em diversas passagens, bufando de impaciência para saber do que ela estava falando. Em alguns momentos teria sido melhor a autora ter ido direto ao ponto, e não esperar 50 páginas para revelar algo que já podia ter sido dito logo no início.
Apesar da minha insatisfação, confesso que admirei a ousadia de Mead ao misturar diversos elementos (até mesmo uma questão mitológica) em sua trama. Não podemos acusá-la de falta de criatividade.
— Nós somos peças num tabuleiro, Dr. March, e alguns de nós são mais poderosos que outros. Você. Eu. Ela. É por nós que eles estão lutando. Claro, minha devoção já está definida.
— E imagino que você se considere o rei nesse tabuleiro, não é?
— Deve fazer tempo que não joga xadrez. O rei é a peça mais fraca no jogo.
Quanto aos personagens não senti empatia por nenhum. Justin era muito mulherengo, e Mae tinha atitudes muito individualistas. Ambos tinham um comportamento que eu não aprovava, e com isso foi difícil me conectar a eles. Fora que em alguns momentos Mae era bem imatura, o que não condizia com sua idade.
O romance não foi nada daquilo que eu esperava. Não foi nem maduro, nem infantil. Acho que ficou no meio termo, e nem consigo encontrar uma definição decente.
O que mais me prendeu foi o mistério sobre os assassinatos, que infelizmente também foi muito mal abordado e ganhou pouco destaque.
Como primeira experiência, achei bem mediano. Fiquei em cima do muro em diversas vezes, especialmente já próximo ao desfecho, onde o enredo decolou e deixou algumas perguntas em aberto para serem respondidas no próximo livro. Estou curiosa para saber o que a autora irá fazer no próximo volume, que ainda não tem data de lançamento no Brasil.

10 comentários:

  1. Oi, Jessica!
    Não tenho pretensão de ler essa série ou iniciá-la. Já não tinha, e agora...
    Sempre tive essa impressão antes mesmo de iniciar a leitura. Pode até soar grosseiro da minha parte, mas nunca me interessei por esse livro.
    Gostei de saber sua opinião. :)
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia que esse livro se tratava de uma distopia. Tenho vontade de ler Richelle Mead mas vou começar pela Academia de Vampiros, tenho os três primeiros livros só falta a disposição para embarcar na história rs'

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que Richelle Meads tinha outros livros além de VA o.O Que desatualizada eu sou kkkk Na verdade, dela, eu só leio VA mesmo e como já inciei trocentas séries eu meio que estou fugindo de mais séries. Porém a capa dele é linda e gostaria de ter na estante (maníaca por capas haha)

    Beijos
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li nada da autora mas está na minha lista ler a série academia de vampiros, esse livro já não atraiu tanto não sei pq :X
    Beijos,

    Amanda
    www.divaliterario.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Jéssica

    Já li alguns comentários bem negativos sobre o livro e todos citavam praticamente os mesmo defeitos que você citou. Parece que dessa vez a Richelle errou a mão.
    Te aconselharia a ler VA. Tanto a mitologia, quanto a narrativa são super envolvente, acho que você gostará bem mais.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  6. Olá, Jéssica.
    Eu tenho aqui em casa outros livros dessa autora, mas ainda não li. Estou morta de curiosidade para conhecer o trabalho dela, parece ser mesmo muito bacana. Mas confesso que não tive muita vontade de ler o livro, é péssimo quando não temos empatia com personagens.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oie Jéssica =)

    Esse foi o primeiro livro que li da Richelle e gostei bastante. Como amo Distopias fiquei fascinada pelo mundo que a autora criou e estou bem ansiosa pela continuação.

    Beijos e uma ótima semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  8. Eu tenho e não tenho vontade de ler esse livro. Adoro Bloodlines, mas tô vendo muita gente achar esse livro bem morno.

    ResponderExcluir
  9. Pois é, a autora é tão famosa por suas séries e eu aqui marcando bobeira já que nunca li nada dela!!! Sniff. Bem que eu queria tirar minhas conclusões também...

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, como está?
    Já tinha visto este livro no skoob parece e nunca me interessei por ele.
    Agora aqui lendo sua resenha que percebi que ele é totalmente diferente do que eu pensava.
    Amo distopias, mas ainda não sei se esse livro me agradaria.
    Beijos,

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...