[Resenha] Se eu ficar - Gayle Forman

Livro: Se eu ficar #livro 1
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 224
Classificação: 3/5

Minha Opinião:

Gayle Forman é uma premiada autora e jornalista cujos textos aparecem em inúmeras publicações importantes, entre elas o Seventeen, Cosmopolitan, The Nation e a revista The New York Times. Além de Se eu ficar, a Novo Conceito publicou Para onde ela foi, e Apenas um dia.

Quando o livro lançou eu fiquei com muita expectativa para ler, pois a história além de ser adaptada para as telonas, ganhou um grande destaque na mídia, além de ficar na lista dos livros mais vendidos no Brasil. Só que a animação e expectativa foram diminuindo conforme eu lia algumas resenhas, sempre frisando que o livro devia no quesito emoção, e não posso discordar desta afirmação.


Mia é uma adolescente de 17 anos que ama música clássica, e toca violoncelo. Após uma nevasca seus pais decidem visitar seus avós e um casal de amigo, mas a viagem é interrompida por um acidente. Tudo o que Mia se lembra é de ouvir a música - a Sonata n 3 de Beethoven -, que continuou tocando mesmo após a colisão do carro com um caminhão. Ela logo é resgatada pela equipe de resgate, e levada para o hospital. Assistindo a todo esforço dos médicos para salvá-la, durante 24h vivendo uma experiência extracorpórea, ela relembra importantes momentos que viveu com sua família, e Adam, seu namorado. Ela precisará fazer uma difícil escolha: decidir ficar, ou partir para sempre.
"Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha. Todo esse lance de coma induzido é papo médico. Não cabe aos médicos. Não depende dos anjos que não podemos ver. Também não depende de Deus que, se existir, está em algum outro lugar por aí neste momento. Só depende de mim."
À primeira vista eu achava que a história seria bem parecida com o filme E se fosse verdade, onde a protagonista também sofre um acidente e "sai do próprio corpo". Só que diferente do filme, em Se eu ficar, Mia não é capaz de interagir com as pessoas. Ninguém consegue vê-la.
O livro é bem curtinho, e consegui finalizar a leitura em questão de horas. O único detalhe que achei cansativo, foi a falta de capítulos, já que as cenas eram separadas sempre pelo horário.
A narrativa não é igual a que eu estava acostumada em livros do gênero young adult, talvez por conta da carga dramática que a história traz.
Fica claro já no início que o enredo tem um apelo emocional fortíssimo, e que o romance fica em segundo plano. Tanto que a aparição de Adam fica relegada apenas para as páginas finais.
"Não estou certa de que este é o mundo ao qual pertenço. Não tenho certeza se quero acordar."
Apesar de ter devorado o livro para saber o que acontecia, não consegui me emocionar, e essa foi a minha maior decepção. O acidente acontece logo nas primeiras páginas, e mesmo sabendo o que iria acontecer (quem mandou ler resenhas recheadas de spoilers!) foi um baita choque a forma como tudo aconteceu, e mais ainda, ver Mia narrando detalhes de como o local ficou.
A única cena que balançou meu coração a ponto de quase fazer meus olhos marejarem, foi a forma como ela falava de seu irmãozinho mais novo.
O enredo é dividido nas partes onde Mia podia ver seu corpo no hospital, e seus familiares, e os flashback sobre o seu passado. Nesses flashback conhecemos melhor a personalidade de Mia, e também sua interação com a família e o namorado. Só que tantas indas e vindas nas memórias do passado acabam quebrando o ritmo da narrativa, e a torna um pouco cansativa.
"Às vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vêm até você."
Mia conseguiu me agradar em 50% . Acho que o fato dela ter uma ligação muito forte com a família, e também  remar contra a maré (seu pai era rockeiro, seu namorado era rockeiro, e ela era a única que amava música clássica), acabaram contribuindo.
O romance com Adam não foi muito bem explorado. Temos sim algumas partes fofinhas (quando ele a convida para um concerto), mas na maior parte do tempo eles não pareciam ter nada em comum. Ela se mostrava pouco disposta a acompanhar os shows da banda famosa dele, e quando ia não parecia curtir. Eu sei que rock e música clássica ficam em lados completamente opostos, mas não custava nada ela se esforçar para agradar o namorado. E falando de música, a trilha sonora escolhida pela autora é belíssima. Como eu aprecio muito música clássica, me deliciei ao colocar algumas músicas do livro para tocar enquanto eu ia lendo.

O desfecho foi bem clichê, e algo que eu já esperava em se tratando de um livro que possui uma continuação. Já iniciei a leitura de Para onde ela foi, e por incrível que pareça estou gostando muito.
Quanto a adaptação cinematográfica, eu vou tentar assistir esse final de semana. Mesmo amando a atriz Chloe Grace Moretz, que vive Mia, achei que a descrição dela não bate muito bem com a do livro, e certamente irei estranhar rs

Se eu ficar teve seus bons momentos, mas pecou ao ficar devendo na emoção, e na falta de empatia com o sofrimento da personagem principal. Ainda assim, o livro tem seus bons momentos, e vale a leitura.

12 comentários:

  1. Estou louca por esse livro, vejo muitas resenhas positivas dele, já vi o filme, e isso só fez crescer minha curiosidade.


