[Resenha] Quarto - Emma Donoghue

Livro: Quarto
Autora: Emma Donoghue
Editora: Verus
Número de páginas: 347
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

O livro "Quarto", foi finalista do Prêmio Man Booker, considerado um dos prêmios mais importantes para romances de ficção inglesa. A obra também recebeu a adaptação do filme para o cinema, que estreou em fevereiro de 2016.

Quando Quarto lançou, fiquei bem curiosa para ler, mas confesso que a verdadeira vontade de ler urgentemente surgiu após o lançamento do filme (tenho mania de sempre ler o livro, antes de assistir ao filme).
Nenhum sinopse poderia preparar o meu coração, para as 347 páginas de angústia que eu leria.

Quarto não precisa de muitos artifícios para conquistar o leitor. É através da narração de Jack, um garoto de 5 anos, que tomamos conhecimento pouco a pouco da sua realidade.
Ele não conhece o mundo que todos conhecem. Jack vive em um quarto com sua mãe, e para ele ali é o mundo deles.
Para a mãe de Jack, o quarto representava uma prisão. O fim da sua liberdade, desde que foi raptada pelo velho Nick e encarcerada há 7 anos atrás.
Para Jack é impossível compreender que o velho Nick que trás suprimentos toda semana, seja um homem mau.
"De noite, na nossa cama que não é a Cama, apalpei o edredom, que é mais gordo do que era o Edredom. Quando eu tinha quatro anos, não sabia do mundo, ou achava que era tudo história. Aí a Mãe me falou dele de verdade e eu achei que sabia tudo. Mas, agora que estou no mundo o tempo todo, de verdade não sei muita coisa, estou sempre confuso."
O drama de vida aqui, é amenizado pela narrativa ingênua e pueril de uma criança de 5 anos. Mas não se engane. Quarto continua sendo um livro intenso, mas um pouco menos indigesto.
A mãe de Jack construiu um mundo dentro do quarto. Somos inseridos neste novo mundo página a página, conhecendo a rotina e os hábitos criados pela Mãe, para que Jack tivesse o mínimo de saúde dentro das 4 paredes.
O início pode ser um pouco enfadonho para quem está acostumado com tramas mais ágeis. Mas acredite, essa lentidão parece ter sido totalmente proposital, para dar ao leitor a sensação e dimensão do quão entediante era a vida dos dois.
"É esquisito ter uma coisa que é minha e não é da Mãe. O resto tudo é de nós dois. Acho que o meu corpo é meu, e as ideias que acontecem na minha cabeça. Mas as minhas células são feitas de células dela, quer dizer que eu sou meio dela."
Não espere encontrar um relato detalhado do estupro, ou como foi viver a vida sendo prisioneira em um quarto. O objetivo aqui não é chocar, nem dar detalhes sórdidos. Até porque, a inocência de Jack é o destaque. Apesar da mãe protegê-lo dentro de um armário, para que ele não presenciasse os abusos, Jack tem sua maneira de lidar com aquilo que é desconhecido para ele. Essas cenas me causavam vários tipos de sentimento. De repulsa, a uma dor imensa.
O livro é dividido em 5 partes. As primeiras partes mostram a relação de Jack com a Mãe no quarto, e as últimas acontecem após a fuga.    
A relação de amor, e o laço que une Jack e sua mãe, me deixaram em frangalhos. Mesmo semanas após a leitura, um filme passava na minha cabeça ao imaginar o que somos capazes de aguentar e suportar por amor aos nossos filhos.
 "O lá fora tem tudo. Agora, toda vez que eu penso numa coisa, como esquis ou fogos de artifício ou ilhas ou elevadores ou ioiôs, tenho que lembrar que eles são reais, acontecem de verdade no Lá Fora. Mas eu não estou lá, eu e a Mãe, nós somos os únicos que não estão lá. Será que ainda somos reais?"                                                      
Quarto é um livro para abalar as estruturas, para deixar o leitor encolhido, em posição fetal. Chocante e ao mesmo tempo tenro.

6 comentários:

  1. Oi, Jacqueline!
    Li "Quarto" já algum tempo, logo que ele foi lançado por aqui. De fato é um livro chocante. É muito angustiante acompanhar a história e imaginar tudo o que eles passaram, principalmente a mãe. Ainda não assisti ao filme, preciso fazer isso logo.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque, tudo bem?
    Não sei se ando na vibe de ler um livro tão tenso e repugnante (pelo que acontece com a mãe, no caso) quanto esse, por mais que a narrativa seja suavizada pelo Jack. Acho que me deixaria na bad. :/
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacque,

    sou louca para ler esse livro! Eu já vi e amei o filme, ele é impactante e bastante tenso. penso que o livro é assim também, mas mesmo sendo um pouco indigesto, como você falou, eu queria ler muito a obra!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Jacqueline,

    Vi alguns comentários desse livro mas não tinha lido nenhuma resenha ainda, agora ele vai para a minha lista pois sua resenha me deixou com uma curiosidade imensa.....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jacque!
    Estou lendo esse livro, mas não resisti e acabei assistindo ao filme antes de concluí-lo haha
    Sou daquelas que acredita que a viagem até o destino vale a pena, portanto assistir não mudou em nada minha vontade de ler. Até me ajudou a entender algumas coisas, como o tal labirinto feito de rolos de papel higiênico (na minha mente era bem diferente)
    Uma coisa que achei bem bacana na narrativa pelo ponto de vista de Jack foi os "erros" que ele comete, dizendo ~trazeu~, por exemplo. É um livro angustiante, de fato. O filme não achei tão bom :/ acho que se não estivesse lendo o livro teria ficado com muitas perguntas sem resposta. foi corrido demais, eu acho.

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  6. Concordo, quem não leu o livro não entende certas coisas, como a hora em que eles gritam pra clarabóia, etc.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...