Número de páginas: 331
Editora: Sextante
Sinopse:Quando o supercomputador da NSA, até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela Internet, se depara com um novo código que não pode ser quebrado, a agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher.
Presa numa teia de segredos e mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana e para salvar a sua vida e a do homem que ama.
Uma corrida desesperada se desenrola paralelamente nos corredores do submundo do poder, nos arranha-céus de Tóquio e nas ruas de Sevilha. É uma batalha de vida ou morte que pode mudar para sempre o equilíbrio de forças no mundo.
Para início de conversa,tenho que confessar! Demorei um pouco para ler este livro, nem foi por preguiça, mas porque a cada capítulo que passava ficava ainda mais interessante. Nada melhor do que uma leitura com bom conteúdo e que te prenda. Embora tenha algumas partes difíceis de compreensão, como a sagacidade do autor nas partes dos recursos de alta tecnologia da NSA, fiquei um pouquinho perdida de início e nessas partezinhas, mas relevei né? O livro é perfeito. Mesmo com a complexidade que apresenta no decorrer da estória, tem as paixões, e aquelas paixões realmente loucas! Pense numa pessoa que faria de tudo por amor.. Agora pense em uma pessoa que seria até capaz de matar e ao mesmo tempo mentir por amor!
Susan Fletcher é uma renomada chefe de criptografia da NSA. Quando mais nova, não era muito notada pelos seus colegas, por não ser tão atraente, mas sempre trouxe consigo a inteligência e intrepidez. Sua paixão por códigos e criptografia veio no ensino médio. Um amigo na informática Frank Gutmann, digita uma poesia encriptada usando uma cifra de substituição numérica. Susan insistia para que contasse o que continha, mas não obteve resposta. Decidiu descobrir por si própria, em seu quarto enclausurada e finalmente fizeram sentido para ela. Vinte anos mais tarde, tendo completado seu mestrado pela Johns Hopkins e de obter uma bolsa integral para estudar Teoria dos Números no Mit, ela defende sua tese de doutorado: Métodos, Protrocolos e Algoritmos Criptográficos para Aplicações Manuais. Ela jamais esperaria receber uma ligação da NSA, com 28 anos e única mulher, passou a ser treinada por Trevor Strathmore, tornando-se chefe.
Ela jamais imaginara que conheceria o amor de sua vida, pelo intermédio indireto de Strathmore. David Becker, diria que é um sonho para qualquer mulher. Alto, moreno, dos olhos verdes, professor de universidade, era fluente em muitas línguas e naquele dia arrebataria o coração de Susan. Tempos mais tarde, Susan recebe um telefonema curioso de Strathmore, precisava urgentemente da presença de Susan, em pleno sábado. E ao revelar o motivo pelo comunicado, Susan quase cai para trás. O impossível parecia ter acontecido, o TRANSLTR, o computador de dois bilhões de investimento da NSA, nenhum código por email, nada.. nada mesmo passava desapercebido. Qualquer código seria possível para o TRANSLTR quebrar. Susan não esperava por aquela notícia, um código que o TRANSLTR estava há quinze horas tentando decodificá-lo, isto era impossível, o grande Fortaleza Digital, construído por Ensei Tankado, que curiosamente fez parte da NSA, mas não concordou com os termos impostos. Não achava certo invadir a privacidade dos demais cidadãos para ter informações. Talvez fosse uma questão de visão, era necessário para a segurança da nação. Decidiu então vingar-se e tornar o TRANSLTR inútil para NSA.
Susan então, entra na jogada. Trevor conta com a sua melhor criptógrafa para desvendar esse mistério. Será mesmo que era um código inquebrável? Será que não haveria outra solução? Nunca havia demorado tanto para quebrar um código, o máximo foi de três horas. Susan fazia muitas perguntas e não havia muitas respostas. Era o braço direito de Trevor e faria de tudo para que pudesse ajudá-lo. Dessa parte em diante, fica bem mais interessante. Começa aparecendo mais alguns personagens "chaves", desvendando algumas dúvidas que ficara no início. Muita ação, suspense e aquela grande pergunta paira no ar:"Quem é confiável? De qual personagem duvidar?". Isso cria uma ótima curiosidade, uma sede pelo livro. Em querer desvendar logo todo esse mistério envolto em Susan, Trevor, Becker e Ensei Tankado. Já estou me empolgando demais, porque a leitura é realmente empolgante. Mas de uma coisa tenho absoluta certeza: Se surpreenderá muito com o desenrolar de toda essa estória, aquele personagem em que depositava todas as fichas.. Não era bem assim como tinha imaginado desde o começo. Suspenses, assassinatos, romance, amor inalcançável e alta intelectualidade. Não vai querer de fora, né?
Oi Jessica!
ResponderExcluirSou apaixonada nesse livro, no começo dei uma enroscada também, mas depois fluiu super bem.
Dan Brown tem o dom de deixar a gente super ansiosa para saber os segredos! Eu quase surto com os livros dele rs...
Beijos :)
Livros e blablablá
Oi Jessica =)
ResponderExcluirDevo dizer que tenho uma quedinha pelos livros do Dan Brown, então sou meio suspeita para falar né? rs
Sinceramente, você não fex nada além de contar a história =='
ResponderExcluir