    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse livro foi muito falado ultimamente, ainda mais com a estreia do filme, mas percebi que muita gente se decepcionou um pouco, e por isso, fiquei com o pé atrás para comprar e ler - cheguei até pegar um exemplar na livraria, mas devolvi.
    Como tenho uma amiga que comprou, vou pedir emprestado e ler sem muitas expectativas.
    E acho legal o livro ser curtinho, porque pelo menos a autora teve o cuidado de não se tornar maçante e esticar a história.

    Abraços,
    - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacque
    No início eu tbm estava bem curiosa para ler, e queria assistir ao filme. No fim desanimei e acabei nao fazendo nenhum dos dois. Mas ainda sim tenho vontade de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Amiga você leu o livro mais MARAVILHOSO do PLANETA, porque sinceramente eu adorei. Não tanto como eu gostei de PARA ONDE ELA FOI, pois muitas coisas foram explicadas no segundo livro, mas espero que vc goste mesmo assim.

    A única coisa que não curti muito no primeiro foi a falta de envolvimento que não tive com a personagem e principalmente nas partes em que ela ficava no hospital. Achei que a autora poderia ter explorado mais esse lado, mas quando falava do seu passado antes do acidente eu sinceramente adorava. Era as partes que mais gostava. Enfim...Espero que goste do segundo livro. Adorei a sua resenha. Ficou ótima =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito de Se Eu ficar, mas gostei mais ainda de Para Onde Ela Foi.
    Dá de 10 a 0 e olha que o primeiro é muito bom!
    Confesso que também não me emocionei muuuuito a ponto de chorar rios, mas lacrimejei um pouquinho, hehe.
    Chorei bem mais no filme, não sei porque. Vai ver eu estava meio deprê no dia.
    Quando eu li, não sabia que tinha continuação, foi logo que lançou, então eu fiquei naquela "E aí, ela morre ou não?". Juro que nem imaginava o que ela ia fazer porque no livro ela troca de opinião várias vezes.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Jacque!
    Puxa...pegar spoiler em resenhas é muito chato. É por isso que quando decido que quero ler um livro, fujo cada vez que vejo a capa dele em algum lugar, rsrs
    Eu não sou muito de romances, mas tive curiosidade de ler "Se Eu Ficar" pelo mesmo motivo que você: o sucesso que ele vinha fazendo, principalmente lá fora já que aqui as opiniões que li foram mais negativas que positivas. E olha..concordo com você. O que veio foi decepção. Meu principal problema foi a narrativa da Mia que eu achei muito mecânica, sem emoção, como você disse. Não era condizente com a situação dela, né?
    Decidi não voltar para a continuação, mas pelas resenhas que eu li, "Para onde ela foi" é bem melhor que "Se eu ficar", então não me surpreende que você esteja gostando. Tomara que ele salve a sua experiência com a história do Adam e da Mia :)
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jacque!

    Fui assistir "Se eu ficar" e chorei litros. O filme mexeu bastante comigo e foi bem emocionante. Porém, depois de tantas resenhas negativas sobre o quesito emoção, percebi que esse é um daqueles raros casos em que a adaptação é melhor do que o livro. Eu comprei, mas ainda não li. Espero lê-lo em breve, mas sem expectativas.
    Ah, eu também amo música clássica. *-*

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li a obra, mas a Naty lá do blog leu e também achou algumas falhas, principalmente o fim clichê, assim como você.
    Sinceramente, a minha vontade de ler essa obra já passou. Ela até existiu até um determinado momento, mas algumas resenhas, que apontaram alguns fatos, me fizeram deixar de lado a chance de ler a obra.
    Gostei bastante da sua resenha. Bem sincera.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Voce teve com esse livro o problema que quase todo mundo teve teve (inclusive eu), não se emocionar. Não acho que seja um problema da autora acho que a história em si, não sei. Quero ler a sequencia e ver se melhora ;)
    Beijos
    Guilherme - leituraforadeserie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oie Jacque =)

    Eu gostei mais do filme do que do livro. Sei lá o filme realmente conseguiu me emocionar.
    No livro não consegui me conectar com a Mia enquanto lia a história pelos olhos dela.

    Agora Para onde Ela foi é muito amorzinho viu <3

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  11. Oi Jacque! Não curti a leitura :/ Concordo com você, Mia não me convenceu. Acho que a autora poderia ter explorado, no início, o relacionamento da Mia com a família dela e principalmente com o Adam, fiquei carente dessa conexão com os dois justamente pelo fato do amor entre eles ter sido meio que empurrado pela garganta do leitor, foi meio imposto. Tem emoção entre eles, mas não entre eles e o leitor, porque nós não tivemos essas páginas essenciais. Tive o mesmo problema com o filme, achei a Mia um pouco fria, no livro eu achei ela meio chata hehe eu acho que a autora quis fazer a gente gostar dela meio que por sentir pena e compaixão devido a situação dela, e não porque a personagem é super legal, o segundo é melhor porque o Adam é mais legal haha adorei a resenha, beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ai Jacque, posso falar? Sua resenha me comoveu mais que o livro, sério.
    =/
    Não gostei da personagem principal e nem me comovi como pensei que fosse, o livro não funcionou pra mim, infelizmente. Preciso resenhá-lo lá no RR e estou demorando para encontrar palavras...rs
    Nem vi o filme, medo de detestar, acredita?
    Bom, é isso, tem histórias que não nos fisgam não é?
    Beijocas
    Vivi
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2015/01/se-ligue-novidades-arqueiro.html

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...