[Resenha] Um amor de cinema - Victoria Van Tiem

Livro: Um amor de cinema
Autora: Victoria Van Tiem
Editora: Verus
Número de páginas: 320
Classificação: 5/5 (favorito)

Minha Opinião:

Depois da leitura, um dos meus passatempos preferidos é assistir a um bom filme, de preferência uma comédia romântica com um pacote de Kleenex do lado.
E como amante do mundo cinematográfico, meus olhos brilharam ao olhar para essa capa, que nem foi preciso ler a sinopse para ter a certeza que esse seria O LIVRO.
Gente, estou em uma ressaca literária daquelas. E não só ressaca da história, como também uma terrível ressaca pós-Shane.

A história é narrada em primeira pessoa por Kenzi de 29 anos, que está prestes a anunciar seu noivado para sua família. Bradley, seu noivo, é querido por todos seus parentes, e considerado o par ideal. Quando tudo parece estar dando certo, seu ex-namorado reaparece com uma proposta incomum: para fechar o negócio com a empresa onde ela trabalha, e salvar seu emprego, ela deverá reencenar com ele a cena de 10 filmes.

Eu nem sei por onde começar a falar como esse livro é perfeito. Vou começar pela narrativa ágil e inteligente, que me fisgou completamente já nas primeiras páginas, e me levou a terminar a leitura em apenas 2 dias. Tiem tem o time perfeito na hora de intercalar cenas mais românticas, com reviravoltas que movimentam a trama a todo instante. Sem falar no humor impecável, que me fez chorar de tanto de gargalhar.
Dá gosto ver como uma autora pode pegar uma ideia a princípio simples, e transformar em um sucesso, graças ao cuidado com o desenvolvimento do enredo, e a caracterização das personagens.
"Eu tenho vinte e nove anos, quase trinta, e alguém que a minha família ama, que eu amo, que nunca mentiu e não me abandonou, quer casar comigo (...) Então, por que eu deveria esperar?  - Por mim. Você deveria esperar por mim." (pág.150)
Victoria também acertou o tom ao criar uma protagonista com quem o leitor se identifica, como as mocinhas das comédias românticas. Kenzi é insegura na medida certa, também pudera, já que ela é deixada em segundo plano por sua família. Até a picuinha com sua cunhada é completamente aceitável. Impossível não se solidarizar com seus dramas, e torcer para o seu final feliz.
O romance é daqueles com que toda mulher sonha. Quem não desejaria ter um homem propondo reviver cenas emblemáticas de filmes que amamos? Só de imaginar reviver a dança de Dirty Dancing - um dos meus filmes favoritos da vida -, fazer compras ao estilo de Uma linda mulher, e ter a representação da cena dos cartazes de Simplesmente amor, meu coração já palpita.


O ponto alto  do livro é justamente a sagacidade da autora em incluir o desafio de viver os dez momentos românticos de filmes, ao contexto da obra. Nada soa absurdo, muito pelo contrário, são cenas com um toque de realidade tão grande, que me deu vontade de pedir ao meu esposo para reencenarmos algumas cenas também rs
Como eu já tinha assistido a todos os filmes da lista dos dois, e outros citados por Kenzi, meu envolvimento foi ainda maior. Em vários momentos eu suspirava, ou sorria feito uma boba, com um sorriso maior que o do coringa, ao relembrar todas as cenas dos filmes citados.
Shane também foi responsável pelo derretimento do meu coração, e o aumento da minha frequência cardíaca. E o melhor é que Shane não é um homem perfeito e inalcançável. Ele não faz o estilo do cavaleiro do cavalo branco na armadura reluzente. Ele tem seus defeitos, e deslizes, o que só o torna ainda mais apaixonante.

O desfecho me deixou sorrindo abobalhada e com muitas lágrimas nos olhos. E olha que a coisa mais difícil é eu chorar de alegria. E eu chorei, me emocionei, e fiquei completamente arrasada por ter acabado tão rápido.
Para os românticos incorrigíveis, amantes do cinema, e também pra quem quer ler uma linda história de amor, Um amor de cinema é leitura mais do que obrigatória.

