[Resenha] A garota no trem - Paula Hawkins

Livro: A garota no trem
Autora: Paula Hawkins
Editora: Record
Número de páginas: 375
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

Paula Hawkins trabalhou como jornalista durante 15 anos antes de se tornar escritora. A garota no trem é seu primeiro romance, e chegou ao primeiro lugar na lista de mais vendidos do New York Times e da Amazon na semana de lançamentos, onde permaneceu por vários meses.
Uma adaptação cinematográfica está sendo produzida pela DreamWorks.


Rachel é a protagonista, que viaja todos os dias de trem para Londres. Ela gosta de observar a paisagem que se desenrola pelas janelas do trem, especialmente a casa de número 15 em um trecho onde o trem sempre para no sinal vermelho.
Na casa, um casal chama a atenção de Rachel, que os chama de Jess e Jason. Ela imagina que eles levam uma vida perfeita, até que encontra um cartaz que diz que Jess - que na realidade se chama Megan - está desaparecida.
Intrigada com o sumiço de Megan, Rachel vai à polícia, e relata tudo o que viu durante as semanas que passou observando o casal. O que ela não imagina, é que sua vida está prestes a se entrelaçar com as pessoas ligadas ao desaparecimento de Megan.

Thriller tem sido comumente o meu tipo preferido de leitura. E o mercado literário atual está pipocando livros do gênero (bom pra mim).
A garota no trem é uma estreia vibrante e memorável. A história narrada em primeira pessoa, por três pontos de vistas diferentes, traz um quebra-cabeça perfeitamente montado.
"De vazio eu entendo. Começo a achar que não há nada a se fazer para preenchê-lo. Foi o que percebi com as sessões de terapia: os buracos na sua vida são permanentes. É preciso crescer ao redor deles, como raízes de árvore ao redor do concreto; você se molda a partir das lacunas." (Megan)
Já nas primeiras páginas, a narração de Hawkins me fisgou de jeito. Esse é um daqueles livros que quanto mais vamos lendo, mais mistérios vão surgindo, e maior é a vontade de não largar o livro.
As vozes de Megan, Rachel e Anna são perfeitamente diferenciadas.
A força do thriller está na narração nada confiável de Rachel. Ela é uma personagem instável, com problemas com bebida, e como se não bastasse, ao beber ela não se lembra de nada do que fez.
Ela procura se manter afastada do ex-marido Scott, e de sua mulher Anna, mas não se sai muito bem na tarefa. Mesmo tentando fazer a coisa certa, Rachel acaba complicando tudo.

O ritmo lento dos primeiros capítulos pode incomodar algum leitor que não curta a monotonia da ambientação da trama, porém, o suspense sobre o desaparecimento de Megan dá conta do recado, e sustenta a trama.
O interessante em livros desse gênero, é o clima de tensão que o autor consegue criar, e Paula foi feliz nesse quesito. A tensão por não saber o que teria acontecido com Megan, me dominou por completo.
O mais surpreendente é que por mais que o desfecho estivesse o tempo inteiro bem na minha cara, a autora conseguiu a façanha de me confundir diversas vezes, e me surpreender.
Nada como um thriller que consegue ser nada óbvio.

Com personagens bem construídos, e uma trama com suspense perfeitamente montado, A garota no trem é uma leitura imperdível.

4 comentários:

  1. Oi Jacque
    Esse livro é o tipo de livro que eu me interesso e depois de ver tantas resenhas negativas eu acabo perdendo a vontade de ler. Na capa vi que comparavam o livro com Garota exemplar e vi varias pessoas dizendo que não tem nada a ver...
    Sua resenha foi diferente e bem positiva e resgatou meu interesse pelo livro, quero ler.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque! Eu quero bastante ler esse livro! Eu também achei que Garota Exemplar era super lento no começo e adorei o livro no fim das contas, acho que esses thrillers tem que ambientar no começo e a gente não muito acostumado com narrativas lentas atualmente, todo mundo investe tanto em diálogos rápidos que a gente esquece o que é ler vários parágrafos que era como era feito inicialmente né :p Adorei a resenha! Beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacque!
    Eu também adoro thrillers e gosto da premissa desse livro. O que mais me atrai é o fato de a protagonista ter esses lapsos de memória.
    Adoro quando me deparo com desfechos como esse do tipo: "estava na minha cara o tempo todo! Como eu não vi?" ;)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Este é um livro que está em evidência nos últimos dias, já vai nastanyeu resenhas dele.
    Gostei da sua resenha, deu uma boa perspectiva do que se encontra no livro. A estória parece ser boa, mas sou bem medrosa e não costumo ler thriller.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...