[Top 5] Livros de ficção sobre guerra


Oie gentem. Faz um bom tempo que não posto um top 5, não por falta de assunto - pois surgiram várias ideias milaborantes na mente - e sim por falta de tempo. Mas com o feriado prolongado, aproveitei para deixar vários posts programados, e tentar retribuir os comentários. Mas vamos ao que interessa: o top 5 de hoje é sobre livros que tenham guerra em seu enredo. Como eu já falei aqui, eu sou apaixonada por enredos de guerra, pois de certa forma sempre consigo aprender mais sobre esse período (até mais do que aprendi na época do segundo grau, quando matava as aulas de história por achar tudo muito boring). Eu sei que guerra é algo totalmente horrível e atroz, mas nada como uma obra ficcional histórica para me prender. Foi difícil escolher apenas 5 livros, mas vamos lá:


5) Uma constelação de fenômenos vitais

A obra de Anthony Marra foge das convencionais Primeira e Segunda Guerra Mundial, e nos apresenta ao cenário de uma devastada Chechênia da década de 90. Acompanhamos o trabalho do médico Akhmed, e da médica Sonja, únicos médicos que trabalham em um hospital que presta socorro as vítimas da guerra. Com uma narrativa poética, Marra entrelaça a vida dos vários personagens de forma muito inteligente.











4) Querida Sue

Querida Sue é um romance que se passa na época da guerra, mas não o subestime. Narrado todo em forma de missivas, os protagonistas são separados não por apenas uma guerra, mas sim por duas. Sue vê seu amado partir para a Primeira Guerra Mundial, e após procurá-lo por tanto tempo, e acreditar que ele tenha sido morto em combate, durante a Segunda Guerra Mundial ela ainda continua procurando o paradeiro dele. De forma secundária, acompanhamos também o destino da filha de Sue, que também se apaixona nos tempos de guerra. Um livro romântico e lindo, que prova que nem o tempo, e a distância, é capaz de apagar o mais puro amor.






3) O dia seguinte


O dia seguinte tem sua trama ambientada em um período que muitos livros sobre guerra não dão muita atenção: o dia após a guerra, e as dificuldades encontradas na reconstrução do país. O cenário é uma Hamburgo de 1946, devastada por bombardeios e muita miséria.
O coronel responsável pela desnazificação e reconstrução da cidade de Hamburgo, requisita a casa de um alemão para viver, e diferente da maioria dos oficiais ingleses, ele não expulsa a família alemã de sua casa. O gesto de aceitar conviver com uma família alemã sob o mesmo teto causa estranhamento em muitos colegas.
A tensão que se desenrola na casa, e os conflitos vividos pelas duas famílias, são retratadas de forma primorosa e emocionante.





2) O pacifista


Não dá para falar sobre livros de guerra, e não citar John Boyne com seus enredos pra lá de reais. O Pacifista se passa na época de 1919, onde acompanhamos o soldado Tristan Sadler, e suas memórias sobre o tempo em que viveu combatendo na Primeira Guerra Mundial.
Além de relembrar do sofrimento e medo que passou no front, Tristan ainda carrega um segredo que o atormenta. A conclusão do livro é uma das mais emocionantes e impactantes que já li.









1) Fique onde está e então corra


E claro que teríamos John Boyne em dobro. Fique onde está e então corra, também se passa na época da Primeira Guerra Mundial. Aqui, acompanhamos um garotinho chamado Alfie, que sofre com a ausência do pai, que se alistou para o combate. Após a guerra findar, Alfie não sabe aonde seu pai está, e sai para encontrá-lo.
John traz um retrato fiel e emocionante sobre as marcas que a guerra deixa em seus soldados, e como o amor é o único combustível para apagar as memórias dolorosas vividas na guerra.

11 comentários:

  1. Oi, Jacque! Tudo bem?

    Ah, que top 5 bonito! Dos livros citados, já li Querida Sue e amei tanto que foi para os meus favoritos. Quero Fique onde está e então corra, do John, porque estou no clima de leituras sobre guerra!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque, tudo bem flor?
    De todos os livros postados, li apenas Fique onde está e então corra, e simplesmente me apaixonei. O dia Seguinte e querida Sue são dois livros que estão na minha extensa lista. Espero conseguir ler em breve.
    abraços,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jacque!

    Eu também gosto bastante do tema e imagino quão difícil foi escolher apenas cinco, rs.
    Tenho muita vontade de ler "Fique onde está e então corra" desde que li sua resenha, deve ser muito, muito bom. "O dia seguinte" também chamou minha atenção.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gosto bastante de assistir filme com este tema, já livros não me atraem muito! Mas gostei de ter dicas aqui neste TOP, tinha alguns no caso de querida su eu nem fazia ideia do que se tratava ^^

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  5. Olá Jacqueline,


    Muito legal essa TAG, gosto muito do gênero e gostei demais das suas escolhas, principalmente os livros do John Boyne que estão na minha lista de desejados...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Aliás te indiquei faz um tempinho em uma TAG: http://devoradordeletras.blogspot.com.br/2015/04/tag-confissoes-de-um-bibliofila.html#comment-form

    ResponderExcluir
  7. Livros sobre guerras me afetam de um jeito, sabe? Eu tenho vários na minha lista de espera, incluindo Fique onde está e então corra, O dia seguinte e Querida Sue, mas fico enrolando, esperando forças ou o estado de espírito adequado haha Enfim, é uma bobagem. Mas acho que a sua lista acabou me deixando um pouco mais empolgada.

    ResponderExcluir
  8. Olá Jack, andei sumidinha mas aqui estou eu. \o/
    De todas as suas dicas o que li e amei foi Querida Sue. Não li os outros citados e fiquei bem curiosa, lista cresceu mais um tanto...rs
    Acho livros que retratam períodos de guerras e conflitos super necessários, pelo motivo óbvio.tirar o fôlego.
    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas
    Para acrescentar a essa sua lista top 5 eu indico o livro A vida em tons de cinza da autora Ruta Sepetys, lançado pela Arqueiro. Esse livro é de

    ResponderExcluir
  9. Oi Jacque, sua linda, tudo bem?
    Você citou um dos autores que eu respeito muito e que me devastou. Falar desse tema sem falar dele, realmente, é impossível: John Boyne. Eu ainda não tive a oportunidade de ler esses que você recomendou. Mas eu li O menino do pijama listrado, inesquecível. Não vejo a hora de ler todos os livros dele.
    Adorei o tema que você escolheu, pois é bem forte e sempre me tira os eixos. Já estão na minha lista os dois primeiros que você recomenda também.
    beijinhos
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Jacque

    Já estou anotando as dicas da lista, afinal gosto muito de histórias sobre guerra, é sempre uma forma de aprender e entender melhor sob outros pontos d vista o que aconteceu naquela época.

    Beijo
    http://mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Jack!

    Adoro posts de Top 5! E adorei esse! Não sou muito de livros de guerra, mas tenho aqui em casa Uma constelação de fenômenos vitais e agora fiquei bem curiosa para lê-lo! Eu amei a capa de O dia seguinte e também fiquei com vontade de ler o livro!

    Beijos!
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...