[Resenha] Almanova - Jodi Meadows

Livro: Almanova livro #1
Trilogia: Incarnate
Autora: Jodi Meadows
Editora: Valentina
Número de páginas: 283
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

O motivo que me levou a escolher o livro foi bem fútil, confesso: fui hipnotizada pela linda capa. Já faz um tempinho que sou apaixonada pelas capas dessa trilogia, e finalmente tive a oportunidade de ler Almanova.

Vou confessar pra vocês que eu nunca curti muito esse lance de reencarnação. Não consigo me apegar a romances onde o homem ou a mulher seja alguém que já viveu muitas vidas passadas. Mas fui surpreendida ao ver que Jodi criou um mundo de almas reencarnadas tão convincente e rico, que foi impossível não me envolver.

Ana é a primeira almanova - ou sem-alma - nascida, após milhares de anos de reencarnações em Range. Ao completar 18 anos, ela é obrigada a sair de casa com apenas a roupa do corpo, e uma bússola quebrada, presente de sua mãe. Sem saber aonde ir, e enfrentando diversos perigos, ela parte rumo a cidade de Heart para descobrir mais sobre sua origem. Só que a jornada pode ser muito mais difícil do que ela imaginava, com ataques de sílfides e dragões. Em meio a sua busca, ela conhece Sam, um rapaz da sua idade que assume a responsabilidade pela vida dela, assim que eles chegam à Heart. Contudo, nem todos em Heart recebe a presença de Ana com entusiasmo. Ela precisará enfrentar não só todo o preconceito contra a sua condição, como o ataque de criaturas mortais, e a sua paixão por Sam.
"Você sempre terá a opção de decidir por si mesma quem você é e o que se tornará" (pág.57)
Já no início da minha leitura fiquei imensamente feliz ao perceber que Almanova não era só uma capinha linda. Meadows inovou ao trazer um conceito totalmente original sobre a reencarnação. Após muito ceticismo sobre como funcionaria essa "sociedade" de reencarnados, fui envolvida por uma trama que apresenta um mundo extremamente fascinante e mítico, fugindo do clichê óbvio encontrado na maioria dos sobrenaturais. Mil pontos só pela originalidade.
A narração em primeira pessoa feita por Ana, foi também a grande responsável pelo meu envolvimento com a obra. Todo seu conhecimento sobre a cidade de Heart e as reencarnações é o mesmo que quem está lendo: zero. Dessa forma, as informações e introdução ao mundo sobrenatural criado por Jodi é gradual, e super empolgante. Eu me sentia passeando pelas ruas de Range e Heart, e visualizando cada cenário perfeitamente.

O que mais me atraiu, foi toda a mitologia criada em torno do conceito de reencarnação. Em Almanova cada alma que reencarna relembra alguns detalhes de suas vidas pregressas. Além disso, nem sempre as almas nasciam em um corpo do mesmo sexo.
A autora soube muito bem como conduzir todo mistério sobre a condição de Ana. Teorias sobre o porquê dela não ter renascido como Ciana - o nome da alma que deveria reencarnar no lugar dela - surgem a todo instante.
"- Eu nunca tive uma casa antes. Quer dizer, ficando com a Li, nunca me senti parte daquilo. É isso.Sam tocou meu pulso, me fazendo estremecer.- Você sempre terá uma casa comigo." (pág.113)
Ana é uma protagonista sem mimimi. A menina passou um perrengue danado com sua mãe, viveu reclusa por 18 anos, é praticamente expulsa de casa, e ainda consegue reunir um entusiasmo convincente ao chegar a Heart para pesquisar sobre o motivo de ser uma almanova.
Sam, que se tornou praticamente o tutor dela, também não fica para trás. Ele é a reencarnação de tudo o que um homem deveria ser, literalmente. O romance dos dois floresce aos poucos, e ainda reserva uma surpresinha sobre Sam, que fez meu coração palpitar. Achei o must os dois possuir uma grande ligação com a música.


Só senti falta de um detalhamento maior sobre as criaturas mitológicas, como a sífides, minotauros, e dragões. Foi difícil conceber uma imagem visual das sífides. Além disso, a autora misturou muitos estilos em um livro só, como sobrenatural, mitologia, e uma pitada de sci-fi. Por mais inovador que tenha sido o mundo criado por Meadows, ficou aquela sensação de que algumas partes eram negligenciadas, e não tinham a atenção merecida.
As cenas de ação também foram um pouquinho confusas, como o ataque dos dragões logo que Ana chega na cidade de Heart.

A edição gráfica da Editora Valentina está bem caprichada. A diagramação traz uma borboleta a cada início de capítulo, e fonte em tamanho confortável para leitura. A capa vem com um efeito holográfico lindo, que embeleza ainda mais.
Almanova é um empolgante início de trilogia que ainda promete muitas surpresas e revelações.

5 comentários:

  1. Ainda não tinha me sentido seduzida pelo livro até você mencionar reencarnação, eu acredito e como sou kardecista acho que o livro tem muito em comum com algumas coisas que penso. Só não sei se esse casamento de lendas e mitos do tipo dragões e sílfides com reencarnação tem uma mescla legal...Será?
    Vou pagar pra ver e comprar o livro assim que puder. E sim, a capa é linda, e não é fútil curtir as capas, acho que hoje em dia é um carinho que as editoras fazem ao leitor ao fazer essas artes maravilhosas, é gostoso prestigiar os capistas ^^
    Beijocas
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jacque!
    Num primeiro momento, Almanova não chamou tanto a minha atenção. Porém, conforme fui lendo a sua resenha, fiquei bem curiosa pra descobrir o que de fato aconteceu com Ana e porque ela é uma almanova. Considerando ser um livro curtinho, acho que leria! =D
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacque! A capa é muito linda mesmo, e atrai prontamente, mas o livro vai além, a história é bem construída e muito criativa, eu gostei muito do universo que a autora criou, reencarnação não é um tema que eu aprecie também, mas aqui foi tão bem trabalhado que vale a pena conferir.


    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Olá, Jacque! Não a culpo por ter escolhido ler esse livro pela capa, porque, de fato, é muito linda. A temática não é das minhas preferidas, mas parece que a autora fez um bom trabalho, criando uma trama envolvente e personagens cativantes, não é?
    Ótima a sua resenha!

    Um abraço.

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  5. cara a ideia do livro m chama a atenção, apesar de não adquirir o livro no momento.
    porém mt gente reclama de algumas coisas q me fazem ficar receosa, mas pretendo dar uma olhada nesse livro assim que der.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...