[Resenha] Para onde ela foi - Gayle Forman

Livro: Para onde ela foi livro #2
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 216
Classificação: 4/5

Minha Opinião: Sem Spoiler

Quando li Se eu ficar, nem imaginava como seria a continuação, por isso preferi passar longe da sinopse.
Depois da minha decepção com a falta de emoção e empatia com a personagem do livro anterior, não esperava grande coisa desse segundo livro.

E se eu achava que iria me decepcionar, minhas suspeitas foram por água abaixo. Para onde ela foi supera - e muito - o seu antecessor, trazendo dessa vez a visão de Adam sobre o relacionamento com Mia, e o que aconteceu após o acidente. Pontos obscuros são esclarecidos, e finalmente posso afirmar que fui fisgada já no primeiro parágrafo.

Para onde ela se foi se passa três anos após o acidente que deixou Mia entre a vida e a morte. Muita coisa mudou para ambos. Adam agora é um roqueiro famoso, e sua banda tem sucesso reconhecido mundialmente. Mia também se tornou uma grande musicista, e após ter se formado em Juilliard, dá recitais no Carnegie Hall. Os dois não estão mais juntos, mas quando Adam a reencontra após o concerto dela no Carnegie Hall, ambos procuram uma forma de abordar assuntos não terminados do passado.

Eu achei que estranharia a narração de Adam, mas a visão dele de tudo o que acontece se provou primordial para entender tudo o que se passou durante a época em que a Mia esteve no hospital, e também para esclarecer o relacionamento dos dois.
Forman acertou em cheio. A visão de Adam não só nos trouxe uma perspectiva completamente diferente, como acrescentou um toque de agressividade à narração - no bom sentido.
Se eu achei que Mia foi totalmente apática no primeiro livro, aqui essa impressão passou longe. Adam narra com uma fúria e transborda seus sentimentos de forma muito emocional. O enredo tem aquela aura carregada, como se todas as frustrações, mágoas e sentimentos oprimidos de Adam fossem explodir de uma só vez. A experiência é bem intensa, como se todo o amor que ele sente por Mia fosse capaz de sufocá-lo.
"Sua voz me traz de volta à realidade. De volta à realidade do passado de três anos. Há tantas coisas que precisam ser ditas. Para onde você foi? Pensou alguma vez em mim? Você me arruinou. Você está bem? Mas, claro, não posso dizer nada disso."
O recurso de utilizar flashback do relacionamento dos dois caiu como luva aqui. Podemos perceber que o relacionamento deles foi muito mais marcante do que transparecia ser.
A trama se passa novamente em apenas 1 único dia. Se não fossem as recorrentes memórias do passado, creio que a leitura não tivesse sido tão envolvente, já que Mia levou praticamente o livro inteiro para abordar o motivo de ter deixado Adam de lado.
Tiveram algumas situações que não me convenceram muito (como a energia dos dois em atravessar NY inteira sem sentir um pingo de exaustão), mas estava tão envolvida com a paixão contagiante de Adam, que relevei.
Ainda continuo achando Mia uma personagem muito apática. Não consigo formular uma imagem dela diferente. E a sensação que eles não combinam foi gritante nesse livro.
"Quero sentir a maciez da sua pele ceder, ouvi-la perder o ar com meus quadris batendo nela. Quero puxar a cabeça dela até seu pescoço ficar exposto. Quero passar minhas mãos pelo cabelo dela até que sua respiração fique difícil. E quero fazê-la chorar e lamber as lágrimas dela. Então quero levar minha boca à dela, devorá-la viva, transmitir todas as coisas que ela não pode entender."
Se antes eu não sentia muita veracidade no fato de Adam ser uma estrela de rock super famoso, fui totalmente convencida através da musicalidade que exala da obra. No início de cada capítulo temos um trecho das faixas do álbum da banda dele. As letras são surreais. Emanam tanta ira e paixão, que combinam perfeitamente com o período obscuro que Adam viveu durante os três anos sofrendo sem notícias de Mia.
Mesmo terminando a leitura com um sorriso no rosto, tem certos detalhes que eu mudaria (especialmente a decisão final de Adam).

A edição da Novo Conceito segue o mesmo padrão do primeiro livro. As folhas trazem notas musicais, e a fonte é super confortável para a leitura. Não encontrei nenhum erro de revisão.
Para onde ela foi é uma história sobre recomeços, e como o amor pode permanecer o mesmo apesar das dificuldades que a vida impõe. Leitura mais do que recomendada.

16 comentários:

  1. Oi Jacque! Eu concordo com você que esse foi melhor que o primeiro, mas ainda não fooooi tudo o que eu achava que ia ser. Eu sofri com o Adam e ele salvou o livro, grazaDeus foi do ponto de vista dele hehe ainda não gosto da Mia, acho que ela não tem muita expressão hehe sei lá...eu acho que eu sei de qual decisão final do Adam você tá falando, e eu achei totalmente fora do contexto pra ele, nem parecia ele...não gostei :/ enfim! Adorei a resenha, beijos! http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bah, eu achei a leitura de Se Eu Ficar muito boa, pela fluidez da narrativa e fiquei LOUCA pra continuação ao final, porém, até hoje não parei pra ler e me arrependo disso u.u rs Só leio elogios quanto ao Para Onde Ela Foi e sua resenha me despertou novamente a curiosidade com essa continuação :3 Que bom que não decepciona, mesmo tendo algumas coisas que você mudaria.

