[Resenha] Auggie e eu - R.J.Palacio

Livro: Auggie e eu
Autora: R.J.Palacio
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 317
Classificação: 5/5

Minha Opinião:

Extraordinário foi um dos livros mais marcantes que eu já li na minha vida inteira. Em 2013 quando conheci a história de Auggie, não imaginava que um simples enredo me faria enxergar a vida de forma tão diferente. Sim, não é exagero dizer que o livro de R.J.Palacio teve um impacto positivo na minha vida.

Os 3 contos haviam sido lançados em e-book, mas eu ainda não tinha conseguido ler. Agora que a Intrínseca reuniu os contos em um livro físico, não podia perder a oportunidade de conferir, e revisitar o mundo de Auggie.

Primeiramente, a autora deixa bem claro na introdução, que este livro não é uma sequência de Extraordinário.
Eu até preferi que fosse assim, porque o final do livro é espetacular, e não imagino a autora indo além do que foi mostrado em Extraordinário.
Auggie e eu é uma expansão do universo de Auggie, contando o ponto de vista de 3 personagens interessantíssimos, que não tiveram "voz" - por assim dizer - no livro.
"Não existe um manual que nos diga como agir em todas as circunstâncias da vida, entendem? Então o que sempre digo é que é melhor pecar pela gentileza. Esse é o segredo. Quando você não sabe o que fazer, simplesmente seja gentil. Não tem como dar errado." (Sr. Buzanfa)
O primeiro conto é O capítulo de Julian, e foi o que eu mais estava ansiosa para conhecer. Para quem não leu Extraordinário, vou fazer um breve resumo.
Auggie é um garoto que nasceu com uma grave deformidade facial. Ele passa por várias cirurgias corretivas e internações, que o impedem de estudar em uma escola. Mas aos 10 anos ele pede a sua mãe para estudar em uma escola normal. E é aí que entram os personagens em questão.
Julian se assusta com a aparência de Auggie, além de praticar bulliyng contra ele, e não aceitá-lo. Se em Extraordinário eu detestei o personagem por conta de suas atitudes, esse capítulo foi tão esclarecedor que me fez chorar.

Palacio não tenta justificar as atitudes de Julian. O menino errou? sim, mas será que devemos condená-lo apenas por suas atitudes?
Conhecemos a raiz de todo o problema de Julian com Auggie, o motivo dele implicar com ele, e preferir se manter afastado.
Também vemos que o reflexo de seu mal comportamento, tem como principal espelho os pais, que sempre passam a mão na cabeça, e não corrigem seus erros do modo como deveriam.
A emoção ficou por conta de uma nova personagem, a avó de Julian. Ela conta uma história do seu passado muito reveladora, que faz o menino enxergar que seu modo de agir com Auggie não foi nada correto.
"Chris, o que você queria que eu dissesse? Eles são nossos amigos. A Isabel é minha melhor amiga, assim como o Auggie é seu melhor amigo. E quando amigos precisam de nós, fazemos o que podemos para ajudar, certo? Não podemos ser amigos só quando é conveniente para a gente. Boas amizades valem um esforcinho a mais!" (Lisa)
Plutão é o capítulo que conta a história de Christopher, o primeiro amigo de Auggie. Nesse conto conhecemos melhor a família de Chris, que é amiga da família de Auggie, desde quando Isabel e Lisa estavam grávidas.
A amizade de Auggie e Chris também é abordada. Apesar de Chris ser amigo desde criança, e entender a condição especial do amigo, no fundo ele tem sua dificuldade em lidar com os olhares estranhos que as pessoas lançam para Auggie, por sua deformidade, e para ele, por conta de andar com o "menino diferente".
"É estranho como você pode conhecer uma pessoa a vida toda sem realmente conhecê-la."
E o último capítulo é o Shingaling, que é narrada por Charlotte. No conto vemos o quão altruísta e centrada a menina é, e podemos visualizar melhor os motivos pelo qual ela recebeu tão bem Auggie.
Apesar desse capítulo ser o que menos tem a inclusão de Auggie, eu gostei muito. Ela conta como surgiu sua amizade com Ximena e Summer, e podemos refletir sobre como as amizades tem impacto sobre a nossa vida.

Para os fãs de Extraordinário, este livro se torna praticamente indispensável para entender melhor o lado de cada personagem.
R.J. Palacio criou uma história que nos ensina através da história de 3 crianças, lições valiosas sobre empatia.  Lição que o leitor levará para a vida inteira.

7 comentários:

  1. Oi Jacque! Não sabia desse livro! Amei a resenha, super bem explicada, já ia esperar por uma continuação haha Esses são aqueles livros que eu quero ter pra passar pros meus filhos, daqueles de ler na cama antes de ir dormir ^^
    Anotado aqui!! Beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jacque!
    Tudo bom?
    Tenha uma vergonha terrível de dizer que nunca li EXTRAORDINÁRIO, sério! Quero muito, mas ainda não pude. Já vi essa edição com as três histórias e é um trabalho lindo. E tem até o caderninho agora né?

    Torça para que ue leia logo (rs.).
    BJão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Jacque! Tudo bem?
    Ainda não li Extraordinário, mas tenho muita curiosidade.
    Não conhecia esse livro que traz à tona mais detalhes sobre os personagens secundários, acredito que deve ser ótimo.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Cara, será que alguém vai querer me matar se eu disser que não gostei muito de Extraordinário? :X é um livro muito fofo e eu até chorei em alguns trechos, mas não sei explicar porque não ganhou meu coração...
    De qualquer forma, esse capítulo do JUlian me deixou muito intrigada. Imaginei que as atitudes dele tivessem relação com a forma como ele foi criado e tal e agora fiquei curiosa pra saber ainda mais. Esse era o único conto que eu conhecia/tinha ouvido falar.
    Esses quotes que você selecionou são simplesmente incríveis ♥

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  5. Olá Jacqueline,

    Não conhecia esse livro mas pela sua resenha vejo que tem uma história incrível, quero ler muito o livro Extraordinário pois todos falam bem demais....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...