[Resenha] Morte e vida de Charlie St. Cloud - Ben Sherwood

Livro: Morte e vida de Charlie St. Cloud
Autor: Ben Sherwood
Número de paginas: 282
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Um coração dividido entre dois mundos. Em uma pacata vila de pescadores da Nova Inglaterra, Charlie St. Cloud cuida dos gramados e monumentos de um antigo cemitério onde seu irmão mais jovem, Sam, está enterrado. Após sobreviver ao acidente de carro que tirou a vida de seu irmão, Charlie recebe um dom extraordinário: ele consegue enxergar, conversar e até mesmo brincar com o espírito de Sam. É neste mundo místico que entra Tess Carroll, uma cativante mulher treinando para navegar sozinha ao redor do mundo em um veleiro. O destino faz com que seu barco seja apanhado por uma violenta tempestade, trazendo-a assim para a vida de Charlie. Sua bela e incomum ligação os leva a uma corrida contra o tempo e a uma escolha entre a vida e a morte, entre o passado e o futuro, entre apegar-se ou deixar o passado para trás – e a descoberta que milagres podem acontecer se nós simplesmente abrirmos nossos corações.

Queria dar um time nas estórias vampirescas, e partir para um romance, digamos diferente, foi quando olhei para a capa desse livro, ela me olhou e eu falei: vou ler. Esse foi mais um livro que eu comprei por curiosidade de assistir o filme (e também porque a capa é linda, ok, eu assumo que acho o Zac um lindo). A primeira vista a sinopse não havia chamado minha atenção, primeiro porque tenho uma opinião bem pessoal sobre a vida após a morte, e depois porque eu pensei se tratar de um livro espírita, onde o irmão vivo conversava com o irmão morto e definitivamente não faz meu estilo (tá que é sobre isso,mas é de um jeito tão sutil, lindo que te faz querer acreditar).
Mas peguei o livro, sem muita fé na história, pois não li a orelha e nem quis ler a parte de trás, onde resume um pouco a história. Era 14:00 da tarde, tinha acabado de colocar meu filho pra dormir quando comecei a leitura e já nas primeiras páginas constatei que o livro seria ótimo. Eu simplesmente não conseguia desgrudar do livro, parecia que tinha até imã nele. Quando deu 17:00 eu já havia devorado as 282 páginas, chorando muito e doida para reler novamente, acho que foi o livro que li mais rápido, um verdadeiro recorde, pois geralmente eu gosto de enrolar por 2 dias para não sentir falta dos personagens. Já é o segundo livro que leio esse ano sobre irmãos (o 1° foi O céu está em todo lugar), e esse sem dúvida mexeu mais comigo.
Não tenho palavras para descrever o livro, mas acho que surpreendente seria uma delas. O livro superou as minhas expectativas em todos os sentidos.Não se trata de um livro que te força a acreditar que pessoas podem se comunicar com espíritos. É um livro que te passa a mensagem que tudo pode acontecer, quando você acredita e tem fé.
Vou parar de babar no livro e tentar resumir sem revelar nada: A estória de Charlie é narrada ora por um bombeiro, ora pelo próprio Charlie e em 3° pessoa, mas não é uma leitura difícil e complicada, pelo contrário, dá para se imaginar literalmente na pele dos personagens. Charlie (15 anos) e Sam (11 anos) são irmãos bastante unidos. Até o dia que eles sofrem um acidente de carro, onde Sam morre. Algum tempo depois, Charlie resolve trabalhar de zelador no cemitério da cidade, para ficar mais perto do irmão, a quem ele prometeu nunca abandonar. Após o acidente, Charlie recebe um dom: se comunicar com os mortos, inclusive seu irmão Sam. Se passam 13 anos, e Charlie, agora com 28 anos, conhece Tess Carroll, uma jovem que perdeu o pai, e treina para navegar sozinha ao redor do mundo em seu veleiro. Será que Tess será capaz de fazer Charlie mudar de vida? Será que ela entenderia e aceitaria o ritual que ele pratica todos os dias para conversar com o espírito do irmão? Uma estória de amor linda, fascinante, e que se tornou uma das minhas favoritas.Estou só na espera do marido voltar para casa, para assistirmos o filme juntos (já pedi o DVD de natal,pois tenho certeza que vou querer rever o filme várias vezes também).Tenho certeza que vou chorar muito novamente. É uma leitura imperdível e recomendadissíma.

Citação do poema Mergulhe em busca dos sonhos de e.e. Cummings:
" Confia em seu coração
se os mares se explodirem em chamas
(e vive pelo amor
mesmo que as estrelas se movam para trás)" Pág.93


Capa americana:

















 Cenas do filme:










Trailler do filme (nem preciso dizer que chorei):


3 comentários:

  1. Oi Jacqueline!
    Ah eu acho o Zac lindo também, adoro ele!

    Esse livro deve ser tão lindo, quero tanto ler!

    O filme ainda não tive oportunidade de assistir.

    Ótima resenha

    Have a nice weekend
    xoxo
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro Nicholas... e acho o Ben Sherwood bem parecido com ele =x a história é muito boa e toca qualquer um que assiste ou lê.
    =D
    beijos
    bom sábado.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o livro e o filme
    ME FEZ VER QUE POR MAIS DIFÍCIL QUE SEJA PERDER ALGUÉM ESPECIAL SEMPRE PODEMOS SUPERA E SEGUIR EM FRENTE

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...