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacque!

    É impressionante o tanto que nossas impressões sobre essa duologia são iguais. Parece que foi a mesma pessoa que leu os livros e resenhou, de tão igual. Eu me decepcionei demais com "Se Eu Ficar" e gostei demais de "Para Onde Ela Foi". Achei que o Adam narrando fez toda a diferença do mundo e que a autora acertou em cheio em ter escolhido ele. Sem contar que, para mim, a verdadeira história é contada aqui. Adorei.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Jacque

    Esse livro é tão absurdamente melhor que seu antecessor. Se eu já era completamente apaixonada pelo Adam, nesse livro ele fisgou meu coração e eu fiquei ainda mais encantada com sua sensibilidade e paixão.
    Mia continua sendo uma coisinha sem graça e eu não consigo sentir o amor dela por Adam.
    A justificativa pra ela ter se afastada é até plausível, mas não sei se era pra tanto. Sei lá, acho que o problema é porque eu não gosto mesmo dela.

    Beijos
    mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. flor, tinha terminado se eu ficar meio desanimada, mas ai decidi ler para onde ela foi porque ja tinha comprado. Gostei bem mais! como a Ana comentou o Adam deu todo o gás a história!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Jacqueline,

    Eu também não esperava muito desse livro, mas depois de algumas resenhas super positivas que li e agora a sua vejo que não irei me decepcionar também, bom saber a sua opinião....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Jacque
    Que bom que a leitura deste foi melhor do que a do primeiro livro. Dificil eu ler o segundo livro quando eu nao curto o primeiro.
    Como eu ja disse aqui, eu tinha vontade de ler esses livros, mas acabou passando. Quem sabe um dia. rsrsrsr

    Beijoa

    ResponderExcluir
  8. O lançamento desse livro também foi uma surpresa enorme pra mim, acabei devorando ele super rápido. Achei tão bom quanto If I stay!

    Beijos,
    Caroline, do http://www.criticandoporai.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Jacque!
    Achei esse livro bem melhor que o primeiro, os sentimentos de Adam são palpáveis, a gente sente a dor e sofre com ele. Porém, não consegui me envolver tanto com o livro como gostaria. Tem algo na escrita da Gayle que não me cativa e que tornou a minha leitura arrastada.
    Nem comento mais sobre Mia, ela consegue ser insossa demais (muito embora neste livro esteja até melhor). Adam, para mim, é o nome da história. <3
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  10. Oi Jacqueline, li o livro e adorei. Gostei do modo como a autora guiou a história, e vendo pelo ponto de vista do Adam foi muito interessante, ver tudo que ele sentiu na partida da Mia, e como ele superou (ou não??) todo o acontecido. Gostei muito!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Jac
    Eu já li o primeiro livro, mas ainda não li esse segundo, então dei só uma olhada rápida na sua resenha, com medo de algum spoiler rsrsrs
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  12. Oi Jac,
    Eu até gostei do primeiro livro e fiquei estranhando porque haveria uma continuação.

    Daí fiquei curiosa ao ler o primeiro capítulo e descobrir que seria narrado pelo Adam.
    Pretendo ler esse mês e as músicas da banda são ótimas mesmo,pelo menos as do filme.

    bjs e tenha uma ótima quinta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  13. Assim como você ficou no primeiro livro, eu também fiquei.
    Mas, diferente de você, eu sequer tive vontade e curiosidade para ler esse segundo volume.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  14. Oi Jacque!
    Lembro da sua resenha de "Se eu ficar" e de termos tido experiências parecidas, só que eu desisti de ler a continuação. Pelo que tenho visto, é quase unanimidade que o segundo livro é melhor que o primeiro.
    Me parece que a autora acertou em várias coisas: manter a narrativa em apenas um dia, mas avançar no tempo e não apenas contar os mesmos eventos pelo ponto de vista do Adam. E ainda bem que dessa vez tem emoção!
    PS.: Com exaustão ou sem exaustão é muito difícil acreditar em uma travessia por NY, rsrs
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Com exceção de uma resenha que li recentemente, todas as outras concordaram com você sobre o segundo livro ser melhor que o primeiro. Como ainda não li nenhum dos dois não posso opinar. Fiquei curiosa com essa decisão que ele tomou e que você não gostou hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Oi, Jacque!

    Fico contente em saber que o segundo livro foi uma experiência melhor para você. Que alívio, rs! Ainda estou receosa em ler, mas farei isso em breve - sem expectativas para não me decepcionar com o primeiro, nem com esse.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...