[Resenha] A vingança da amante - Tamar Cohen

Livro: A vingança da amante
Autora: Tamar Cohen
Editora: Record
Número de páginas: 333
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

Tamar Cohen é jornalista freelance, e A vingança da amante é o seu romance de estreia.

Falou em revenge, já fico toda curiosa. Foi por esse simples motivo que escolhi o livro pra ler. Eu havia acabado de sair da leitura um NA de tirar o fôlego (As batidas perdidas do coração), e queria algo mais denso e uma relação complicada para acompanhar, e acertei em cheio na escolha.



Sally de 43 anos, está inconformada com o fim de seu relacionamento extraconjugal com Clive. O romance dos dois ia muito bem, até Clive decidir colocar um ponto final na relação, deixando Sally sem chão.
Arrasada, ela procura uma terapeuta que a aconselha a escrever um diário, com o objetivo de colocar "tudo pra fora", e auxiliar no processo de recuperação.
"Aonde foi parar aquele Clive? Existe algum universo paralelo em algum lugar povoado inteiramente pelas pessoas que imaginamos conhecer por dentro e por fora - até que de repente, elas se transformam em pessoas inteiramente diferentes? Um lugar para as pessoas que eram antes que suas personalidades fossem abduzidas e os alienígenas tomassem conta do corpo delas?" (pág. 74)
De todas as narrações, aquelas em forma de diário é a que mais me atrai. É como se eu estivesse bisbilhotando segredos e sentimentos mais íntimos, que a pessoa não revelaria para ninguém. Tamar tem uma narrativa convidativa e perfeitamente estruturada, que faz seu leitor implorar cada vez por mais.
Quem não está familiarizado com esse tipo de narração, pode achar algumas páginas monótonas, e lentas, mas para quem curte, é um prato cheio.
"Você costumava dizer que éramos as duas metades da laranja. Agora fico pensando se não éramos só o bagaço" (pág.37)
E através das revelações e lembranças de Sally, começamos pouco a pouco a entender sua complicada relação com Clive. As recordações sobre o primeiro encontro, e o doloroso término, vão dando espaço para um comportamento mais ousado, como marcar um encontro com a esposa do ex, adicionar seus filhos no facebook, e até mesmo espionar a cada dele. As reclamações sobre seu companheiro e pai de seus filhos, Daniel, também são frequentes.
No início eu enxergava Sally como uma mulher abalada emocionalmente, e sem querer aceitar o fim do caso com o amante, mas com o tempo, suas atitudes me levaram a crer que ela estava mentalmente perturbada, e passei a duvidar da sua capacidade de racionar o que era certo e errado.
"Sinto falta da súbita mudança de atmosfera, a imperceptível tomada de fôlego, a carga sexual que faz meus pelos do braço se arrepiarem. Sinto falta disso tudo. Sinto falta disso tudo. Sinto falta disso tudo. Sinto falta disso tudo." (pág.67)
Sally é o tipo de personagem que nos deixa em dúvida. Tinha horas que minha vontade era dar umas sacudidas, e em outras eu sentia pena por vê-la chegando ao fundo do poço, com seu desespero por uma migalha de atenção de Clive. O mais estranho é o meu sentimento de compaixão por Clive. Eu sei que todo homem que trai é um canalha, não importa a desculpa, mas o seu empenho em reatar com a esposa, quase me cegaram.
Quando as ações de Sally descem ladeira abaixo, eu quase não conseguia me desgrudar do livro para realizar minhas atividades. Existe algo de viciante em ler um diário, que te faz querer saber cada vez mais, e o próximo passo de Sally era sempre surpreendente.

Mais surpreendente ainda foi o desfecho. Por mais que não tenha sido como eu imaginava, Cohen me deixou sem palavras, e amo quando uma autora consegue esse feito.
A vingança da amante é um livro maduro e repleto de suspense, que mostra de maneira crua e espantosa, os efeitos e consequências de um relacionamento tóxico. Mais do que recomendado.

9 comentários:

  1. Livros sobre vingança? OPA TO DENTRO. Depois do meu vicio em Revenge, acho que encaro tudo assim

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. No começo não dei nada pelo livro, mas sua resenha me surpreendeu. Leria, com certeza.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bom?
    Nossa, a premissa vingativa desse livro é bem interessante. Deu para perceber que a protagonista fica obsessiva com o término do caso amoroso. Não conhecia o livro ainda, mas vou pesquisar mais sobre ele.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quero ler ele agora. Ainda não tinha visto esse livro, mas me interessei muito. Faz tempo que não leio livros escritos como diários, mas é como você falou, faz a gente querer saber mais. E ainda mais eu que gosto de acompanhar uma novela hehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Jacque. Realmente me pareceu ser uma leitura bem densa e aprecio bastante livros com essa pegada. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Ah, quase solicitei esse livro, mas estava com vontade maior de ler outros, daí não deu.
    Agora me arrependo. hahaha Parece muito boa a trama <3
    bjs
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Jac
    Gostei muito da sua resenha, deu para ter uma ideia do que é a história.
    Achei bem interessante, se surgir uma oportunidade vou ler esse livro
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, lendo os quotes já vi a tensão da história, adoro.
    Gostei da protagonista somente lendo sua resenha. Gosto de personagens perturbadas, inconstantes e no caso podemos aprender sobre a psiquê com Sally.
    Sou contra traição, claro, mas fico condoída com mulheres tão dependentes.
    Quero ler, acho que não vou sentir pena do Clive, vamos ver, depois de lê-lo te conto.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  9. Oi Jacque
    Menina, estou bem curiosa para ler este livro. Essa capa é maravilhosa e a trama parece boa. Quero ler.

    Beijos

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...