[Resenha] Isla e o final feliz - Stephanie Perkins

Livro: Isla e o final feliz
Autora: Stephanie Perkins
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 299
Classificação: 3/5

Minha Opinião:

Stephanie Perkins é autora de romances fofinhos, e que nos fazem suspirar, como Anna e o beijo francês, e Lola e o garoto da casa ao lado. Fechando a trilogia (cada livro não precisa ser lido na ordem, e nem é necessário ter lido os dois livros para ler esse, já que a história é com personagens diferentes) temos Isla e o final feliz. 
Stephanie também é autora do conto "É um milagre de Yule, Charlie Brown", que faz parte do livro de contos reunidos por ela, com a participação de mais outros 11 autores: O presente do meu grande amor.

Isla e o final feliz tinha tudo para ser mais uma história fofinha, de deixar o leitor suspirando, se não fosse por alguns detalhes que me incomodaram.
Sente a receita do sucesso: o cenário é a romântica Paris (com participação especial de NY), onde Isla (se pronuncia Aila) é apaixonada há 3 anos por Josh (sim, aquele amigo m-a-r-a do já conhecido St. Clair, de Anna e o beijo francês), até que tem um encontro inesperado com o próprio.

Pausa para afirmar que eu amo a forma como Stephanie conecta os personagens. Não importa se eles aparentemente não tem nada em comum, a partir do momento do primeiro encontro, a autora vai ter fazer torcer até o final pelo casal.
E foi mais ou menos o que aconteceu. Apesar de Isla nutrir uma paixão antiga por Josh, ela não fazia a mínima ideia de que era notada por ele, até que casualmente ambos se encontram em uma cafeteria em NY.
"E as suas bochechas rosadas...o seu perfume que tem cheiro de flor...Deus do céu, fico louco" (Josh)
Narrado em primeira pessoa, o livro traz uma pegada diferente dos anteriores, com um humor bem descontraído. Rolei de rir com a forma diferente e irreverente, com a qual Perkins narra o primeiro encontro de Josh e Isla.
Se eu amei a caracterização de Josh, o filho rebelde de um político, o mesmo não posso dizer de Isla. O que transbordou em personalidade na personagem de Lola, e sobrou de fofura em Anna, faltou em identificação com Isla. Ela é apenas uma garota comum de 17 anos, que tem uma queda estratosférica pelo garoto mais gato da escola.
Nenhum hobby, talento, ou hábito, foram criados para criar uma identificação imediata com o leitor. E meu desgosto com a personagem só foi piorando com o passar das páginas.

Apesar de achar o romance dos dois muito cute, ficou aquela sensação de instalove indesejada. Isso porque após apenas um mês de namoro, ambos já declaravam o quanto estavam apaixonados, e diziam "eu te amo" com muita frequência.
Nem tive tempo para ficar na expectativa do momento em que os dois se descobririam apaixonados, pois o clímax foi atropelado por um trator.
Isla em muitos momentos foi imatura, infantil e egoísta, o que me fez querer gritar com ela em diversas vezes, o que nunca havia conhecido com as personagens femininas dos livros da Stephanie.
Isso sem falar no ciúme sem fundamento que ela tinha da ex-namorada do namorado. Ela também tinha um passado, e deveria respeitar o passado do namorado.
"E ele ainda não decidiu se vai terminar ou não o ensino médio. E se Dartmouth me aceitar, eu me mudar para a Nova Inglaterra e ele não for pra lá? O que vou fazer sem ele? Não tenho nada planejado, nada que não o envolva." (Isla)
Mas o que mais me irritou em Isla, foi o fato dela planejar o futuro dela em torno do namorado. O drama que ela fazia por conta disso foi a gota d'água.
Teve alguns momentos bonitinhos que compensaram as muitas burradas de Isla, mas infelizmente o livro não entrou para os meus favoritos como aconteceu com o primeiro (Anna e o beijo francês).
Para quem acompanhou os outros livros, se deliciou com a aparição de personagens antigos, e confesso que fiquei com aquela sensação de vazio após terminar a leitura.

A edição da Editora Intrínseca está perfeita. Não encontrei erros de digitação ou português, e gostei muito dessa capa.
Isla e o final feliz é uma ótima opção para um final de tarde despretensioso. Mesmo que eu não tenha amado, recomendo para quem ama romances fofos, com um cenário apaixonante.

Um comentário:

  1. Oi Jacque!
    Eu estou bem curiosa para ler este livro, já que li os outros dois livros da autora e curti muito.
    Também gosto da forma que a autora conecta os personagens, e adoro rever os personagens dos outros livros. Que pena que esse livro vc não curtiu tanto assim. Eu também não gosto as coisas vão muito rápidas.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...