16 comentários:

  1. Ola amore joinhaa?
    Imagina uma pessoa que ficou sorrindo de ponta a ponta com este livro? Fui eu.
    Achei fantástico a autora conseguir colocar uma forma leve e engraçada a vida de uma mulher e seus conflitos, e além disso colocar não somente os momentos dos filmes, mas os momentos que toda mulher quer se apaixonar!
    É maravilhoso!
    Resenha maravilhosa, parabéns
    http://livrosimaginarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque! Meu livro chegou hoje, sabe aquele livro que você vê e sabe que precisa ler? Pois é, agora lendo sua resenha percebo que vou amar. Essa união de filmes e literatura é um casamento perfeito.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi Jac =)

    Ownnn. Que amor este livro.
    Já achei a premissa SUPER interessante. Adorei a ideia da autora, e agora, vendo sua resenha, vi que minhas suspeitas estão certas: o livro é puro amor. E que lindo chorar de alegria e emoção com este livro. Será que vou sentir o mesmo? Louca para descobrir! =) Adorei a resenha =)

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  4. Ah.. quero esse livro,
    desde o instante em que li a sinopse sabia que iria amar ler esse livro,
    ler sua resenha positiva só veio coroar a minha impressão, quero esse livro pra ontem.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Jac, tudo bem?
    Eu também vi esse filme Simplesmente amor e aquela cena dos cartazes é uma das minhas preferidas!!!!!!!! Eu amo esse filme, ele todo, e só por ter ele citado no livro, é suficiente para eu querer comprar.
    Sua resenha está tão romântica que é impossível não correr atrás desse livro, as vezes eu sinto falta de ler um romance como esse, que hoje em dia está sendo deixado de lado para os eróticos e hots.
    Adorei!!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Uau, sua resenha mega animada me fez pular de alegria por ter pedido esse livro de presente <3. Acho que se isso não tivesse acontecido eu estaria aqui lamentando horrores por estar mega curiosa pela história e não ter chance de ler. Adorei a resenha e fiquei curiosíssima pelo livro.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é pra mim hehehe. Já tinha visto essa capa, mas achei que era mais uma comédia romântica. Mas agora lendo sua resenha, eu quero ele agora. Ai, já imaginei as cenas e já amei.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. O livro me parece bem fofo e completo, no sentido de ser romance romântico, ainda mais com o assunto 'cinema' nele, me interessei bastante! E como ele mexeu contigo, né?! Gostei dos pontos que citou <3

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu ameii a resenha
    Vou comprar ele agora mesmo,super me identifiquei com a protagonista
    e amooo livros sobre cinema
    Me deixou mega curiosa
    Beijos

    http://www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  10. JÁ QUERO LER, Jacque! Deus do céu, deve ser lindo!
    Anotei aqui a sua super dica de livro!
    E essa resenha empolgada e envolvente? Amei! Me fez ficar ainda mais curiosa pelo livro.

    Um abraço!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  11. Confesso que não costumo ler tantos livros românticos, mas esse tem uma premissa muito legal e me chamou a atenção. Vou querer ler, com certeza.
    Excelente resenha!

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  12. Oie Jacque =)

    Ahhh!! Esse livro parece ser muito amor mesmo *-*
    Estou curiosa para ler ele desde o lançamento e depois de ler a sua resenha fiquei ainda mais!
    Cinema, romance <3 tem coisa mais linda que isso rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  13. Oi Jac
    Adorei a sua resenha, fiquei super empolgada para ler e olha que quando vi esse livro não dei nada por ele. Agora quero comprar o mais rápido possível rsrsrs
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  14. Jacqueline, você me deixou super curiosa para ler o livro!
    Vi o lançamento dele na página da Verus e fiquei com agua na boca.
    A capa é lindissima e o que aguçou minha curiosidade em relação o livro. A sinopse também me atraiu bastante por ser um enredo diferente do que estu acostumada.
    Lendo sua resenha tive certeza de minha leitura iminente,rs. E, também tenho certeza que vou implorar para meu marido reviver cenas de cinema comigo. Que coisa mais linda! Ai, eu quero! :) <3

    Parabéns pelo blog e sucesso!

    Bjos,
    Ane Bee
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi jacque
    Ok, nós temos os mesmos gostos e eu precisava ver o que vc tinha achado desse livro.
    Guriaa, há dias que vejo ele na livraria e fico com dois corações se compro ou não, agora tenho certeza que preciso dele. Confio na sua opinião mega positiva.
    Aiiii, quero ler, parece ótimo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Essa resenha me deixou com tanta vontade de ler, que mal consigo expressar! Estou super curiosa.

    Vitóra Versati

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...